Os organismos extremófilos são principalmente procarióticos (arqueas e bactérias), com poucos exemplos eucarióticos. Os extremófilos são definidos pelas condições ambientais em que crescem de maneira ideal. O termo extremófilo é relativamente antropocêntrico.
Significado de extremófilo Que habita lugares extremos, falando especialmente desses organismos: seres extremófilos.
Esses microrganismos habitam algumas das regiões mais salgadas do planeta, como o Mar Morto em Israel e o Grande Lago Salgado nos EUA, entre outros exemplos. Para se ter uma ideia, a concentração de sais no Mar Morto é em média 10 vezes maior do que no oceano, o que acaba sendo fatal para quase toda forma de vida.
Você conhece os extremófilos? Eles vivem nos ambientes mais extremos do planeta, aparentemente desfavoráveis à vida. Esses organismos podem ser encontrados tanto em locais com temperaturas acima de 60º C como em geleiras próximas de 0º C, alguns conseguem viver em ambientes salinos, alcalinos ou até mesmo ácidos.
As arqueas constituem um grupo bem diversificado:
São os chamados seres extremófilos, os habitantes dos piores lugares do planeta. Com nutrientes e espaços pouco explorados, os ambientes extremos são tentadores demais para que os seres vivos não descubram um modo de habitá-los.
São os chamados seres extremófilos, os habitantes dos piores lugares do planeta. Com nutrientes e espaços pouco explorados, os ambientes extremos são tentadores demais para que os seres vivos não descubram um modo de habitá-los. Mas, mesmo para os extremófilos, sobreviver nesses locais não é fácil.
Os microrganismos são universais e habitam todos os ambientes. Podemos encontrar os agentes em ambientes extremos como no Polo Norte, Desertos, Fundo de Oceanos, em Vulcões, etc. Segundo Pelczar (1996), estima-se que a massa total de células microbianas na Terra é aproximadamente 25 vezes o total da massa animal.
Arqueobactérias halófilas extremas Os microrganismos que têm essa característica são capazes de sobreviver em águas com alta concentração de sal. Um exemplo do habitat natural dessa espécie é o Mar Morto, mas podem ser encontrados também nos locais de extração do sal de cozinha.
A Pyrococcus furiosus (bactéria) e a Thermus aquaticus (archaea), são exemplos de extremófilos que forneceram importantes ferramentas biotecnológicas.
Fora isso, apenas organismos como adaptação muito eficiente conseguiram sobreviver em ambientes fora de tais características citadas. Os extremófilos são amplamente estudados na astrobiologia, que é um ramo da astronomia que visa compreender as origens da vida na Terra e como a vida poderia se adaptar em outros planetas e luas.
Por exemplo, do ponto de vista de um organismo anaeróbico estrito, para o qual o oxigênio é tóxico, seres aeróbicos (como seres humanos) seriam extremófilos. Para o ser humano, pelo contrário, os organismos anaeróbicos são extremófilos.
Em casos de adaptação a ambientes extremos, os componentes estruturais e celulares do organismo devem sofrer alterações para sobrevivência nesse tipo de meio. É o caso dos halófilos extremos, os arqueões da família Halobacteriaceae ou bactérias da famíliahaloanaerobiales.
Como é a respiração no abdominal?
Como preencher uma tabela no Word?
Como não colocar número de página na primeira folha?
O que é respeitar e ser respeitado?
O que significa equação polinomial?
Como estudar equação do primeiro grau?
Como instalar coifa embutir Tramontina?
Como é a respiração de ansiedade?
Como simplificar expressão lógica?
Como resolver equação do segundo grau com 2 incógnitas?
Como resolver uma equação de 5 grau?
Como deixar a memória do celular vazia?
Qual a melhor maneira de respirar durante um exercício?
Qual é o artigo 5 da nossa Constituição?