Efeitos somáticos: São aqueles que surgem apenas na pessoa que sofreu a exposição à radiação, não afetando futuras gerações. A gravidade desses efeitos depende basicamente da dose recebida e da região atingida.
A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.
Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocásticos ou determinísticos. A principal diferença entre eles é que os efeitos estocásticos causam a transformação celular enquanto que os determinísticos causam a morte celular.
Os efeitos estocásticos são aqueles em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar. Isto significa que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de radioproteção, podem induzir tais efeitos.
Os efeitos estocásticos são aqueles em que a probabilidade de ocorrência é proporcional à dose de radiação recebida, sem a existência de limiar. Isto significa que doses pequenas, abaixo dos limites estabelecidos por normas e recomendações de radioproteção, podem induzir tais efeitos.
efeitos estocásticos causam dano celular, efeito determinístico causa a morte celular. efeitos hereditários são determinísticos. efeitos estocásticos apresentam limiar de dose, já os determinísticos não apresentam esse limiar. leucopenia, náuseas, hemorragia são exemplos de efeitos estocásticos.
Os efeitos da radiação são classificados como agudos ou crônicos. Os crônicos se manifestam ao longo de anos após uma exposição não direta mas significativa de radiação. Já os agudos são imediatos. Ocorrem naqueles indivíduos que tiveram contato com material radioativo ou que se expuseram a grande quantidade de radioatividade.
A manifestação dos efeitos agudos da exposição à radiação acontece de maneira imediata, e aparecem quando alguém tem contato com uma grande quantidade de radiação diretamente, como acontece com os bombeiros retratados na série Chernobyl.
Em 1896, quatro meses após a descoberta dos raios x por Röntgen, o médico J. Daniels, notificou à comunidade científica o primeiro efeito biológico da radiação: a queda de cabelo de um de seus colegas, cuja radiologia de crânio havia sido feita. O uso de raios X na terapia estava, entretanto, produzindo resultados desagradáveis.
Segundo a física, a radiação consiste na emissão de energia por meio de ondas. Alguns elementos químicos - como urânio, césio e plutônio, por exemplo - não possuem núcleos estáveis, ou seja, as partículas que os formam não possuem equilíbrio.
Como é possível lidar com o conflito?
Como instalar o Google Earth no Windows 7?
Como ligar a autoclave Cristófoli Vitale?
Quando o filho é desobediente?
Como programar a televisão AOC para desligar sozinha?
Como fazer caricatura no aplicativo?
Quantas fraldas gêmeos gastam por dia?
Como colocar a legenda no Netflix?
Porque o Netflix não está funcionando no Google Chrome?
Como aplicar Reiki com cristais?
Como produzir um funk no celular?
Como colocar modo aprendizado na Netflix?
Qual software para programar em C?
Como criar sua própria paleta de cores no Canva?
O que fazer para pegar sinal de Wi-Fi longe?