Fatores intrínsecos – relacionados às características próprias do alimento. Fatores extrínsecos – relacionados ao ambiente onde está o alimento. O conhecimento dos fatores permite prever: ❑ vida útil de um alimento ou produto; ❑ estabilidade microbiológica.
Os fatores que interferem na conservação dos alimentos podem ser intrínsecos, quando relacionados com as características próprias do alimento, ou extrínsecos, quando relacionados com o ambiente no qual o alimento se encontra.
A composição química da carne do pescado depende de muitas variáveis, entre as quais se destacam espécie, idade, estado fisiológico, época e região da captura. O peixe de mais idade geralmente é mais rico em gordura e, portanto, contém menor proporção de água.
➢a) Fatores intrínsecos:
Constituem os derivados da composição do alimento: Quantidade de água, pH, nutrientes, agentes antimicrobianos naturais, interação entre microrganismos etc.
Conhecer os parâmetros intrínsecos e extrínsecos que agem sobre determinado alimento permite prever sua vida de prateleira, bem como conhecer a capacidade de crescimento e/ou produção de toxinas por patógenos eventualmente presentes.
18 curiosidades que você vai gostar
Os fatores intrínsecos são as propriedades do produto final, e incluem: atividade de água (aw); valor de pH e acidez total; tipo de ácido; potencial redox ou valor redox (Eh);
○ Fatores Extrínsecos; ó Temperatura; ó Atmosfera envolvendo o alimento; ó Umidade relativa do ambiente. Aeróbios, anaeróbios, microaerófilos e anaeróbios facultativos. Microrganismos aeróbios: requerem oxigênio para sua multiplicação. Ex: Bolores, leveduras oxidativas e bactérias (Pseudomonas, Moraxella, etc.)
Contaminação cruzada direta: ocorre quando um alimento in-natura ou seus fluidos entram em contato com um alimento já pronto para consumo; Contaminação cruzada indireta: ocorre quando manipuladores, superfícies, equipamentos transferem microrganismos contaminantes para alimentos pré-preparados ou prontos para consumo.
Entre eles, os fatores intrínsecos, onde o aluno recebe uma motivação interna dele, por exemplo, seu bem estar, sua satisfação em fazer as atividades propostas, e existem também os fatores extrínsecos, que implica em uma motivação vinda do meio externo, que são por exemplos um incentivo dos pais, de amigos, do ...
Os fatores inerentes ao alimento podem ser também chamados de parâmetros intrínsecos, como por exemplo, o pH e a atividade de água (Aa) e aqueles inerentes ao ambiente de parâmetros extrínsecos, como a temperatura, a umidade relativa (UR ) e a presença de gases.
Os fatores envolvidos no processo de germinação são os intrínsecos (inerentes à semente) e os extrínsecos (ambientais). Entre os fatores extrínsecos incluem-se a umidade e temperatura [6]. ... A umidade é fator imprescindível, pois é através da absorção de água (embebição) que se inicia o processo de germinação.
Essas características são conhecidas como fatores intrínsecos e incluem a atividade de água (aw), a acidez ou pH, o potencial de oxirredução (Eh), a composição química (presença de nutrientes), a presença de inibidores antimicrobianos naturais e a própria estrutura biológica que pode representar uma barreira a ...
O fator intrínseco (FI) é uma glicoproteína de 50kDa, importante na absorção de vitamina B12 (fator extrínseco) no trato digestivo. O FI é produzido por células parietais da mucosa do estômago e após sua secreção no estômago, o FI se liga à vitamina B12 que foi ingerida com alimentos.
Os valores da composição química ou centesimal do pescado variam muito. De forma bem geral, pode-se dizer que possui de 70% a 75% de umidade, cerca de 20% de proteínas, até 8% de lipídios e, em menor proporção, carboidratos e minerais.
Sendo assim, a vida útil do pescado é determinada pelas reações enzimáticas e pelo número e espécies de microrganismos presentes, fatores estes dependentes de sua microbiota natural e pelo modo de manuseio desde a sua captura até a estocagem, fatores relacionados com as “Boas práticas de manipulação ou fabricação”.
Pode-se dizer que os fatores extrínsecos, responsáveis por facilitar a degradação do pescado estão relacionados ao tipo de captura, transporte e armazenamento. São necessários cuidados especiais, principalmente o rápido resfriamento, além de condições higiênicas de conservação e manipulação (GERMANO& GERMANO, 2008).
Conclusão: Os fatores de riscos intrínsecos para as quedas são os relacionados ao envelhecimento e às limitações do individuo. Os extrínsecos são relacionados ao ambiente, sendo o domicilio o local mais frequente de quedas, principalmente por pisos escorregadios e objetos no chão.
O envelhecimento intrínseco ou biológico é um processo inevitável, determinado geneticamente, que se produz naturalmente em todo o corpo, incluindo na pele foto-protegida. É exacerbado pelo envelhecimento extrínseco, que por sua vez é induzido por factores ambientais (2).
Se a motivação é o conjunto de razões que induz um comportamento específico, é possível categorizá-la em duas grandes áreas: o conjunto de razões interno ao sujeito, chamado de motivação intrínseca, e o conjunto de razões externo ao sujeito, chamado de motivação extrínseca.
Dentre as estratégias em pauta (estratégias para capitalizar a motivação intrínseca do estudante) se encontram duas das favoritas do conjunto dos universitários investigados: variar o tipo de atividades de aprendizagem e combinar atividades teóricas e práticas que resultem em produtos acabados.
Diante destes conceitos, dentre os quatro fatores motivacionais destacados pelos estudantes universitários como os mais importantes para a prática de exercício físico, encontram-se dois fatores extrínsecos (Prevenção de Doenças, Condição Física) e dois fatores de ordem intrínseca (Prazer e Bem-Estar e Controle do ...
A contaminação cruzada é um dos principais.
...
Agora que você já conhece o problema, vamos dar 5 dicas para evitar a contaminação cruzada na sua cozinha.Não misture carne crua com alimentos prontos. ... Deixe cada alimento com seu utensílio. ... Lave os alimentos. ... Lave as mãos. ... Cuide da temperatura dos alimentos.
O que é a contaminação cruzada? Segundo a ANVISA, contaminação cruzada pode acontecer por meio da transferência de microrganismos patogênicos entre alimentos, superfícies, utensílios, equipamentos ou pela própria pessoa que manipula o alimento.
Cruzada, que é comum quando existem vários pacientes na mesma UTI, favorecendo a transmissão de microrganismos entre as pessoas internadas; Inter-hospitalar, que são infecções levadas de um hospital a outro. Ou seja, a pessoa adquire infecção no hospital em que teve alta, mas foi internada em outro.
Fatores Extrínsecos: dizem respeito à alimentação, saúde, higiene, habitação e demais cuidados gerais com a criança.
Como mudar a cor de objeto com Corel?
Como lazer age na diminuição do estresse?
Quem foi Lancelot nas lendas do Ciclo Arturiano?
Como mudar a Cor do fundo do Office 365?
Como o personagem principal Vincent Freeman Embora seja um inválido?
Tem como mudar a cor dos móveis planejados?
Como tomar arnica para inflamação?
Como o regime militar conseguiu controlar o processo de redemocratização no Brasil?
Como usar corretamente cortinas?
O que Carlos segundo prometeu ao assumir o trono?
Como registro de marca pode ser dividido?
Quais os benefícios do Monovin a para o cabelo?
Onde pode ser encontrado o petróleo e como ele é extraído?
Qual o jeito certo de passar gel no cabelo?
Quais são as radiações UV que mais prejudicam a pele por que prejudicam a pele?
Como fazer o curativo com hidrogel?
Como registro da pressão atmosférica pode ser utilizado para a previsão do tempo?