O gráfico de setores, também conhecido como “gráfico de pizza”, é utilizado, em geral, para representar partes de um todo. Um gráfico circular ou setograma é representado através de um círculo dividido em setores circulares, sendo as suas áreas diretamente proporcionais às frequências correspondentes.
O gráfico de setores é uma importante ferramenta usada para a análise de dados obtidos, por exemplo, em uma pesquisa. Esse gráfico consiste em representar informações na forma de setor circular. Para tanto, basta considerar que 100% dos dados equivalem a um setor circular de 360°.
Gráfico de setores ou gráfico circular, como é tradicionalmente chamado gráfico de pizza é um diagrama circular em que os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos ângulos (1% no gráfico de setor equivale a 3,6º).
A utilização de gráficos na representação de informações numéricas. Os gráficos estão presentes em jornais, revistas, folhetos informativos, entre outros meios de comunicação. Eles são utilizados para demonstrar de forma mais fácil uma situação envolvendo números.
Os tipos de gráficos incluem as diversas formas de representar algumas informações e dados, sendo que os mais importantes são: coluna, linha, pizza e área. Compreender os gráficos hoje em dia é uma tarefa essencial, pois eles estão muito presentes em nosso cotidiano, seja nos jornais, revistas, internet, etc.
27 curiosidades que você vai gostar
4 passos para descrever gráficosTipo de gráfico. É um gráfico de barras? De colunas? ... Tipo de dado. Qual tipo de dado é apresentado no gráfico? ... Propósito do gráfico. Qual o propósito do gráfico no contexto em que está inserido? ... Link para os dados na íntegra. Não inclua link na descrição da imagem.
Tipos de gráficos
Em estatística é muito comum a utilização de diagramas para representar dados, diagramas são gráficos construídos em duas dimensões, isto é, no plano. Existem vários modos de representá-los, as principais são: gráfico de pontos, gráfico de linha, gráfico de barra, gráfico de coluna e gráfico de setor.
A importância dos gráficos está ligada à facilidade e rapidez com que podemos interpretar as informações visuais. Os dados coletados e distribuídos em planilhas podem ser organizados em gráficos e apresentados de uma forma mais clara e objetiva, tornado mais fácil a compreensão da informação que se deseja passar.
Criar um gráficoSelecione dados para o gráfico.Selecione Inserir > Gráficos Recomendados.Selecione um gráfico na guia Gráficos Recomendados para visualizá-lo. ... Selecione um gráfico.Selecione OK.
Gráfico é a tentativa de se expressar visualmente dados ou valores numéricos, de maneiras diferentes, assim facilitando a sua compreensão. Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, os de linhas e os circulares. Os principais elementos são: números, título, fonte, nota e chamada.
Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.Gráficos de coluna.Gráficos em barra.Gráficos em pizza.Gráficos em linhas.Gráfico de áreas.Gráfico em rede.
Os gráficos de colunas são úteis para mostrar alterações de dados durante um período ou para ilustrar a comparação entre itens. Nos gráficos de colunas, as categorias são geralmente organizadas ao longo do eixo horizontal e os valores ao longo do eixo vertical.
Estrutura. Um gráfico de linhas é normalmente desenhado para ser delimitado por duas linhas perpendiculares , chamadas eixos . O eixo horizontal é chamado de eixo - x e o eixo vertical é chamado de eixo y . Para auxiliar na visualização de medição , pode haver mais linhas traçadas paralelamente a um dos eixos .
Clique no botão de gráficos do Word para criar um gráfico de pizza. No Microsoft Word, acesse a aba "Inserir", na parte superior do programa. Clique nas três barras com o termo "Gráfico" em cima. No lado esquerdo da janela, clique em "Pizza" para escolher esse estilo.
Um gráfico de barras é uma forma de resumir um conjunto de dados categóricos. Ele mostra os dados utilizando um número de barras de mesma largura, cada uma delas representando uma categoria particular.
PassosReúna os seus dados. Esse é o primeiro passo a ser tomado para conseguir demonstrar uma comparação entre diferentes categorias. ... Desenhe um eixo x e um eixo y. Como resultado, você obterá uma figura que lembra um "L". ... Marque o eixo x. ... Marque o eixo y. ... Desenhe suas barras. ... Interprete os dados.
Criar um gráfico de linhasCopie os dados da planilha de exemplo em uma planilha em branco ou abra a planilha que contém os dados que você deseja plotar em um gráfico de linha. ... Selecione os dados que você deseja plotar no gráfico de linha.Clique na guia Inserir e clique em Inserir Linha ou Gráfico de Área.
Criar gráficosNo smartphone ou tablet Android, abra um arquivo no app Planilhas Google.Selecione as células que você quer incluir no gráfico.Toque em Inserir. Gráfico.Opcional: para escolher um gráfico diferente, toque em Tipo. Depois, escolha uma opção.Toque em Concluído .
Selecionando o tipo de gráfico correto
Gráficos de linhas, barras e colunas representam mudanças ao longo do tempo. Pirâmides e gráficos de pizza exibem partes de um todo. Enquanto gráficos de dispersão e mapas de árvores são úteis se você tiver muitos dados para visualizar.
Mostram as relações entre os valores numéricos em várias sequências de dados ou plotam dois grupos de números como sequência de coordenadas XY. Costumam ser usados para exibir e comparar valores numéricos, a partir de linhas ou marcadores.
Diariamente nos deparamos com diversas informações. Muitas dessas informações são repassadas pelos meios de comunicações utilizando tabelas e gráficos a fim de facilitar a agilidade no conhecimento dos dados .
ASSISTA: Como escolher o gráfico certo para seus dados.Use um gráfico de barras ou colunas para comparar valores independentes.Use um gráfico de bolhas para comparar valores independentes com valores atípicos claros.Use um gráfico de setores para comparar partes de um todo (composição)
Gráfico de barras
Também conhecido como gráfico de coluna, desde suas primeiras versões é um dos tipos de gráfico mais utilizados; para comparar dados ou expor um desenvolvimento crescente ou decrescente. Ele apresenta colunas em tamanhos proporcionais aos valores que as representam.
Tipos de funçõesFunção sobrejetora. Na função sobrejetora o contradomínio é igual ao conjunto imagem. ... Função injetora. ... Função bijetora. ... Função inversa. ... Função composta. ... Função modular. ... Função afim. ... Função linear.
5 dicas para fazer análise gráficaA missão é encontrar tendências nos preços. ... Domine a formação de candles. ... Comece por topos, fundos, resistência e suporte. ... Estude as linhas de tendência. ... Conheça os indicadores de análise gráfica.
Como posso saber se estou com artrite?
Como foi fundado o município de Marechal Deodoro?
Qual a diferença entre epitélio estratificado pavimentoso Queratinizado e não Queratinizado?
Quando você pede demissão O FGTS fica retido?
Para que é indicado a pomada mupirocina?
O que é uma entidade sui generis?
Como usar a palavra consoante?
Como saber se tenho direito à nacionalidade?
O que acontece durante o sono profundo?
Qual o valor da restituição do Imposto de Renda?
Para que serve a pomada de Acheflan?
Como inserir um comentário no Word 2010?
O que significa set na prensa de caneca?
Como identificar uma palavra primitiva?
Como surgiu o Mar Mediterrâneo?