As teorias motivacionais "de processo", por sua vez, objetivam explicar o processo pelo qual a conduta se inicia, se mantém e termina. Estas teorias operam com variáveis maiores de processo e explicam a participação de cada um, bem como a natureza de sua interação.
As teorias de motivação explicam por que as pessoas se empenham no trabalho, além de outros tipos de comportamento relacionados que não envolvem o desempenho.
2.2.2 Teoria da Expectância de Vroom
Pode ser considerada a teoria mais completa dentre as teorias motivacionais de processo, nesta teoria a motivação é um produto das expectativas das pessoas em relação as suas habilidades de atingir os resultados e o valor que elas dão as recompensas.
As Teorias Motivacionais objetivam identificar e analisar os fatores que estimulam o comportamento das pessoas. No geral, a base para elaboração dessas hipóteses são as teorias hedônicas desenvolvidas pelos filósofos gregos, que enxergavam o comportamento humano como atitudes voltadas para a realização de algum prazer.
As teorias motivacionais começaram a ser desenvolvidas na segunda metade do século XX, e até 2017 recebem complementações devido sua importância na vida cotidiana. Elas objetivam identificar e estudar o comportamento das pessoas, baseado nas suas necessidades e desejos.
30 curiosidades que você vai gostar
Assim fica claro a importância em conhecer os estímulos que cada um necessita para manter a equipe motivada. Um líder que sabe como motivar seus funcionários demonstra técnica e competência em explorar o comportamento humano a favor da equipe ampliando a produtividade e lucro de sua empresa.
A motivação modifica esse cenário e aumenta as chances de engajamento dos colaboradores. Isso ocorre porque eles se sentem valorizados e parte integrante da empresa. Além disso, o reconhecimento de suas funções é essencial para que compreendam qual é seu papel diante dos resultados atingidos.
Estas teorias procuram explicar a dinâmica de desenvolvimento da motivação numa lógica organizacional. A teoria das expectativas é um dos exemplos das teorias de processo organizacional. A teoria das expectativas ou teoria das expectativas, instrumentalidade e valência foi uma das teorias mais conhecidas na psicologia.
Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.
As teorias cognitivas da motivação apresentadas, como o próprio nome diz, consideram as cognições (crenças, representações, idéias, pensamentos, metas) como o fator central dos processos motivacionais, determinando não apenas os aspectos comportamentais, no sentido de aproximação ou evitação de certas tarefas ou ...
A motivação verdadeira nasce das necessidades intrínsecas onde encontram sua fonte de energia, nas necessidades e ações do ser humano. Assim também é nas organizações, a motivação verdadeira é a fisiológica, instintiva e psicológicas-emoções.
1) Motivação de Realização: o desejo de se aperfeiçoar e fazer da melhor maneira possível uma atividade; 2) Motivação de Poder: o desejo de obter e exercer influência nos relacionamentos interpessoais; 3) Motivação de Afiliação: o desejo de se sentir integrado em um grupo, o desejo de pertença.
“A motivação é o processo responsável pela intensidade, direção e persistência dos esforços de uma pessoa para o alcance de uma determinada meta” (ROBBINS, 2008, p. 132). Chiavenato (2010, p. 121) acredita que “é difícil definir exatamente o conceito de motivação, uma vez que tem sido utilizado com diferentes sentidos.
As personalidades das pessoas podem variar de acordo com o tipo de motivação que é mais eficaz em inspirar a sua conduta.Confira a seguir quais são os 6 tipos de motivação:INCENTIVO. Uma forma de motivação que envolve recompensa, monetária ou não. ... MEDO. ... CONQUISTA. ... CRESCIMENTO. ... PODER. ... SOCIAL.
O segredo é identificar o que motiva o profissional, ou seja, saber quais são suas aspirações e seus desejos para então incentivá-lo a alcançar aquele objetivo. Deve-se fazê-lo imaginar que possui o que deseja, e assim ele será motivado a procurar realmente alcançar aquilo.
As segundas, "teorias de processo" focalizam sua atenção nas sucessivas etapas do fenômeno motivacional, nas percepções e perspectivas do indivíduo no estabelecimento de metas e objetivos pessoais e, principalmente, nos mecanismos conscientes da tomada de decisões.
Maslow afirma que os seres humanos possuem as cinco necessidades descritas, e teoriza que elas podem ser disposta em uma hierarquia de importâncias. Nos seres humanos existe uma disposição de querer sempre mais, e que às vezes, para quem não tem nada o pouco já é suficiente.
O que é a Teoria dos Dois Fatores? Também conhecida como Teoria de Herzberg, trata-se da ideia de que dois fatores — referentes às condições de trabalho e às relações interpessoais — são responsáveis pela satisfação e motivação dos colaboradores de uma empresa.
Segundo Chiavenato (2003), o comportamento humano é motivado. A motivação é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades. A satisfação da necessidade está diretamente proporcional ao estado de equilíbrio.
As questões possuem enfoque nas cinco Dimensões Essenciais do Trabalho propostas por Hackman e Oldham: Variedade da Tarefa, Identidade da Tarefa, Significado da Tarefa, Autonomia, Feedback.
Aumenta a produtividade
Como já mencionamos a motivação no ambiente de trabalho ajuda a aumentar a produtividade, pois quanto mais satisfeitos e motivados a trabalhar os funcionários tendem a apresentar um melhor desempenho em suas tarefas, assim como se tornam mais colaborativos para realizar o trabalho em equipe.
Um dos maiores benefícios da motivação no trabalho é o aumento da autoestima e da confiança dos colaboradores, que se aplica tanto no âmbito profissional quanto no pessoal. Motivados, eles passam a se ver de forma positiva e também a se comportar de forma mais proativa.
Ela permite que o RH da empresa fique cada vez mais a par da situação, como um todo, e do nível de motivação de cada colaborador. Isso tudo ajuda a compreender a origem por trás da falta de motivação em uma equipe, por exemplo, e a identificar com mais precisão as melhores soluções para cada caso.
Colocando em prática as teorias sobre liderança
A partir do momento que um líder reconhece que a motivação é algo que não depende só de suas ações, fica mais ajudar as pessoas a verem mais claramente o seu papel dentro de uma empresa.
As teorias elaboradas sobre liderança estão reunidas em, principalmente, três abordagens: a) traços de personalidade, tentando identificar o conjunto de características de um líder; b) estilos de liderança, enfocando a maneira de agir do líder, estabelecendo possíveis “estilos” de líderes; e c) situacional de liderança ...