O que são constituições flexíveis e rígidas?

Pergunta de Érica Amorim em 31-05-2022
(11 votos)

Imutável: a que não pode ser alterada. Rígida: é aquela que possui um procedimento de alteração mais rigoroso (é a constituição difícil de ser alterada). Flexível: possui o mesmo procedimento de alteração das demais leis (é a constituição fácil de ser alterada).

O que é uma Constituição flexível?

3 - Flexíveis: são as constituições que não exigem, para sua atualização ou modificação, processo distinto daquele referente à elaboração das leis. Podem ser alteradas por procedimento legislativo ordinário, razão pela qual também são chamadas de plásticas.


O que é Constituição rígida?

As Constituições rígidas são aquelas que exigem um processo legislativo mais árduo, mais difícil, para a sua alteração (CFRB/88 - art.

Porque a Constituição e rígida?

A doutrina fundamenta que nossa Constituição é rígida pois exige um procedimento especial de alteração de seus dispositivos mais rigoroso que o das normas infraconstitucionais.

Quais são os tipos de Constituição?

Segundo os critérios apresentados, a Constituição Brasileira de 1988 pode ser classificada da seguinte forma: promulgada, escrita, analítica, dogmática, rígida, reduzida, eclética, pretende ser normativa, principiológica, definitiva, autônoma, garantia, social e expansiva.

Constituição Rígida, Flexível e Semirrígida


18 curiosidades que você vai gostar

Quais os tipos de Constituição e explique a diferença entre elas?

Outorgada: é a constituição imposta ao povo pelo governante. Cesarista: é a feita pelo governante, mas submetida à apreciação do povo mediante referendo. Sintética ou Analítica. Sintética: é aquela constituição reduzida, concisa, tal como a constituição Americana de 1787.

O que é Constituição e quais são os principais tipos?

Quanto à origem as Constituições se classificam em: a) Constituição popular, democrática ou promulgada: São aquelas que derivam do trabalho de um órgão constituinte composto de representantes eleitos pelo povo para esse fim (ex.: constituições brasileiras de 1891, 1934, 1946 e 1988) e; b) Constituição outorgada: São ...

Quanto à estabilidade da Constituição?

Logo, a Estabilidade constitucional é um dos fins perseguidos pela rigidez constitucional, mas com ela não se confunde. Por Estabilidade entende-se a capacidade de uma Constituição ou de uma organização constitucional de persistir e transformar-se no tempo, preservando suas principais características.

É correto dizer que a diferença entre Constituição rígida e flexível está no fato de que esta última pode ser alterada e aquela não?

não, a constituição flexível pode ser alterada com maior facilidade, porém, a constituição rígida é mais burocrática para ser alterada, no entanto pode ser modificada e está representada no artigo 60 da CF, ou seja, a diferença está no modo de como (burocracia) a constituição vai ser alterada.



Outras questões

Quem formava a câmera comum?

Como surgiu a questão social?

Quais são as principais condições que influenciam a atividade antimicrobiana?

Quais são os efeitos da anestesia rack?

O que é considerado meia idade?

Quais as vantagens da esterilização?

O que significa ser pego com a boca na botija?

Qual dia da semana é de Ogum?

Quais os tipos de crimes fiscais?

Qual amplificador mais potente do mercado?

Deve-se comer pão de forma depois de passar da validade?

Qual a história do boxe e suas regras?

O que é tomar antes da tatuagem?

Como evitar alagamento em garagem subterrânea?

Qual é o significado da palavra preliminares?

Como evitar bolhas na vela?

Quais são os 4 modelos de floresta que ocorrem no Brasil?

Qual a dureza do aço 1020 em HRC?

Qual o estilo musical mais popular do mundo?

É o que diz o 5º do art 273 do CPC?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com