Os indicadores sociais são meios utilizados para designar os países como sendo: Ricos (desenvolvidos), Em Desenvolvimento (economia emergente) ou Pobres (subdesenvolvidos). ... Expectativa de vida (É a média de anos de vida de uma pessoa em determinado país).
No início da história e da evolução dos indicadores, predominava a exclusiva quantificação, seja de pessoas, recursos ou equipamentos. Um exemplo disso são os primeiros censos populacionais, “as estatísticas mais antigas”, segundo Juarez Rizzieri, economista da Universidade de São Paulo.
A expressão "indicadores sociais" surgiu nos EUA, em 1966. Foi veiculada em uma obra coletiva por Raymond Bauer e chamada Social Indicators. ... Essa foi a primeira proposta ligada aos indicadores sociais a ser referendada por um órgão do governo (ALTMANN, 1981).
Indicador é um elemento que possui como objetivo apontar ou mostrar algo a alguém, expressando o desempenho de processos durante um período e/ou impondo ações.
Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.
– Indicadores compostos (indicadores sintéticos ou índices sociais) são elaborados pela aglutinação de dois ou mais indicadores simples, referentes a uma mesma ou diferentes dimensões da realidade social.
Os indicadores são instrumentos gerenciais, podem ser decorrentes da gestão estratégica (valores, missão, visão de futuro, fatores críticos para o êxito e metas estratégicas), da gestão operacional (macroprocessos e processos) e das partes interessadas (clientes, funcionários, sociedade, fornecedores etc.).
Os indicadores de sustentabilidade surgiram com a necessidade de medir a eficiência do sistema de gestão ambiental. ... avaliar condições do sistema em relação às metas e objetivos – verificar se as metas e os objetivos são alcançados.
INDICADORES: CONCEITO E COMPLEXIDADE DO MENSURAR EM ESTUDOS DE FENÔMENOS SOCIAIS VALDECIR SOLIGO RESUMO O presente artigo objetiva debater a categoria “indicadores”, focando o desenvolvimento histórico conceitual dos indicadores sociais e aspectos possíveis de relacionamento direto ou indireto com indicadores de qualidade da educação.
Instituições multilaterais como OCDE, Unesco, FAO, OIT, OMS, Unicef e Divisão de Estatística das Nações Unidas, reco- nhecendo os limites dos indicadores puramente econômicos, passaram a empreender esforços conceituais e metodológicos para desenvolvimento de instrumentos de mensuração do bem-estar e da mudança social.
Segundo a European Environment Agency (EEA) define os indicadores como sendo uma medida, geralmente quantitativa, que pode ser usada para ilustrar e comunicar um conjunto de fenômenos complexos de uma forma simples, incluindo tendências e progressos ao longo do tempo.
Esse indicador era usado, até então, para demonstrar o nível de desenvolvimento socioeconômico, no entanto mostrava- -se cada vez menos apropriado (CARLEY, 1985).
Como administrar vitamina C EV?
Quais são todas as versões do Minecraft?
Como diluir tinta epóxi a base de água?
Onde começou a criação de gado?
Como se originou a cidade histórica de Ouro Preto?
Como salvar todos os contatos do celular antes de formatar?
Qual a origem da exclusão social?
Qual a origem da drenagem linfática?
Como salvar arquivos do WhatsApp no drive?
Como surgiu a coreografia de Batom de Cereja?
Como começar a fazer realismo?
Como desbloquear plugin no Chrome?
Como se tornar um gênio no xadrez?
Como surgiu a primeira máquina fotográfica?