Os ODM tinham como prioridade os pa- íses em desenvolvimento, particularmente os mais pobres, enquanto os ODS aplicam- se a todos os países, desenvolvidos ou em desenvolvimento.
Por que as pessoas e as organizações devem se importar com os ODS? Trabalhar pela implementação dos Objetivos Globais é fomentar a construção de um planeta mais justo, inclusivo e sustentável no futuro. Os ODS são uma ferramenta para atingir esses objetivos.
O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é crucial harmonizar três elementos centrais: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades.
14. o que os odM AlcAnçArAM globAlMente? Os ODM produziram o mais bem-suce- dido movimento de redução da pobreza da história e serviram como ponto de partida para a nova agenda de desenvolvimento sustentável. Fome e pobreza: há apenas duas déca- das, quase metade do mundo em desen- volvimento vivia na extrema pobreza.
9 – Como serão implementados os ODS? A implementação dos ODS depende de políticas, planos e programas de desenvolvimento impostos pelos países.
Os ODS representam um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade ao longo da vida para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030.
Por que as empresas devem aderir à agenda 2030? Os ODS são um forte incentivo à criação e à implementação de soluções tecnológicas nas empresas, usando como base recursos dos quais as organizações já dispõem, para possibilitar o desenvolvimento social em uma das frentes apoiadas.
Como as empresas estão contribuindo individualmente para os ODS? Várias empresas já estão atuando na aplicação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e muitas delas, inclusive, vêm se tornando signatárias do Pacto Global (UN Global Compact).
a dignidade, prosperidade e igualdade a todos os seres humanos; o planeta, protegendo da degradação, inclusive por meio do consumo e da produção sustentáveis; a paz, pois promove sociedades pacíficas, justas, livres de medo e da violência.
Atitudes simples, como o gerenciamento e a destinação adequada de resíduos, podem melhorar a reputação da empresa. ... Diminuindo o consumo de água e energia, esses negócios também podem aumentar os lucros. Saiba mais sobre adoção de práticas sustentáveis.
Os ODM foram objetivos específicos e mensuráveis, propostos para atender às principais necessidades dos países mais pobres. Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento. Esses objetivos sofreram grandes críticas, pois, por serem tão direcionados, eles deixaram de fora outras áreas igualmente importantes.
O BCSD Portugal tem, desde 2016, desenvolvido ações de formação sobre como implementar os ODS nas empresas com base no documento SDG Compass– que tem o objetivo de orientar as empresas sobre como podem alinhar a sua estratégia, ao mesmo tempo que medir e gerir a sua contribuição para os ODS. Saiba mais aqui. 1.
O ODS 2 visa eliminar a fome e acabar com todas as formas de desnutrição. O objetivo também incorpora aspectos econômicos, como duplicar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos agricultores até 2030 e investimentos em agricultura sustentável para impedir que o aumento da produção de alimentos prejudique o meio ambiente.
Por que novos Objetivos foram adotados em 2015? Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançados em 2000, estabeleceram 2015 como o ano-limite. A comunidade internacional começou a pensar, em 2010, em um arcabouço de trabalho para suceder os ODM.