Recurso pedagógico, nesse sentido, é o que auxilia a aprendizagem, de quaisquer conteúdos, intermediando os processos de ensino-aprendizagem intencionalmente organizados por educadores na escola ou fora dela.
Recursos educacionais abertos podem incluir cursos completos, partes de cursos, módulos, livros didáticos, artigos de pesquisa, vídeos, testes, software, e qualquer outra ferramenta, material ou técnica que possa apoiar o acesso ao conhecimento. (UNESCO/COL, 2011).
Os recursos didáticos são todas as ferramentas que auxiliam no processo de ensino- aprendizagem, tendo como principal função a de facilitar a compreensão acerca do assunto abordado pelo professor (CASTOLDI; POLINARSKI, 2009; ESCOLANO et al., 2010; MARASINI, 2010; SILVA et al., 2012).
Os recursos de aprendizagem são meios de ensino-aprendizagem que estimulam os alunos no entendimento e na prática de atividades dentro e fora da sala de aula. Antes, o quadro, os cartazes, os livros eram os recursos predominantes.
Os recursos pedagógicos são, todas e quaisquer, ferramentas que integrem o momento e o ambiente de ensino, propiciando a aprendizagem. Por exemplo: quadros, canetas e folhas são recursos pedagógicos.
39 curiosidades que você vai gostar
Dessa forma, o professor pode usar o recurso didático para preparar, melhorar ou aprimorar a aula que será dada. São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações em PowerPoint, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs.
Os resultados mostraram que todos os avaliados consideram importante o uso de recursos didáticos diferenciados e por isso já os utilizaram em momentos específicos de suas atividades docentes. Os recursos citados como mais comumente empregados foram debates, filmes, programas de televisão e aulas de laboratório.
Os recursos didáticos, segundo a Classificação Brasileira dos Recursos Audiovisuais, são classificados em visuais (álbum seriado, cartazes, exposição, fotografias, flanelógrafo, gráficos, gravuras, mapas, modelos, mural, museus, objetos, quadro de giz, quadros, transparências), auditivos (aparelho de som, discos, fitas ...
O termo recursos pode ser considerado como qualquer elemento utilizado para alcançar um determinado fim. Assim, por exemplo, é possível falar de recursos econômicos, recursos humanos, recursos intelectuais, recursos renováveis, etc.
Como utilizar o Bokashi nas orquídeas?
Como usar o sal marinho na cozinha?
Como se articulam os símbolos do tema da obra?
Quais as característica de uma pessoa tímida?
Qual é o melhor site para baixar jogos piratas?
Como é feito o reflexo patelar?
Como namorar com a minha melhor amiga?
Qual a melhor forma de tomar conhaque?
Quais são os instrumentos indígenas?
Qual a melhor forma de bater pênalti?
O que fazer para se desenvolver?
Como se associar à TV evangelizar?
Como limpar grama sintética de cachorro?