O Pensamento obsessivo é uma frequente desordem psicológica caracterizada por pensamentos perturbadores em todas as situações da vida do indivíduo que se relaciona a algo que aconteceu que gerou um grande impacto na vida da pessoa, gerando grande ansiedade ou depressão em seu dia-a-dia.
A principal causa para o desenvolvimento de POC são os estados de Ansiedade gerados por experiências traumáticas do passado, nomeadamente Ataques de Pânico. Em resposta ao medo, e de forma a baixar os níveis de Ansiedade sentidos, desenvolvem-se pensamentos obsessivos e/ou comportamentos compulsivos e repetidos.
Mas estas estratégias podem ajudar:
Descubra quais são os gatilhos dos pensamentos obsessivos. ...
Escreva seus pensamentos obsessivos. ...
Interrogue seus pensamentos obsessivos. ...
Pratique atenção plena. ...
Crie um plano de ação. ...
Saia para uma caminhada. ...
Visualize uma placa de “pare” ...
Ocupe-se com alguma tarefa.
Existem dois tipos de TOC:
Transtorno obsessivo-compulsivo subclínico – as obsessões e rituais se repetem com frequência, mas não atrapalham a vida da pessoa;
Transtorno obsessivo-compulsivo propriamente dito: as obsessões persistem até o exercício da compulsão que alivia a ansiedade.
No caso do Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), os pensamentos passam a ocorrer com maior frequência, desencadeando extrema ansiedade, medo e compulsões que interferem nas atividades e rotina diária do indivíduo, tomando seu tempo e até mesmo impactando compromissos estabelecidos.
33 curiosidades que você vai gostar
TOC não tem cura mas o tratamento disponível para o transtorno pode ajudar a controlar os sintomas, o tratamento é eficaz quando há uma combinação da psicoterapia e o uso de mediacamentos. A TCC terapia cognitiva comportamental é recomendada para o tratamento de TOC.
O que caracteriza o TOC são obsessões ou compulsões recorrentes, que consomem tempo e causam sofrimento à pessoa. O paciente com TOC tem medos, desconfortos, pensamentos irracionais e repete atos, acompanhados de ansiedade e mal-estar. E, no fim, vira escrava daquele comportamento.
COMPARTILHE: O TOC é caracterizado pela presença de obsessões e compulsões. Obsessões são pensamentos intrusivos, repetitivos, persistentes e indesejados, enquanto as compulsões são comportamentos repetitivos ou atos mentais que o indivíduo sente-se compelido a realizar em resposta à obsessão.
5 atitudes que afastam os pensamentos negativos
Identifique os pensamentos negativos. ...
Acostume-se a ver o lado bom das coisas.
Não alimente os pensamentos negativos. ...
Pratique ioga ou meditação. ...
Enfrente os seus problemas e medos.
Eis algumas boas ideias para se distrair: Faça algum tipo de exercício físico que ocupe a cabeça. Correr e caminhar não são as melhores opções, pois geram um tempo vago à cabeça, que certamente voltará a pensar no objeto da obsessão.
Outras medicamentações que ajudam em controlar pensamentos intrusivos são:
Paroxetine (Pexeva) - prescrito somente para adultos.
Fluoxetine (Prozac) - para crianças acima de sete anos e igualmente para adultos.
Sertraline (Zoloft) - para crianças acima de seis anos e para adultos.
15 dicas para ajudar a diminuir a ansiedade no dia a dia
Tente controlar a sua respiração. ...
Pratique meditação. ...
Busque alternativas naturais para relaxar. ...
Pratique exercícios físicos. ...
Acorde 15 minutos mais cedo. ...
Seja organizado. ...
Faça terapia. ...
Cuide do seu sono.
7 Dicas para enfrentar o TOC
Observe e identifique os pensamentos angustiantes e obsessivos sem julgá-los. ...
Seja gentil com a sua mente, procure reorientar seu pensamento se concentrando no agora.
Junte-se a um grupo de apoio. ...
Explore formas saudáveis de canalizar sua energia, como hobbies e atividades recreativas.
Dicas
Saia para respirar ar fresco, olhar o céu e esfriar a cabeça.
Tente não pensar a respeito. Quanto mais pensar na memória, mais ela vai ficar na sua cabeça.
Medite e procure outras técnicas que podem ajudá-lo.
Escreva a respeito em um diário com converse com alguém. ...
Ouça músicas animadas e divertidas.
Como trabalhar a mente para pensar positivo?
Crie uma rotina da manhã Muitas empresas e pessoas tiveram que reinventar o modo de trabalho e estudo, tornado a casa no seu ambiente de trabalho. ...
Pratique exercícios físicos. ...
Comer, beber e dormir bem. ...
Pratique a gratidão. ...
Filtre seus pensamentos. ...
Leia. ...
Experiências solo.
Acontece que essas excentricidades, popularmente chamadas de “manias”, embora fontes de humor em séries e filmes, quando identificadas na vida real podem, na verdade, ser sintomas de uma doença, o chamado Transtorno Obsessivo-Compulsivo, conhecido pela sigla TOC.
“Diferentemente do TOC, no caso do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva não há presença de pensamentos intrusivos nem de rituais, que são os comportamentos repetitivos feitos para aliviar a ansiedade”, explica Erika. Alguns pacientes, no entanto, podem ter TOC e transtorno de personalidade ao mesmo tempo.
O transtorno de despersonalização é caracterizado por uma sensação persistente ou recorrente de desligamento do próprio corpo ou dos próprios processos mentais, como se a pessoa fosse um observador externo da sua vida (despersonalização) e/ou por uma sensação de desligamento do ambiente em que se encontra ( ...
É um transtorno de ansiedade caracterizado pela presença de pensamentos intrusivos persistentes —pensamentos inconscientes que interrompem a atenção ou a atividade normal— que produzem angústia extrema a quem sofre disso.
Ou seja, a mente de uma pessoa com Transtorno Obsessivo-Compulsivo possui pensamentos obsessivos e intrusivos constantes, que podem ser seguidos ou não de hábitos compulsivos, a fim de aliviar a ansiedade gerada por esses pensamentos.
O TOC é um transtorno mental caracterizado pela presença de obsessões, compulsões ou ambas.
Apesar de alguns profissionais da área falarem que o TOC não tem cura, é possível sim, haver grandes conquistas através do tratamento e a melhoria na qualidade de vida pode ser alcançada com o trabalho em parceria da pessoa que tem TOC, do Psicólogo e do Psiquiatra.
O tratamento de transtornos ansiosos e do TOC geralmente dura no mínimo um ano do ponto de vista medicamentoso. Quando os sintomas melhoram com a medicação, é necessário mantê-la por um certo período de tempo para evitar que reapareçam.
Veja abaixo o que você pode fazer para ter ajudar uma pessoa com TOC.
Encoraje a pessoa a buscar tratamento.
Fique Atento.
Não seja hostil e grosseiro.
Evite seguir os rituais.
Reconheça os pequenos avanços.
Se necessário, busque ajuda para você também.
Por ser uma doença mental, o tratamento para o TOC, devido a limpeza e organização, é feito com o conselho do psicólogo ou psiquiatra. Se necessário, o profissional de saúde poderá recomendar um tratamento auxiliado por remédios antidepressivos, que reduzem a ansiedade e a facilitam a realização da psicoterapia.
Quanto tempo leva para sair uma progressiva do cabelo?
Quantos agachamentos por dia para ter resultado rápido?
Quando a Lei 8666 será revogada?
Por que se diz que o Brasil é um país urbano?
Quanto tempo leva para o remédio de labirintite fazer efeito?
Como funcionam os inibidores de corrosão?
O que é uma mistura homogênea e heterogênea?
É seguro fazer reposição hormonal?
O que aconteceu com a Wanda em WandaVision?
É possível o deferimento de antecipação de tutela na sentença?
Como faço para ver o saldo do meu PIS?