Uma dedução é uma espécie de argumento no qual a forma lógica válida garante a verdade da conclusão se as premissas forem verdadeiras. Por exemplo: Temos duas premissas verdadeiras: ... Se a conclusão for "Logo, Sócrates é mortal (Logo, z é y)", então temos uma dedução.
Premissa é uma proposição cuja verdade serve de base para a verdade de outra, a conclusão. Conclusão é uma proposição cuja verdade se baseia na verdade de outra, a premissa. Inferência é a operação pela qual se passa da verdade da premissa para a verdade da conclusão.
Dedução tem a sua origem no latim deductione, que significa "conduzir" ou "extrair". Consiste num processo de raciocínio, em que numa afirmação a conclusão é alcançada a partir de um conjunto de premissas em consequência de regras lógicas ou "regras de inferência".
O que é Premissa:
Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão. Em lógica a premissa significa cada uma das proposições de um silogismo.
Dedução corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje.
18 curiosidades que você vai gostar
Na indução, o raciocínio parte de elementos particulares até chegar em uma conclusão. Na dedução, o raciocínio parte da conclusão para chegar nos elementos particulares. Um exemplo: em uma casa é encontrada uma pessoa morta (conclusão). ... Por indução um investigador poderia concluir que alguém foi morto.
A indução é um tipo de raciocínio que consiste em afirmar uma verdade generalizada a partir da observação de alguns elementos. Exemplo: “Mário é brasileiro e gosta de futebol, assim como João, Pedro, Henrique, Maria, Joana e outros. Portanto, todo brasileiro gosta de futebol”.
Premissas podem ser definidas como hipóteses, algo que se assume como verdadeiro em determinado momento, por não se ter informações suficientes. ... Em outras palavras, as premissas são sentenças consideradas verdadeiras e que não se pode comprová-las, pois dependem de fatores externos.
PREMISSA: Uma afirmação usada num argumento para sustentar uma conclusão. Por exemplo, a premissa do argumento "O aborto não é permissível porque a vida é sagrada" é a afirmação "A vida é sagrada". ... Os argumentos podem ser válidos ou inválidos, mas não podem ser verdadeiros ou falsos.
Quais os sintomas do choque distributivo?
Quantos filhos teve o Gonzaguinha?
Quanto fatura Uma loja do Burger King?
Como trabalhar com Astronomia no Brasil?
Qual tratamento para TSH alto?
Quanto um Gol 1.6 faz por litro?
Quanto tempo dura o efeito do Rivotril 025?
Pode deixar o cabelo molhado depois do banho?
O que significa as cores verde amarelo e vermelho no hospital?
Quando professor pode ser demitido?
Quais as etapas da consciência fonológica?
Como funciona a energia solar rural?
Qual feitiço faz curativos Harry Potter?
Como se dá o início da contagem do prazo para apresentar a contestação no rito comum?
Qual é o vinho mais caro do Brasil?
Qual exame detecta o tipo de corrimento?