Lactobacilos vivos são bactérias geralmente encontradas na boca, no trato intestinal e na vagina. São popularmente conhecidos como bactérias do bem e tem inúmeras funções importantes no seu corpo. ... Os lactobacilos ajudam a prevenir infecções e doenças causadas por outras bactérias.
A fermentação é feita por lactobacilos vivos, ou seja, bactérias do bem que ajudam no funcionamento intestinal. Portanto, o leite fermentado é um alimento probiótico, assim como o kefir e o kombucha, e pode beneficiar saúde, em especial a flora intestinal. Além disso, pode ajudar a fortalecer a imunidade.
3 benefícios dos leites fermentadosEquilíbrio da flora intestinal. Bactérias do bem, quando ingeridas regularmente, colonizam o intestino grosso e ajudam a afastar os micro-organismos nocivos.Combate à constipação. ... Reforço à imunidade.
Alimentos como leite, iogurte, queijo fresco e a coalhada contêm o melhor dos lactobacilos vivos, os mesmos do leite fermentado. Além disso, eles impedem a multiplicação de bactérias nocivas, inibem a produção de toxinas, melhoram a digestão e fortalecem o sistema imunológico.
"Se consumido diariamente, o leite fermentado pode auxiliar na recomposição e manutenção da microbiota, contribuindo para uma boa digestão, melhor aproveitamento de nutrientes e funcionamento do intestino", destaca Mirna Barreto Cerqueira, nutricionista graduada pela USP.
22 curiosidades que você vai gostar
Os probióticos devem ser ingeridos antes ou logo após uma refeição, para que os alimentos ajudem as bactérias a sobreviver ao ácido gástrico e a chegar até ao intestino, onde podem se multiplicar mais facilmente.
Tanto os adultos como as crianças podem consumir mais de um frasco por dia, entretanto, o hábito de consumir no mínimo um frasco de 80g por dia é suficiente para atingir o objetivo de contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal com o probiótico da Yakult.
Os lactobacilos ajudam a prevenir infecções e doenças causadas por outras bactérias. Eles não combatem diretamente estes micro-organismos prejudiciais, mas ajudam a reduzir sua proliferação através de seus antibióticos naturais, principalmente devido a competição por nutrientes.
Elas agem diretamente sobre o trato gastrointestinal. Uma das principais características desse grupo de bactérias é que elas são capazes de resistir ao nosso processo de digestão e chegar até o intestino, integrando a flora intestinal e contribuindo para seu perfeito equilíbrio.