Cladogênese: compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não podem mais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras geográficas. O 2º passo que pode contribuir para o processo de especiação é o isolamento geográfico.
A anagênese ou anagénese é a evolução progressiva de espécies que envolve uma mudança na frequência genética de uma população inteira em oposição a um evento de ramificação, cladogênese.
O Processo Evolutivo: Anagênese e Cladogênese. A Evolução (ou o Processo Evolutivo) é entendido como sendo composto por repetições intercaladas de dois sub-processos: a ANAGÊNESE e a CLADOGÊNESE. A anagênese é a parte do processo evolutivo onde a forma se modifica ao longo do tempo.
A sistemática filogenética ou cladística é um método de classificação dos seres vivos fundamentado na ancestralidade evolutiva das espécies. É uma reconstrução da história evolutiva, por meio de hipóteses que consideram a relação de parentesco entre grupos ou táxons.
A especiação pode ser classificada em alopátrica, simpátrica e parapátrica. As especiações podem ser entendidas como processos que levam à formação de novas espécies.
23 curiosidades que você vai gostar
A especiação refere-se ao surgimento de uma ou mais espécies a partir de uma população ancestral. Esse processo, que envolve mecanismos de diferenciação genética que impedem a reprodução entre duas populações, pode ocorrer por vários fatores, entre eles, o isolamento geográfico e redução de fluxo gênico.
Especiação Vicariante
Ocorre quando uma população ancestral é distribuída em duas ou mais áreas e surge uma barreira efetiva entre as subpopulações isoladas. Denomina-se efeito vicariante, o processo que divide a área geográfica de uma população, em partes descontínuas, devido a formação de uma barreira física.
Este grande desenvolvimento intelectual resolve a primeira das questões: quais caracteres devem ser utilizados ao fazer reconstruções evolutivas? Os caracteres homólogos, por refletirem ancestralidade comum e, portanto, herdabilidade de caracteres, são os melhores candidatos para a reconstrução evolutiva.
De acordo com a teoria sintética da evolução, a evolução ocorre por intermédio de alguns fatores principais, tais como mutação, recombinação gênica, deriva genética, migração e seleção natural.
São elas: mutação, acasalamentos não aleatórios, fluxo gênico, tamanho finito da população (deriva genética) e seleção natural.
O processo evolutivo envolve dois mecanismos de especiação: a anagênese e a cladogênese. ... Anagênese (ana = para cima; gênesis = origem): representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a freqüência genética de uma população.
A Sistemática Filogenética é uma metodologia de classificação dos organismos que busca refletir a história evolutiva dos grupos e reuni-los com base no grau de parentesco filogenético.
A árvore filogenética é um diagrama que representa relações evolutivas entre organismos e pode ser descrita em vários estilos equivalentes.
Anagênese: compreende processos pelos quais uma característica surge ou se modifica numa população ao longo do tempo, sendo responsável pelas “novidades evolutivas”. É uma evolução contínua que gera uma nova espécie. Resulta de mutação, permutação, seleção natural.
Ao longo do desenvolvimento das plantas, outras novidades evolutivas surgiram: vasos condutores, sementes, flores e frutos.
Mecanismos Pré-zigóticosIsolamento ecológico ou de habitat: quando as duas populações se encontram em habitats diferentes, mesmo que na mesma região. ... Isolamento sazonal ou temporal: quando a temporada de acasalamento de duas populações ocorre em estações diferentes.
A seleção natural é um dos mecanismos básicos da evolução propostos por Darwin e pode ser classificada em três tipos: a seleção direcional, estabilizadora e disruptiva. A seleção natural é um mecanismo evolutivo em que o organismo mais adaptado a viver em uma determinada área e em um período de tempo é selecionado.
Os processos evolutivos visam, portanto, gerar maior adaptação das espécies em um ambiente. Esse conceito de adaptação está relacionado com diversos outros processos evolutivos, principalmente a especiação, quando espécies novas de organismos são formadas a partir de alterações graduais em espécies preexistentes.
Evidências da evoluçãoAnatomia. As espécies podem compartilhar características físicas semelhantes porque essas características estavam presentes num ancestral comum (estruturas homólogas).Biologia molecular. DNA e código genético refletem a ancestralidade comum da vida. ... Biogeografia. ... Fósseis. ... Observação direta.
Assim, por exemplo, a coluna vertebral é uma plesimorfia de mamíferos, já que ela se originou muito antes da origem desses animais, estando presente, também, em todos os demais vertebrados. Caracteres apomórficos (ou apomorfias): Seriam aqueles caracteres originados após a origem do grupo em estudo.
Com o Systema Naturae, Linné criou sete categorias taxonômicas, sendo elas:Filo;Classe;Ordem;Família;Gênero;Espécie.
Os caracteres têm que ser, antes de tudo, perceptíveis e clara e objetivamente descritíveis, já que os resultados das atividades do sistemata são compartilhados com outras pessoas (através de artigos científicos e outras publicações) e essas pessoas deverão ser capazes de reconhecer corretamente os caracteres ...
A diferença fundamental entre as duas situações é que na dispersão a barreira é mais antiga que a população, e na vicariância a barreira possui uma idade mais recente, sendo o seu surgimento que acarreta a disjunção.
Simpátrica. A especiação simpátrica diferencia-se da alopátrica pela ausência da separação geográfica. Nessa especiação, duas populações de uma mesma espécie vivem na mesma área, mas não há cruzamento entre as mesmas, resultando em diferenças que levarão à especiação, ou seja, a uma nova espécie.
O primeiro ocorre quando uma espécie se dispersa a partir de seu centro de origem, transpondo barreiras geográficas que impedem o fluxo gênico entre as populações, leva a especiação. O segundo, processo vicariante, é a fragmentação da distribuição da população de um táxon por alterações da paisagem.
Quais são as reações adversas do risperidona?
Como usar alecrim no cabelo branco?
Quantos tipos de partículas existem?
Como são criados os personagens do circo?
Para que serve o talco líquido Amilia?
Como usar o App Lock passo a passo?
Como são definidos os limites de velocidade das estradas?
Quais são os personagens do conto O Gato Preto de Edgar Allan Poe?
O que fazer com os restos de comida?
Como funciona o filme no cinema?