As glândulas são estruturas formadas por tecido epitelial do tipo glandular que são especializadas na síntese e liberação de substâncias. ... Como exemplo de glândula unicelular, podemos citar a célula caliciforme; e como exemplo de glândula pluricelular, podemos citar a glândula sudorípara.
As glândulas são formadas a partir de um tipo especial de tecido epitelial e podem ser classificadas em: unicelulares, exócrinas e endócrinas. ... Podemos classificar as glândulas pluricelulares em dois tipos principais: glândulas exócrinas e glândulas endócrinas.
Glândulas endócrinas : aquelas que mandam seu produto para dentro do corpo , como a hipófise . Glândulas exócrinas : aquelas que expelem seu produto para fora do corpo , como as sudoríferas . Glândulas mistas : que mandam seu produto para o sangue e para o intestino , como o pâncreas.
As glândulas são estruturas originadas de tecido epitelial, mais especificamente o tecido epitelial glandular. Essas estruturas são responsáveis por produzir substâncias que são lançadas no corpo para desempenhar as mais variadas funções.
Glândulas mistas: As glândulas são chamadas de mistas quando um órgão possui tanto uma porção exócrina quanto uma porção endócrina. Como exemplo, podemos citar o pâncreas, que produz suco pancreático (porção exócrina) e os hormônios insulina e glucagon (porção endócrina).
As glândulas são estruturas originadas de tecido epitelial, mais especificamente o tecido epitelial glandular. Essas estruturas são responsáveis por produzir substâncias que são lançadas no corpo para desempenhar as mais variadas funções.
Tipos de glândulas: exócrina e endócrina. Os tecidos epiteliais destacam-se por sua capacidade de secreção, além, é claro, do seu papel no revestimento do corpo. O epitélio que apresenta a função secretora é denominado glândula e é responsável pela produção de substâncias essenciais para o funcionamento do organismo.
As substâncias produzidas são lançadas para uma superfície livre fora do corpo ou no interior da cavidade dos órgãos. Como exemplo desse tipo de glândula, podemos citar as sudoríparas e as salivares, que lançam sua secreção na pele e na cavidade bucal, respectivamente.
Com base na organização de suas células, podemos classificar as glândulas endócrinas em cordonais e vesiculares. No tipo cordonal, as células da glândula estão organizadas em fileiras que ...
Já as glândulas compostas podem apresentar a parte secretora tubular, acinosa ou túbulo-acinosa. Alguns órgãos apresentam uma porção com função endócrina e outra porção cuja função é exócrina, como o fígado e o pâncreas. Estas são denominadas glândulas mistas.
Quais os principais cuidados que devem ser tomados na armazenagem de sacos de cimentos em obra?
O que estava acontecendo em 1500?
Qual a estrutura do balanço social?
Como limpar carteira por dentro?
Quais são as exigências nutricionais dos microrganismos?
São formas de extinção da posse Segundo o Código Civil de 2002?
Quantos núcleos tem o Intel Celeron N4000?
Qual a placa de sentido único?
Quantos animais são extintos por dia?
Qual é o nome mais diferente do mundo?
Pode acordar o bebê para dar banho?
Como limpar corrente de ouro amarelo?
Precisa comprovar renda Nubank?
Como saber se a úlcera de córnea esta cicatrizando?