Azulejo é uma peça de cerâmica de pouca espessura, geralmente quadrada, em que uma das faces é vidrada, resultado da cozedura de um revestimento geralmente denominado como esmalte, que se torna impermeável e brilhante. Esta face pode ser monocromática ou policromática, lisa ou em relevo.
O azulejo é geralmente usado em grande número como elemento associado à arquitetura em revestimento de superfícies interiores ou exteriores ou como elemento decorativo isolado.
Eram azulejos feitos de cerâmica com pouca espessura, geralmente em formato quadrado e com uma das faces feita de vidro, impermeável e brilhante. ... A palavra azulejo tem origem árabe que significa pequena pedra polida utilizada para desenhar mosaico bizantino.
O nome “azulejo” deriva da palavra árabe “Al-zulaij”, que significa pequena pedra polida. A história dos azulejos remete às primeiras civilizações.
A variedade de desenhos, estilos e cores chama a atenção, sendo que os tons mais utilizados nos azulejos portugueses são amarelo, azul, turquesa, vermelho, rosa e verde. A principal utilização dos azulejos era – e ainda é – carregar desenhos sobre a história, cultura e religião do país.
44 curiosidades que você vai gostar
A artista plástica Viannita Barcellos que estudou a arte da azulejaria em Portugal cria belíssimos painéis fazendo a releitura dos azulejos do século XVIII usando as cores que dominavam na época, azul e branco, e inovando inserindo cores da tropicalidade brasileira.
A presença do azulejo português até à atualidade
No Norte, os relevos pronunciados, o volume, o contraste de luz e sombra são características presentes. Por Lisboa, a preferência ficou-se pelos padrões lisos de memória antiga e uma ostensiva aplicação exterior nas fachadas.
A arte da azulejaria havia de criar raízes na Península Ibérica por influência dos árabes que, para as terras conquistadas, trouxeram os desconhecidos mosaicos para ornamentar as paredes dos seus palácios, conferindo-lhes brilho e ostentação através de um jogo geométrico complexo.
Já no séc. 18, contudo, o bom Bluteau se encarregava de espalhar a falsa etimologia em seu dicionário: “azulejo – “espécie de ladrilho envernizado, com figuras ou sem elas; há brancos e verdes, mas pela maior parte são azuis, e desta cor tomou esta obra o nome“.
Porque esse período é chamado de Pré-história?
Qual o jogo mais caro para ser produzido?
Qual é o masculino de profetisa?
O que significa VS no whatsapp?
Qual a garantia de um bem durável?
Quais as características que uma informação precisa apresentar para ter algum valor?