Os inibidores de corrosão são compostos que, quando aplicados em determinadas concentrações na superfície das armaduras, retardam a corrosão ou reduzem muito essa taxa. Ao mesmo tempo que garantem proteção, não alteram as propriedades físicas, químicas e mecânicas do concreto.
Inibidores anódicos
Atuam no ânodo retardando ou impedindo as reações que causam a corrosão. Reagem preferencialmente com o produto da corrosão, resultando numa camada aderente e insolúvel na superfície metálica.
VEDACIT PRO INIBIDOR DE CORROSÃO é um revestimento polimérico bicomponente de grande eficiência. Forma sobre a superfície do aço uma proteção anticorrosiva, devido a sua alcalinidade e baixa permeabilidade.
Pintura na superfície do metal para maior proteção; Aplicação de uma ponte de aderência; Preenchimento com argamassa de reparo e acabamento da superfície; Cura da argamassa de reparo, geralmente feita com água da rede de abastecimento de água potável.
Um dos métodos mais eficientes e empregados é o uso de inibidores. Os inibidores de corrosão são substâncias que ao serem adicionadas ao meio corrosivo reduzem, retardam ou impedem as reações de corrosão (ROCHA, 2013).
26 curiosidades que você vai gostar
Entretanto, os já existentes são tóxicos e estão sendo substituídos pelos chamados inibidores verdes, que são substâncias orgânicas (taninos, alcaloides e/ou polifenóis) encontradas em extratos naturais, que apresentam grupos funcionais e/ou heteroátomos polares em suas cadeias, os quais promovem melhor adsorção à ...
Meios de proteção de estruturas de concreto aparente
Resumidamente, pode-se separar os protetores de superfície de concreto em: impregnantes (bloqueadores de poros e hidrofugantes de superfície) e formadores de película (esses constituídos pelas pinturas e vernizes).
Formas mais simples de prevenção de corrosão envolvem evitar que as junções de metal acumulem água, sirvam como barreira ao ar atmosférico ou permitam que a água escorra entre as placas. Se não for possível inibir totalmente a passagem de água, a sugestão é criar quebras nas conexões para drenagem.
A corrosão das armaduras é uma das principais causas de deterioração das estruturas de concreto armado, afetando diretamente sua durabilidade, estando esta diretamente relacionada com a porosidade da pasta de cimento, com a umidade, com a agressividade do meio.
Os inibidores de corrosão são compostos químicos com capacidade de retardar e prevenir o progresso corrosivo, protegendo o material.
Os inibidores podem ser reversíveis ou irreversíveis, de acordo com a estabilidade gerada pela sua ligação com a enzima:Os inibidores irreversíveis se ligam as enzimas levando a inativação definitiva desta. ... Já os inibidores reversíveis podem ser divididos em dois grupos: os competitivos e os não-competitivos.
Os inibidores voláteis de corrosão (VCI) são compostos que se vaporizam e condensam sobre uma superfície tornando-a menos suscetível à corrosão. Geralmente, são empregados para proteger as peças metálicas durante armazenamento e transporte em longos períodos.
O metal de sacrifício é justamente o metal que será oxidado para garantir que as outras peças metálicas fiquem conservadas. Por isso, o seu funcionamento é muito simples: esse metal perde elétrons para que outros metais da embarcação fiquem conservados, mesmo quando expostos ao ar, à água do mar e à arranhões.
A proteção anódica de metais tem como característica a formação de óxidos protetores insolúveis na superfície, o que resulta na passivação do metal, e consequentemente na desaceleração do processo corrosivo.
Entre os procedimentos para proteger superfícies de concreto, as impregnações hidrófugas são as que menos interferem em seu aspecto. Seu principal efeito consiste em impedir, ou dificultar a absorção de água. Na prática, atualmente se utilizam silanos, siloxanos oligoméricos e misturas destes dois compostos.
A corrosão do aço é um processo de deterioração muito comum, sobretudo em materiais metálicos que entram em contato com o oxigênio ou água. Em detrimento dessa exposição, o objeto confeccionado com o metal tende a perder suas propriedades mecânicas.
Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).
Os principais tipos de corrosãoQuímica. Acontece quando um agente químico atua sobre determinado material (metálico ou não). ... Eletroquímica. ... Eletrolítica. ... Corrosão uniforme. ... Corrosão localizada. ... Corrosão alveolar. ... Corrosão por pites. ... Corrosão seletiva.
A única maneira de interromper processos de corrosão em estruturas metálicas é injetar corrente de elétrons no anodo, seja por anodos de sacrifício, seja através de corrente contínua, corrente catódica. Este processo é denominado Proteção Catódica.
Aplicação de revestimentos metálicos: consiste em proteger as peças metálicas com outros metais de maior potencial de oxidação, ou seja, provocar a corrosão preferencial deste revestimento, método conhecido como proteção catódica. Isso pode ser feito de duas formas; por galvanização ou por metalização.
A corrosão por pites pode ser prevenida através das seguintes medidas:Seleção adequada de materiais com resistência conhecida para o ambiente de serviço.Controle do pH, da concentração de íon cloreto (e outros) e da temperatura.Proteção catódica e/ou proteção anódica.
O principal objetivo da armadura de concreto estrutural é oferecer resistência às tensões de compressão e tração. ... No caso do sistema de concreto armado protendido, a armadura recebe um estiramento prévio do aço.
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.
A resistência à tração do concreto armado é cerca de um decimo da sua resistência à compressão. O concreto armado tem grande peso próprio (2.500 kg/m3). ... Tempo de execução maior do que outros sistemas de construção, devido ao tempo de cura (pode ser reduzido com uso de aditivos).
Proteção catódica: Protege-se o aço utilizando um metal que tem o potencial de oxidação maior que o dele. Neste caso, é chamado metal de sacrifício, pois sofrerá a oxidação no lugar do ferro.
O que faz uma comida ser Kosher?
Como alterar o nome que aparece no Comentários do Word?
Como montar um negócio de instalação elétrica?
Como se tornar um ponto de coleta do mercado livre?
Como fazer uma oração para uma pessoa evangélica?
O que acontece se rezar o salmo 91?
Como não se apaixonar nunca mais na vida?
Como foi o treinamento do Batman?
Como esconder o rosto de uma pessoa em um vídeo?