Imposto diferido através da contabilidade O passivo fiscal diferido é o valor do imposto a ser cobrado sobre o lucro em um futuro pré-determinado, de acordo com as diferenças temporárias tributáveis.
O diferimento e a suspensão do ICMS são técnicas de tributação que postergam o momento do recolhimento do imposto, ou seja, acontece o fato gerador, a saída da mercadoria do estabelecimento contribuinte do ICMS no Estado de São Paulo, mas não ocorre o débito do ICMS nesse momento.
Tais adequações ocasionam o lucro fiscal, base para aplicações das alíquotas do imposto de renda devido do período, ou seja, o imposto corrente. ... Ainda, é possível compensar essa base com prejuízos anteriores antes da aplicação das alíquotas.
Tributo corrente é o valor do tributo devido (recuperável) sobre o lucro tributável (prejuízo fiscal) do período. Passivo fiscal diferido é o valor do tributo sobre o lucro devido em período futuro relacionado às diferenças temporárias tributáveis.
19.2.2.6 – Ativos Fiscais Diferidos são os valores dos tributos a recuperar em exercícios futuros sobre lucros com relação a: a) diferenças temporárias dedutíveis; b) compensação futura de prejuízos fiscais não utilizados, observada a base de cálculo de cada tributo.
16 curiosidades que você vai gostar
Ativos e passivos fiscais diferidos surgem devido as diferenças temporárias entre as bases contábeis e fiscais no balanço da entidade. O reconhecimento dos tributos diferidos é importante para os usuários da informação contábil analisarem os impactos futuros de tais tributos nas demonstrações contábeis.
Classificam-se no ativo diferido as aplicações de recursos em despesas que contribuirão para a formação do resultado de mais de um exercício social. ... Como regra geral, os direitos classificados no diferido são “pacotes” de serviços já recebidos pela entidade cujos benefícios serão aproveitados em períodos subseqüentes.
Imposto corrente: é a quantia a pagar (a recuperar) de impostos sobre o rendimento respeitantes ao lucro tributável (perda) tributável de um período. Lucro contabilístico: é o resultado líquido de um período antes da dedução do gasto de impostos.
Tributos correntes sobre o lucro são aqueles apurados sobre o resultado tributável do período de apuração e efetivamente devidos. ... Os tributos correntes sobre o lucro devem, na medida em que não estejam pagos, ser reconhecidos como passivos.
O Ativo Diferido deveria ser avaliado pelo valor do capital aplicado, ou seja, o valor dos gastos realizados, deduzido do saldo das contas que registrem a sua amortização (art. 183 da Lei nº 6.404/76, na redação anterior à MP 449/2008).
Este lançamento deve acontecer no formato de crédito em conta de Provisão direcionado ao Imposto de Renda Diferido, definida pelo Passivo Circulante ou Passivo Não Circulante, bem como, em débito na conta da despesa do IR no resultado.
O Pronunciamento Técnico 32 (CPC 32) da Comissão de Pronunciamentos Contábeis estabelece a aplicação de tributos sobre o lucro em todos os resultados líquidos tributáveis, inclusive impostos internacionais.
Contabilização. Para entender melhor, veja as situações que um imposto é diferido: desvalorização cambial, ágio na aquisição de empresas, prejuízos acumulados, perdas em ativos, etc. A importância de considerar o imposto diferido no balanço financeiro está relacionada diretamente em conhecer e acompanhar os resultados.
O diferimento é uma espécie de substituição tributária, em que existe uma postergação ou adiamento do pagamento do imposto cuja obrigatoriedade do pagamento do imposto é transferida a um terceiro.
Diferimento: é o adiantamento do pagamento do imposto, sendo que esse pagamento será por outro contribuinte. Isenção: é a exclusão, por lei, de parcela da hipótese de incidência, sendo objeto da isenção a parcela que a lei retira dos fatos que realizam a hipótese de incidência da regra de tributação.
- Encerrada a fase do diferimento, o imposto diferido será recolhido integralmente pelo adquirente ou destinatário da mercadoria, na qualidade de contribuinte substituto, sendo que o valor do imposto diferido a ser recolhido pelo contribuinte substituto, será igual aquele que o contribuinte originário ( que fez a ...
É um direito (classificado como ativo). Os impostos recolhidos são recuperados de acordo com a compensação de tributos. Para que haja a recuperação, os impostos devem ser da mesma natureza.
DAS — Documento de Arrecadação do Simples Nacional, é uma guia de pagamento que engloba todos os impostos municipais, estaduais e federais que devem ser pagos por microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP).
A contabilidade observa o Princípio da Competência e registra os fatos de acordo com a sua ocorrência. No entanto, a legislação comercial nem sempre concorda com os critérios da legislação tributária.
Por ocasião do encerramento do período de apuração do imposto, a pessoa jurídica tributada com base no regime do lucro real deverá constituir a provisão para pagamento do Imposto de Renda, inclusive sobre lucros diferidos, desse mesmo período.
Uma forma de contabilizar os impostos recuperáveis pagos na aquisição de mercadorias e insumos da produção é o registro, por ocasião da aquisição desses bens, em contas próprias, classificáveis no ativo circulante, intituladas “IPI a Recuperar” e "ICMS a Recuperar”.
Quando a empresa opta por pagar o IRPJ de forma estimada, mensal, os pagamentos do IRPJ respectivo não devem ser debitados em conta de resultado, mas sim em conta de ativo circulante, já que na apuração do balanço anual se fará a compensação das parcelas pagas com o IRPJ apurado.
Exemplos de ativos diferidos
Um bom exemplo disso é a despesa com pesquisa e desenvolvimento de produtos. Nesse caso, existe a perspectiva do retorno em longo prazo, ou em um período de tempo indefinido. Perceba que é ligeiramente diferente do que acontece com as despesas variáveis, estas sempre vinculadas à produção.
O termo ativo diferido foi extinto oficialmente em 2009 pela lei 11.941, como uma forma de adequar a terminologia contábil às normas internacionais da Contabilidade. No entanto, seus conteúdos e sua aplicabilidade continuam sendo usados para registros das despesas, só que agora classificadas como pré-operacionais.
O diferimento de despesas é decorrência do regime de competência, em razão do qual as despesas devem ser apropriadas simultaneamente às receitas que gerarem. São exemplos de despesas diferidas: despesas pré-operacionais, despesas pré-industriais etc.
Quanto tempo pode deixar o Hipoglós no rosto?
O que acontece se eu comer pipoca todo dia?
Quem são os dubladores de The Originals?
Qual o papel do enfermeiro na equipe multidisciplinar?
Como melhorar o lado esquerdo do cérebro?
Qual o elemento temporal do fato gerador do ITCMD?
O que uma pessoa com procuração pode fazer?
Como saber o valor comercial de um imóvel?
Qual a melhor época para ir para a Suíça?
Como usar teclado e mouse do notebook no PS4?
O que são objetivos de aprendizagem e desenvolvimento e habilidades?
Qual a diferença de jejum calórico e metabólico?