1 – Alimentos perecíveis
São produtos que têm menor prazo de validade e apresentam mais água em sua composição.
O que são produtos perecíveis? carnes; frutas; legumes; especiarias; grãos; produtos de tabaco; flores e plantas; produtos farmacêuticos, incluindo medicamentos de venda livre, suplementos e nutricionais.
Como produtos perecíveis temos: os vegetais; leite e derivados; carne e derivados; peixes; camarão; alguns alimentos já prontos para o consumo, entre outros. Os produtos vegetais, embalados ou não, deverão ser armazenados sob refrigeração, devidamente acomodados em recipientes com tampas.
Alimentos não-perecíveis são aqueles que podem ser guardados por períodos longos e trazem menores dificuldades à conservação, porque podem ficar à temperatura ambiente, como por exemplo: milho, macarrão, feijão, soja, arroz, café, fubá, açúcar, polvilho, farinha de trigo, cevada, farelo de trigo, leite em pó, óleo, ...
Ao contrário dos não perecíveis, os alimentos perecíveis (ou alteráveis) são os que estragam com mais facilidade e que têm um prazo de validade mais curto. ... Os alimentos naturais como algumas frutas, verduras e legumes, carnes, peixes e leite se encaixam nessa categoria. Veja o significado de frutas.
16 curiosidades que você vai gostar
Os alimentos perecíveis são os que têm mais água e não duram mais de uma semana sob refrigeração, como vegetais, leite e derivados, carnes vermelhas e derivados, frango, frutas, peixes, frutos do mar e ovos.
4 sinônimos de perecível para 1 sentido da palavra perecível: 1 alterável, efêmero, perecedor, transitório.
2 – Alimentos não perecíveis
Esses produtos possuem prazo de validade maior, por exemplo: macarrão, café, óleo, açúcar, feijão, café, frutas e ingredientes que são submetidos a processos de retirada da água, como frutas desidratadas e carne seca.
5 alimentos que você nunca deve comer (e opções saudáveis)
Frituras em óleos vegetais. ...
Carnes processadas e embutidos. ...
Comida pronta congelada. ...
Tempero em cubos e molhos de soja. ...
Refrigerantes.
Como evitar que alimentos perecíveis estraguem rápido
Conserve carnes e frutos do mar no congelador. ...
Enrole as hastes das bananas com plástico filme para retardar o amadurecimento. ...
Congele frutas maduras para fazer vitaminas e sucos.
Segue uma lista de produtos não perecíveis que você pode doar sem medo:
Arroz. O arroz é um dos cereais mais consumidos no mundo e não costuma faltar no cardápio dos brasileiros. ...
Feijão. Para acompanhar o arroz no almoço, não pode faltar feijão, não é mesmo? ...
Macarrão. ...
Açúcar. ...
Sal. ...
Farinha. ...
Óleo de cozinha. ...
Produtos enlatados.
Os alimentos ultraprocessados referem-se aos produtos que passaram por um alto nível de industrialização, com a adição de vários ingredientes, como o sal, açúcar, óleos, gorduras, proteínas de soja e extratos de carne, bem como substância sintetizadas em laboratório a partir de fontes orgânicas.
Armazenamento de alimentos não perecíveis é importante
É recomendável que as aberturas estejam protegidas por telas, evitando a presença de pragas e mosquitos. Também é fundamental cuidar do fechamento das portas - na parte inferior, use a proteção de borracha.
Os alimentos semi-perecíveis são aqueles que, apesar de terem maior durabilidade, se não tiverem armazenamento adequado, acabam se deteriorando mais cedo do que o especificado na data de vencimento do produto.
Os mais recomendados para armazenar produtos perecíveis são os paletes feitos de aço. Além de mais resistente às baixas temperaturas, esse material é mais fácil de higienizar. O aço também evita o acúmulo de sujeira, fungos e outros fatores prejudiciais aos alimentos.
Em caso de desastre natural, você precisa estocar esses alimentos:
Água. Continua após a publicidade. ...
Atum em conserva. Por mais que você não se agrade muito do sabor, o atum em conserva é bastante resistente, já está pronto e não precisa ser refrigerado. ...
Enlatados. ...
Pasta de amendoim. ...
Maçã ...
Café solúvel. ...
Oleaginosas. ...
Cereais.
insalubre, insalutífero, tóxico, malsão, anti-higiênico, patogênico, deletério, mórbido, morbígero, morbígeno, morbífico, morboso, morbíparo, molesto, patógeno, patogenético, pestífero, patológico, ftártico, fatal.
Uma alimentação saudável, diferentemente do que muitos pensam, não é uma alimentação cheia de restrições ou sem sabor. Uma alimentação saudável é aquela que garante, principalmente, que seu organismo esteja recebendo todos os nutrientes de que ele precisa.
Lista: 50 Alimentos Saudáveis (Alguns Surpreendentes!)
Maçã A maçã é a primeira da lista dos alimentos saudáveis, pois é rica em fibras, vitamina C e numerosos antioxidantes. ...
Abacate. ...
Banana. ...
Mirtilo. ...
Laranja. ...
Morango. ...
Ovos.
A reforma ortográfica cassou o hífen do não. Agora é tudo livre e solto. Sem exceção: não ingerência, não fumante, não perecível.
Os alimentos servidos quentes devem ficar à temperatura acima de 60° C por até seis horas. A água do balcão térmico (self-service) deve ser mantida entre 80 e 90º C e trocada diariamente.
Alimentos in natura – são obtidos diretamente de plantas ou animais e não sofrem qualquer alteração após deixar a natureza. Exemplos - legumes, verduras, tubérculos, castanhas, nozes, carne bovina, suína, aves e pescados frescos.
Que passa rapidamente, durando pouco tempo: 1 curto, caduco, breve, findável, finito, fugaz, fugidio, fugitivo, instantâneo, momentâneo, morredoiro, morredouro, passadiço, passageiro, perecedoiro, perecedouro, provisório, rápido, temporário, terminável, transeunte, transiente, transitivo, transitório.
1. Que dura só um dia.
Significado de Perecível
Mercadoria que deve ser consumida o mais rapidamente possível para evitar que apodreça, especialmente falando de alimentos (frutas, verduras, legumes etc.).
Quanto tomar de vitamina d por dia?
Com quantas semanas nasce um bebê normal?
Como funciona o jogo de basquete?
Com quantos meses o bebe pode tomar leite de vaca?
O que é percentual de gordura?
Como por em privado a chamada?
Quanto tempo demora para uma gatinha ter filhotes?
A coluna vertebral tem quantas vertebras?