O que são o conteúdo manifesto e o conteúdo latente dos sonhos de acordo com Freud 1900 )?

Pergunta de Iara Valente de Pinheiro em 31-05-2022
(72 votos)

Freud acreditava que o conteúdo dos sonhos é relacionado ao cumprimento de desejos e sugeriu que os sonhos têm dois tipos de conteúdo: conteúdo manifesto e conteúdo latente. O conteúdo manifesto é o objeto literal real do sonho, enquanto o conteúdo latente é o significado subjacente destes símbolos.

O que são o conteúdo manifesto e o conteúdo latente dos sonhos?

O conteúdo latente é o verdadeiro sonho, o conteúdo manifesto é o que o sujeito conta, sendo um disfarce do verdadeiro sonho. O trabalho de sonho ou elaboração onírica é a passagem do latente ao manifesto. Basicamente podemos dizer que o conteúdo latente é inconsciente e o conteúdo manifesto é consciente.


O que é conteúdo latente e manifesto?

Conteúdo manifesto / conteúdo latente

O conteúdo manifesto é o relato descritivo do sonho feito pelo sonhador e o conteúdo latente é o conjunto do que vai sendo revelado a partir da análise.

O que é um sonho manifesto?

Conteúdo manifesto do sonho – Freud

De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o conteúdo manifesto de um sonho inclui imagens reais, pensamentos e conteúdo contido dentro do sonho. O conteúdo manifesto são os elementos do sonho que nos lembramos ao acordar.

Como um pensamento latente se tornou um sonho manifesto?

O processo que transforma o sonho latente em manifesto é chamado Trabalho do Sonho (Figura 1). O processo que avança na direção contrária, a que pretende conduzir do sonho manifesto ao latente, é o nosso Trabalho de Interpretação (Figura 2). O trabalho interpretativo deseja entender o trabalho do sonho.

Conteúdo Latente e Conteúdo Manifesto dos Sonhos | Freud Explica


21 curiosidades que você vai gostar

O que é pensamento latente?

Segundo o Dicionário Caldas Aulete, latente significa algo não manifesto, não aparente. Cabe-se ainda a ideia de encoberto, oculto, disfarçado, invisível e inativo.

O que é sonho latente?

De acordo com o psicanalista Sigmund Freud, o conteúdo latente de um sonho é o significado psicológico oculto do sonho. Freud acreditava que o conteúdo dos sonhos é relacionado ao cumprimento de desejos e sugeriu que os sonhos têm dois tipos de conteúdo: conteúdo manifesto e conteúdo latente.

Como o analista faz a interpretação dos sonhos?

A Psicanálise de Freud na interpretação dos sonhos

Como sabemos a psicanálise proporciona a cura pela fala, onde o paciente traz o conteúdo que o incomoda, e em contrapartida, o analista recebe aquele conteúdo e apoia o paciente a elaborá-lo, logo a escuta torna-se central na condução do analista.

O que o sonho significa para a teoria psicanalítica é porque Freud dizia que o sonho é a realização de um desejo?

Para muitos de nós os sonhos podem não ter significado algum. ... Para a psicanálise, o sonho é uma das formas de acessar o inconsciente, parte da mente a qual não temos acesso de forma fácil. No livro “A Interpretação dos Sonhos dos Sonhos” Freud afirma que os sonhos são a realização de um desejo.

O que significa latente na psicologia?

Na Fisiologia, indica o período de inatividade entre um estímulo e a resposta por ele provocada. Já na Psicologia, indica a presença de elementos psíquicos esquecidos na esfera subliminar da consciência, donde podem ressurgir. Latente tem relação direta com o verbo "later", que é defectivo.

O que significa problema latente?

Latente significa oculto, subentendido. A palavra latente é um adjetivo de dois gêneros que qualifica aquilo que está encoberto, que não está aparente. No sentido figurado, latente é aquilo que está disfarçado, dissimulado ou fingido.

Quais são os conteúdos do inconsciente?

Na teoria psicanalítica da personalidade de Freud, a mente inconsciente é um reservatório de sentimentos, pensamentos, impulsos, e memórias que está fora da nossa consciência. A maior parte dos conteúdos do inconsciente são inaceitáveis ou desagradáveis, tais como sensações de dor, ansiedade, ou conflito.

O que é conteúdo onírico?

O que é Onírico:

Onírico é um adjetivo masculino da língua portuguesa e está relacionado ou faz referência aos sonhos, às fantasias e ao que não pertence ao chamado "mundo real". A palavra tem sua origem etimológica a partir do grego óneiros, que quer dizer literalmente "sonho".

Quais os mecanismos do trabalho do sonho?

Freud criou a teoria sobre o trabalho do sonho (distorção no sonho para proteger o sujeito do carácter ameaçador dos seus desejos), em que fala dos mecanismos da condensação e do deslocamento. A condensação é como juntar no sonho parte das vivências do quotidiano com outras censuradas, provocando confusão.

O que é condensação e deslocamento?

É o mecanismo pelo qual uma representação inconsciente concentra os elementos de uma série de outras representações. Tal como o deslocamento equivale à metonímia, a condensação, equivale à metáfora. Mas deslocamento e condensação distinguem-se por serem mecanismos do processo primário inconsciente.

Qual a diferença da elaboração onírica para o trabalho de interpretação nos sonhos?

O trabalho do sonho não pensa, não é uma força criadora, mas apenas transformadora do conteúdo latente que são os pensamentos do sonho. A elaboração onírica é o nome de toda a soma de processos transformadores que convertem os pensamentos oníricos latentes em sonho manifesto.

Como Freud descreve o sonho?

Para Freud, o sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente.

O que Freud achava dos sonhos?

Freud explicou os sonhos como sendo manifestações dos desejos e ansiedades mais profundos, muitas vezes relacionados a memórias ou obsessões reprimidas da infância. Além disso, ele acreditava que praticamente todos os tópicos sobre sonhos, independentemente de seu conteúdo, representavam a liberação da tensão sexual.

Por que sonhamos Freud?

Freud acredita que o sonho se liga a realização de um desejo reprimido pela consciência que está inserida no moral vigente da cultura na qual o indivíduo se encontra. O material que compõe o sonho vem de nossas experiências, daquilo que vivenciamos, mas que não é reconhecido pelo próprio indivíduo.

Qual é o uso que deve ser feito da interpretação dos sonhos em um tratamento psicanalítico?

Abordando Questões de Saúde Mental na Interpretação dos Sonhos. Como o principal objetivo da análise de sonhos é ajudar as pessoas a lidar com os problemas que enfrentam atualmente, elas podem ser usadas para abordar muitos problemas de saúde mental.

Quais as recomendações que Freud faz o analista sobre trato com os sonhos na psicanálise?

Esse analista fica livre da exigência de interpretações. Conforme Freud (1911) quanto mais o paciente aprende na prática da interpretação dos sonhos, mais sombrios se tornam os próximos sonhos, o conhecimento adquirido serve para colocar em guarda o processo de construção onírica.

Como o método de interpretação psicanalítica dos sonhos se distingue do método de interpretação simbólica e do método de deciframento?

Já o método proposto por Freud se difere do simbólico e do deciframento, na medida em que o que se interpretam as partes separadas do conteúdo do sonho, considerando que um fragmento pode encobrir um sentido diferente daquele transmitido à pessoa.

Como saber que o nosso inconsciente está se manifestando?

Para as abordagens psicodinâmicas, os fenômenos conscientes são apenas uma manifestação do inconsciente. Outras manifestações do inconsciente são o sonho, a histeria, atos falhos, lapsos e outras. O termo inconsciente, utilizado de forma adjetiva, pode ser usado para se referir a coisas que não estão conscientes.

O que é consciente pré consciente e inconsciente?

O que é pré-consciente? De acordo com Freud, a definição de pré-consciente diz respeito ao local que precede a consciência de alguém. Embora os pensamentos possam estar inconscientes em algum momento, o psicanalista afirma que eles não estão reprimidos.

O que é deslocamento para a psicanálise?

Deslocamento (em alemão: Verschiebung, "mudar, mover"), na Psicanálise, é um mecanismo de defesa inconsciente pelo qual a mente transfere (desloca) uma reação emocional a um objeto ou pessoa para outro objeto ou pessoa.



Outras questões

Quais os exames deve fazer quem tem hirsutismo?

Como saber se tenho perfil para PRF?

Como saber se tem conta pendente na Vivo?

Como deve ser feita a avaliação para identificar se o aluno tem Ah SD?

Como tratar traço falciforme?

Como saber se é intolerância ou alergia à lactose?

Como ver se têm multa na CNH?

Como é feito o exame de serotonina?

Como consultar se tenho emprego formal?

Como posso saber se tenho WinRAR no meu PC?

Como saber se os ossos estão fracos?

Como ocorre o processo de produção vocal?

Como saber se tenho descendência estrangeira?

Quando pode ser utilizado o processo de separação magnética?

Como ocorre o preconceito linguístico?

O que a Bíblia diz sobre o celibato?

Como ocorre o processo de gemulação?

Quem tem direito à revisão da vida toda?

Como ocorre o crossing over na meiose?

Como são as placas novas dos carros?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com