Do ponto de vista dos serviços de saúde, as ações de medicina preventiva podem ser divididas em três fases: primária, secundária e terciária. Contudo, dentro dessas fases, é possível identificar cinco diferentes níveis de prevenção, de acordo com o tipo e o objetivo destas ações.
Prevenção Primária – são ações dirigidas para a manutenção da saúde. Ex: educação para saúde e saneamento ambiental. 2. Prevenção Secundária – ações que visam a prevenção para regredir a doença.
Prevenção primária: voltada a limitar a incidência de doença mediante o con- trole de suas causas e fatores de risco; envolve medidas de proteção da saúde, em geral através de esforços pessoais e comunitários; a imunização, a pasteurização do leite, a cloração da água, o uso de preservativos ou a modificação de fatores ...
Dentre as medidas preventivas cabíveis na atenção primária preventivas cabíveis na atenção primária, pode-se destacar: Realização de campanhas educativas periódicas. Propiciar atividades de lazer individual e coletivo, periodicamente. Reafirmar a importância das medidas preventivas.
Prevenção primária – medidas usadas para evitar que a doença (infarto) surja. Exemplo: tratar adequadamente fatores de risco como hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia; orientar alimentação saudável e prática de exercícios físicos, etc.
Além da adoção de hábitos sanitários e de higiene com papel profilático, as vacinas também podem ser consideradas técnicas de profilaxia, uma vez que elas são um método eficaz e comprovado de combate à disseminação de doenças contagiosas e não contagiosas, servindo para evitar que a população humana seja acometida por ...
Como evitar
Classificação das medidas preventivas: As medidas preventivas podem ser classificadas em: Medidas inespecíficas e específicas: são ações propostas pela sociedade no intuito de influir na ocorrência da doença. As medidas inespecíficas, ditas gerais ou amplas, têm objetivo de promover o bem-estar das pessoas; as específicas, ou restritas….
De acordo com a IEA, são três os principais objetivos da epidemiologia: I. Descrever a distribuição e a magnitude dos problemas de saúde das populações humanas.
A aplicação da epidemiologia passa a cobrir um largo espectro de agravos à saúde. Os estudos de Doll e Hill (1954), estabelecendo associação entre o tabagismo e o câncer de pulmão, e os estudos de doenças cardiovasculares desenvolvidas na população da cidade de Framingham, Estados Unidos, são dois exemplos da aplicação
Para maiores detalhes sobre vigilância epidemiológica no Brasil, recomendamos a leitura de: Vigilância em saúde no SUS: fortalecendo a capacidade de resposta a velhos e novos Saúde (2006). Disponível em: http://portal.saude.gov.br/ portal/arquivos/pdf/livro_nova_ vigilancia_web.pdf. Noções básicas da epidemiologia 139
São competências específicas do Ensino Fundamental?
Porque a maré sobe na lua cheia?
Como saber se tenho direito à aposentadoria especial?
O que fazer quando o endométrio está fino?
O que podemos aprender com o rei Salomão?
Quais os cuidados após uma angioplastia?
Como saber se minha extração do siso infeccionou?
Quem tem sonda pode comer pela boca?
Quem é considerado classe média alta no Brasil?
Qual a taxa de armadura máxima para pilares?
Porque o cimento é um aglomerante?