Um polinômio nada mais é que a soma algébrica de monômios, ou seja, são mais monômios separados por adição ou subtração entre si. Exemplos: ax² + by + 3. 5c³d – 4ab + 3c²
Os polinômios podem ser de dois tipos: completo ou incompleto. Polinômios completos: O polinômio será completo quando a ordem dos seus expoentes for decrescente (do maior para o menor número) e não faltar nenhum expoente na sequência. Veja: ⇒ 3. x 5 + 2 . x 4 – x 3 + 12 . x 2 + 5 . x 1 – 2 . x 0.
Contudo, como saber se um polinômio é a partir do 2º grau? Primeiramente é importante identificar o maior grau do expoente de uma variável. Veja: Portanto, na expressão 2.x 2 +3.x, a variável é x, enquanto que temos x 2, portanto, temos um polinômio de 2º grau.
Os polinômios são velhos conhecidos na matemática. Portanto, eles são muito cobrados nas séries finais do Ensino Fundamental, durante todo o Ensino Médio e nas provas dos vestibulares e do Enem. Mas para entender melhor o que significa, como é a sua aplicação e como resolver os exercícios é muito importante entender primeiramente o seu conceito.
Os polinômios caem com frequência no Enem. Portanto para reforçar seus estudos sobre este tema, reveja suas anotações sobre equações de 1º e 2º grau, bem como potenciação e propriedade distributiva. Afinal, todos esses conceitos são usados na hora de resolver uma expressão polinomial.