Os aditivos alimentares são substâncias químicas que se classificam, de acordo com sua função em: agentes conservantes (antioxidantes ou antimicrobianos), acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, corantes, flavorizantes e adoçantes, entre outros.
Os aditivos podem ser classificados pela sua origem e ocorrência. Quando a sua utilização é intencional, deverá estar de acordo com a legislação local, e quando incidental, como por exemplo, os medicamentos nos animais, ou as substâncias presentes nas embalagens, a sua presença não é necessariamente controlada.
Os aditivos naturais são produzidos e/ou recuperados de uma fonte natural, como por exemplo, os extratos e óleos essenciais de plantas ou substâncias produzidas por microrganismos, como, bacteriocinas e enzimas.
Aditivos são ingredientes utilizados na preparação de alimentos processados. ... Conservantes, corantes e sabores são os aditivos mais conhecidos, mas antioxidantes, emulsionantes, estabilizantes, agentes gelificantes, espessantes e adoçantes são também vulgarmente utilizados.
Os aditivos se definem como substâncias dotadas ou não de valor nutritivo intencionalmente adicionadas aos alimentos com a finalidade de impedir alterações, manter, conferir ou intensificar seu aroma, cor e sabor, modificar ou manter seu estado físico.
Nos rótulos dos alimentos, estão identificados pelo código 'E' ou pelo nome da substância (por exemplo, E 415 ou goma Xanthan) e deve referir a sua função como, por exemplo, cor ou conservante.
Já os aditivos naturais são extraídos de fontes naturais como óleos essenciais derivados de especiarias ou frutas como o limão e a lima, e esses aditivos vem ganhando bastante espaço nos mercados comparando com os aditivos sintéticos.
Segundo a Portaria nº 540 (SVS/MS, de 27 de outubro de 1997), os aditivos podem ser classificados em: -Acidulantes: substâncias que aumentam a acidez ou conferem ou intensificam o sabor ácido aos alimentos. Exemplos: ácido acético, ácido láctico, ácido málico, ácido fumárico, ácido cítrico (BRASIL, 1999).
Ainda de acordo com FDA (Food and Drug Administration) e da Organização Mundial da Saúde, aditivos químicos foram classificados como substâncias não nutritivas incorporadas ao alimentos geralmente em pequenas quantidades.
ADITIVOS ALIMENTARES: DEFINIÇÕES, TECNOLOGIA E REAÇÕES ADVERSAS Resumo Vários tipos de substâncias são adicionados aos alimentos com o objetivo de modificar suas características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais. Os aditivos são de grande utilidade quando usados
Os aditivos devem ser empregados na quantidade estritamente necessária à obtenção do efeito desejado, sendo obrigatório o cumprimento das condições e das restrições que se tenham imposto no registro referentes à comercialização, utilização ou manipulação do aditivo ou dos produtos que o contenham.
Como pagar taxa do Detran SP pela internet?
Qual o melhor lugar para intercâmbio de inglês?
O que é um histórico acadêmico?
O que é uma operação de leasing?
Como transferir conta de água e luz para o nome?
Qual extensão do Rio Tocantins?
Quais são os nomes dos anjos de Deus?
Quais signos mais aventureiros?
O que acontece quando um processo é publicado?
Qual foi o primeiro clube de futebol do mundo?
Qual a diferença entre o PIS e o NIS?
Como é o nome do polvo do Piratas do Caribe?