Drogas vasoativas se refere às substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, sejam eles diretos ou indiretos, atuando em pequenas doses e com respostas dose dependente de efeito rápido e curto, através de receptores situados no endotélio vascular.
As drogas vasoativas mais utilizadas são as catecolaminas e, dentre elas, destacam-se a adrenalina, a dopamina, a dopexamina, a dobutamina, o isoproterenol e a noradrenalina. Dispõem-se os vasodilatadores também, como o nitroprussiato de sódio.
As drogas vasoativas são utilizadas em pacientes críticos quando há déficit ou sobrecarga grave no funcionamento do coração, ou, ainda, perda do tônus vascular, da circulação sanguínea ou do funcionamento do sistema respiratório.
As drogas vasoativas são substâncias que apresentam efeitos vasculares periféricos, pulmonares ou cardíacos, atuando em pequenas doses com resposta dose dependentes, de efeito rápido e curto.
Em geral, drogas vasoativas são medicamentos que:apresentam efeitos vasculares (vasopressores) e/ou cardíacos (inotrópicos);com início de ação rápido e dose-dependente.
45 curiosidades que você vai gostar
As drogas vasoativas mais usadas são as catecolaminas, também denominadas aminas vasoativas ou drogas simpatomiméticas. Dentre elas, destacam-se a: Noradrenalina. Adrenalina.
Os principais sedativos utilizados nas UTIP incluem os benzodiazepínicos, cetamina, propofol, clonidina, barbitúricos, clorpromazina e hidrato de cloral. Os benzodiazepínicos são os sedativos mais utilizados em UTI. Agem como ansiolíticos, anticonvulsivantes, hipnóticos e como relaxantes musculares.
As drogas vasoativas agem estimulando receptores α-adrenérgicos, β-adrenérgicos e dopaminérgicos na superfície celular. Por consequência são muito utilizadas como inotrópicos positivos e vasopressores. Noradrenalina, adrenalina, dopamina, fenilefrina e dobutamina são drogas agonistas adrenérgicas.
O uso de drogas vasoativas (DVA) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é prática comum no cotidiano do intensivista. A instabilidade hemodinâmica refratária à reanimação volêmica, caracterizando o estado de choque, é a indicação mais habitual do uso da DVA.
O que causa a sensação de prazer?
Quando o YouTube começa a pagar?
Como organizar os aplicativos na tela inicial do celular?
O que pode ser detectado no exame de fezes?
Como ativar o defender no regedit?
Quantas páginas são 1500 caracteres?
Como saber se tenho anticorpos para toxoplasmose?
Qual o melhor método para clarear a virilha?
O que significa 18 mm de chuva?
Qual é o grão mais nutritivo do mundo?
O que é bom para engrossar os fios de cabelo?
Como ficou o passe livre para Idoso?