Um explosivo é uma substância ou conjunto de substâncias que podem sofrer o processo de explosão, liberando grandes quantidades de gases e calor em curto espaço de tempo.
Definição de Explosivos
Uma substância explosiva é uma substância sólida ou líquida (ou mistura de substâncias) que é, por si só, capaz por reação química de produzir gás a tal temperatura e pressão ea uma velocidade tal que cause danos ao ambiente.
Exemplos de explosivos elevados incluem ANFO (mistura de nitrato de amônio e fuelóleo), dinamite, nitroglicerina, PETN (tetranitrato de pentaeritritol), ácido pícrico e TNT (trinitrotolueno). ... Explosivos altos que são provocados pelo calor são chamados de explosivos primários.
A história dos explosivos começou na China do ano 1000 d.C., com a descoberta da pólvora. Existem diferentes tipos, de variadas composições químicas, mas todos eles são feitos de substâncias inflamáveis que, uma vez incendiadas, liberam gases de alta temperatura com uma pressão violenta.
As moléculas dos explosivos são em geral muito instáveis ao choque e ao calor e por esta razão, quando confinadas tornam-se detonáveis devido à alta pressão que essas moléculas exercem no espaço em que se encontram. ...
17 curiosidades que você vai gostar
Aziroazida azida é a substância explosiva mais potente já criada pelo homem. Ele possui 14 átomos de nitrogênio, ligados entre si e muito instáveis.
É a Tsar Bomba. Trata-se de uma bomba termonuclear com duas detonações (fissão e fusão nuclear). Também chamada de “Grande Ivan” ou bomba H, ela libera uma energia explosiva tão alta que foi usada uma única vez, em 30 de outubro de 1962, em um arquipélago no Oceano Ártico.
Os explosivos mais utilizados na mineração são o ANFO (nitrato de amônio e combustível), emulsões e a pólvora negra.
O principal composto utilizado nas detonações é a nitroglicerina, que possui fórmula química C3H5N3O9.