Geralmente, os aparelhos de ar condicionado possuem uma alimentação de 220v. Sendo assim, sua rede elétrica deve suportar esse tipo de alimentação para que o aparelho funcione. Se esse não for o caso, corre-se o risco de que o aparelho não trabalhe corretamente ou, até mesmo, que ele queime.
A maior parte das empresas prefere produzir aparelhos 220v porque a fiação utilizada é mais fina e, portanto, mais barata. Isso impacta em produções de grande escala, o que é revertido no bolso do consumidor. Assim como também não há modelos de ar-condicionado bivolt, mesmo muitas pessoas buscando isso no mercado.
Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.
Isso acontece porque grande parte do Brasil conta com tensão de 220v, o que influencia no processo de fabricação das empresas – que acabam optando por não produzir mais tantos modelos de ar-condicionado 110v. Existe uma crença de que os ares-condicionados 220v são mais econômicos, mas isso não é bem verdade.
Portanto, um ar-condicionado 220v pode consumir um pouco menos de energia pois trabalha com fiação mais fina devido a menor corrente que utiliza. Podemos então economizar na fiação, mas a diferença é tão pequena que não dá para dizer que um aparelho 220v consome menos.
32 curiosidades que você vai gostar
Para muitos consumidores leigos nos estudos da eletricidade existe um mito que a tensão de 220V consome menos energia elétrica do que a tensão de 110V e que isto reflete em uma economia na conta de luz. Mas será mesmo que existe essa diferença de consumo? A resposta é não, o consumo é o mesmo, e vou explicar o porquê.
O principal ponto é que a instalação elétrica fica mais barata: fios que suportam uma corrente elétrica elevada precisam ter a sua bitola (área) de material condutor maior e isso sai caro.
O ar-condicionado 110V existe em vários modelos: split, janela, split-janela e portátil. O modelo janela, numa versão totalmente modernizada, garante um consumo menor de energia aliado ao baixo ruído. Além disso, é o mais barato.
Se você adquiriu ou pretende adquirir um ar-condicionado 220v e a rede no local onde pretende instalar é 110v monofásica, o ideal é solicitar a alteração da rede para bifásica ou trifásica junto à concessionária de energia. Ou seja, uma rede que suporte a tensão de 220v.
Não há diferença técnica entre as duas tensões. O desempenho do aparelho será o mesmo, considerando que a Potencia Elétrica (Watts) é dada pela Tensão (V) x a Corrente (A). Independente da tensão, os aparelhos terão a mesma potencia, havendo variação apenas da corrente elétrica.
Com condensadora bastante compacta, este ar condicionado pode operar em 110v ou 220v. ... Um ar condicionado 220v consome um pouco menos energia, pois trabalha com fiação mais fina, devido a menor corrente que utiliza.
A principal diferença entre elas é o tamanho do fluxo de eletricidade que passa por cada um e por isso, você precisa de fios bem mais grossos pra ligar um ar condicionado do que precisaria se a tensão fosse 220V, porque a corrente elétrica é maior e isso esquenta mais o fio.
Considerando um circuito corretamente dimensionado entre 220V e 127V não havera diferença de consumo.
Qual a diferença entre monofásico e bifásico? ... A rede monofásica é conectada ao transformador através de dois fios — um que possui tensão (fase) e um neutro. Ela comporta uma tensão elétrica máxima de 110V e até 8.000 watts de potência. Já a rede bifásica é ligada por meio de três fios: dois fases e um neutro.
Para quem não conhece, um transformador consegue alterar a voltagem de uma tomada. ... Por isso, nossa principal dica é garantir que exista uma tomada 220v na sua casa e que todos os aparelhos dessa voltagem, incluindo o seu ar-condicionado, sejam ligados corretamente.
Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.
Existem, ainda, aparelhos que podem ser ajustados para trabalhar com ambas as tensões elétricas. ... Uma chave para trocar a tensão pode ser facilmente localizada. No caso de o aparelho ajustar-se automaticamente, é necessário consultar o manual do fabricante para saber se esta opção é disponível.
Os instaladores alertam que o transformador oferece riscos como: prejudicar o aparelho, diminuir sua vida útil e até mesmo estragar o ar-condicionado. Isso porque o transformador tem uma vida útil bem menor que um condicionador de ar, podendo assim comprometer o funcionamento eletrônico do aparelho.
2.000 VA para condicionadores de ar de 9.000 BTU, já para os aparelhos de ar condicionado de 12.000 BTU o ideal é o transformador de 3.000 VA. A fabricante de transformadores ainda indica que sejam utilizados transformadores de 4.000 VA quando o ar-condicionado é de 15.000 BTU.
Geralmente, os aparelhos de ar condicionado possuem uma alimentação de 220v. Sendo assim, sua rede elétrica deve suportar esse tipo de alimentação para que o aparelho funcione.
Veja os 7 melhores aparelhos de ar-condicionado que selecionamos para você1 – Ar Condicionado Janela Springer Midea Mecânico 7.500 BTUs Frio. ... 2 – Ar Condicionado Janela Inverter Consul Eletrônico 7.000 BTUs Frio. ... 3 – Ar Condicionado Split Hi Wall Comfee 9.000 BTUs Frio.
Na verdade os aparelhos de 220V consomem um pouco menos porque podem trabalhar com uma fiação mais fina devido a menor corrente ("amperagem") que utilizam. Mas essa diferença de consumo é tão pequena que demoraria algumas dezenas de anos, para um consumidor obter retorno trocando um ar-condicionado 110V por outro 220V.
Qual é a tensão com manutenção mais barata? Resposta Esperada: É a 220 volts. Esse sistema usa menos transformadores e cabos mais finos e mais baratos no caminho da distribuidora até o consumidor final.
Ou seja, uma instalação de 220V possui fios de transporte de energia mais finos que uma de 127V. Contudo, não há diferença técnica entre as duas tensões, o desempenho de aparelhos iguais mas com voltagens diferentes é exatamente o mesmo, assim como a quantidade de energia consumida.
Quanto tempo deve durar um pad?
O que pode substituir vitamina de abacate?
Quando cabe recurso extraordinário na Justiça do Trabalho?
Qual foi o fator principal que proporcionou esse resultado na Constituição Federal de 1988?
Quais são as principais características da escola moderna?
Qual é a regra que se aplica para formação do plural aventais?
Quais os critérios da qualidade de um projeto?
Qual a importância da comunicação por sinais?
Qual o oceano que separa o Brasil dos EUA?
Como saber se o percentil do bebê está bom?
O que substituir ao passo que?
Porque dar ração com água para filhote de cachorro?
Quantos km é o ideal para pedalar em um dia?
Quanto calça Shaquille O'neal no Brasil?
É seguro fazer empréstimo com agiota?
O que é considerado arte popular no Brasil?