Plesiomorfia (do grego, πλησιος, "próximo a" e μορφη, "forma") é um termo empregado em cladística para designar uma característica considerada primitiva que foi, ou não, modificada a outra mais recente dentro de uma linhagem.
Sinapomorfia, para a Biologia, são caracteres homólogos apomórficos compartilhados por dois ou mais táxons. É a situação que se observa quando dois táxons apresentam o mesmo caractere, e este representa uma forma derivada apomórfica frente a outra ancestral plesiomórfica.
SIMPLESIOMORFIA E SINAPOMORFIA: compartilhamento dos estados plesiomórficos e apomórficos, por grupos taxonômicos. Diz-se que um determinado caráter é simplesiomórfico para um determinado grupo, ou sinapomórfico para um determinado grupo.
Em cladística, autapomorfia é um caractere derivado que está presente, exclusivamente, em um único táxon terminal de um determinado cladograma. ... Não deve ser confundido com "sinapomorfia", já que esta se refere a um caractere derivado compartilhado por mais de um grupo.
Como vimos, o estado apomórfico do caráter passa da espécie ancestral para todas as espécies descendentes. Logo, o raciocínio inverso também é válido, ou seja: “Todas as espécies que apresentam o estado apomórfico devem ser descendentes de um ancestral comum e exclusivo”.
31 curiosidades que você vai gostar
Um clado particular pode ser sustentado ou não diante de uma análise subsequente usando um conjunto diferente de dados ou de um modelo distinto de evolução. Se um clado se mostra robusto em distintas análises cladísticas, usando diferentes conjuntos de dados, pode ser adotado em uma taxonomia e se tornar um táxon.
Cladogênese: compreende processos responsáveis pela ruptura da coesão original em uma população, gerando duas ou mais populações que não podem mais trocar genes. Pode ocorrer devido ao surgimento de barreiras geográficas. O 2º passo que pode contribuir para o processo de especiação é o isolamento geográfico.
Uma característica primitiva é uma plesiomorfia e a que sofreu alguma mudança é uma apomorfia. Plesio vem do grego plesíos (próximo, vizinho) e apo de apó (separado). Nas serpentes, por exemplo, a presença de pernas é uma condição plesiomórfica e a ausência é apomórfica.
tá·xon |cs|
[ Biologia ] Unidade de um sistema de classificação científica. Plural: táxones ou táxons. Plural: táxones.
A homoplasia pode surgir de três maneiras distintas: paralelismo, convergência e reversão. Paralelismo é quando a partir de um mesmo estado plesiomórfico surgem, independentemente, estados apomórficos idênticos em 2 organismos diferentes, este tipo de homoplasia costuma ocorrer em organismos próximos filogeneticamente.
05 (UFRJ/2005) Um táxon é classificado como parafilético quando inclui alguns, mas não todos, descendentes de um ancestral comum. Um táxon polifilético contém membros com mais de um ancestral, e um táxon monofilético inclui todos os descendentes de um único ancestral comum.
As características de uma espécie alteram-se ao longo do tempo através de uma sequência de mutações e da selecção. As características de uma fase anterior são chamadas «primitivas» e as de uma fase posterior «derivadas».
A filogenia é a história genealógica de uma espécie e de suas hipotéticas relações de ancestrais e descendentes. Baseia-se em estudos morfológicos, comportamentais e moleculares. A cladística ou filogenética é o ramo da sistemática que reconstrói a filogenia.
Um caráter derivado significa “diferente da condição ancestral”, este estado diferenciado da condição recebe o nome de apomorfia. ... Do mesmo modo que os caracteres apomórficos apresentam-se como modificados da condição ancestral, alguns caracteres são herdados sem praticamente modificações.
A cladística é um método de classificação que reflete as relações filogenéticas entre os organismos, baseado na análise de caracteres. As classificações cladísticas são em geral traduzidas por cladogramas, que indicam os padrões de evolução.
A cladística ou sistemática filogenética é o sistema de classificação dos seres vivos de acordo com a evolução dos mesmos. Trata-se de um meio de organizar os seres de acordo com suas características evolutivas, com o objetivo de entender as relações entre os organismos.
As categorias taxonômicas básicas, do grupo mais abrangente para o mais restrito, são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie.
Atualmente as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, duas a mais do que as propostas inicialmente por Lineu. O Reino é a maior unidade de classificação biológica e agrupa filos de organismos com características semelhantes.
A classificação básica dos seres vivos é, em ordem decrescente: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, e espécie.
A maioria dos mamíferos possui placenta corioalantoideana, enquanto que apenas uma minoria dos mamíferos possui asas. Contudo, tanto a placenta corioalantoideana como as asas são apomorfias (quando se considera o grupo dos mamíferos, e em relação a “placenta coriovitelínica” e a “ausência de asas”, respectivamente).
As ramificações de um cladograma representam as relações de ancestralidade, sendo um ramo, o ancestral do táxon (espécie, gênero, grupo artificial) que o segue. Os nós representam os eventos de cladogênese (divergência entre os táxons). A raiz representa o ancestral comum de todos os nós incluídos no cladograma.
Assim como a apomorfia, características plesiomórficas que são compartilhadas por mais de um táxon são conhecidas como simplesiomorfias.
A anagênese ou anagénese é a evolução progressiva de espécies que envolve uma mudança na frequência genética de uma população inteira em oposição a um evento de ramificação, cladogênese.
O processo evolutivo envolve dois mecanismos de especiação: a anagênese e a cladogênese. ... Anagênese (ana = para cima; gênesis = origem): representa a progressiva evolução de caracteres que surgem ou se modificam, alterando a freqüência genética de uma população.
Cladogênese é o processo responsável pela ruptura da coesão original da população, gerando duas ou mais populações que não se comunicam mais, e as barreiras geográficas podem ser consideradas eventos cladogenéticos, uma vez que separam as populações a ponto de não permitir mais a reprodução, além de desenvolverem ...
Como Treinar o Seu Dragão na Amazon?
Como desenvolver habilidades em matemática?
Qual músculo fortalecer para fazer barra?
Como treinar um atendente de farmácia?
Qual o melhor exercício para concentração?
Como Treinar o Seu Dragão livros box?
O que significa Como treinar seu dragão?
Em que filme o pai do Soluço morre?
Vai ter o filme Como Treinar o seu Dragão 3?
Como se deu a invenção da infância?
Como se forma o complexo enzima-substrato?
Onde e como acontece a formação das imagens no olho?
Quais os mecanismos de lesão do LCA e LCP?
Como ocorre o processo de secreção de insulina?