O Tratado de Versalhes (1919) foi um tratado de paz assinado pelas potências europeias que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial, sendo que a Alemanha o classificou como diktat (imposição).
Documento assinado em junho de 1919 com punições a Alemanha
O Tratado de Versalhes foi um documento assinado pelos governantes das nações neoimperialistas no dia 28 de junho de 1919. ... Isso porque a Alemanha, que foi duramente vencida na guerra, foi considerada culpada pelos danos causados na guerra.
O principal objetivo do Tratado de Versalhes foi imperialista. As nações que saíram vitoriosas da guerra visavam reorganizar as colônias e dividi-las entre os vencedores. Países como a Alemanha perderam o direito às colônias antes conquistadas e precisaram entregá-las a outros países, como é o caso da França.
O principal ponto do tratado determinava que a Alemanha aceitasse todas as responsabilidades por causar a guerra e que, sob os termos dos artigos 231-247, fizesse reparações a um certo número de nações da Tríplice Entente. ... O tratado foi ratificado pela Liga das Nações em 10 de Janeiro de 1920.
O Tratado de Versalhes foi assinado em 1919 como um dos acordos de paz firmados após a Primeira Guerra Mundial. Ficou conhecido pela imposição de condições rigorosas à Alemanha. ... Nele, ingleses e franceses impuseram os termos da rendição alemã no dia 28 de junho de 1919 após longos meses de deliberações.
27 curiosidades que você vai gostar
No total, a Alemanha perdeu 13 por cento do seu território em solo europeu, aproximadamente 70.000 quilômetros quadrados, e um décimo de sua população (entre 6.5 a 7 milhões de habitantes).
O principal resultado disso foi um aumento substancial da competitividade dos preços e das exportações alemãs. O superávit das exportações da Alemanha cresceu a cerca de 5% do PIB devido ao aumento da demanda em uma economia global e uma periferia europeia a todo vapor.
O Tratado de Versalhes de 1919 exigiu da Alemanha o pagamento de 20 bilhões de marcos de ouro até abril de 1921 como primeiras reparações de guerra, número que aumentou para 296 bilhões de marcos de ouro a pagar em 42 anos após a Conferência de Boulogne de junho de 1920.
Após a Segunda Guerra Mundial, de acordo com a Conferência de Potsdam, realizada entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945, a Alemanha teve que pagar aos aliados 20000 milhões de dólares, principalmente em máquinas e fábricas, mas o que foi planejado não ocorreu devido a recusa americana a financiar a URSS.
Apesar de arrasada pelo conflito, a Alemanha era de interesse estratégico para os EUA no momento em que tinha início a Guerra Fria com a União Soviética. Em 1953, na Conferência de Londres, americanos e aliados como o Reino Unido decidiram perdoar quantidades substanciais das dívidas alemãs.
A dívida total do governo federal, Estados, municípios e fundos de seguridade social dispararam a 2,1089 trilhões de euros durante o primeiro semestre do ano, informou a Agência Federal de Estatísticas.
Foi a livre concorrência baseada na propriedade privada o que deu novas esperanças e permitiu o surgimento de um fenômeno econômico que surpreendeu o mundo e se tornou conhecido como "o milagre da recuperação alemã".
Como resultado da derrota da Alemanha na 1ª Guerra Mundial foi firmado o Tratado de Versalhes, em que alemães se viram obrigados a pagar pesadas indenizações de guerra aos países vencedores. Além disso perdeu territórios e teve o exército reduzido.
As dificuldades criadas pela agitação social e econômica após a Guerra, pelos termos onerosos do tratado de paz, e pelo simples medo de uma possível tomada do poder pelos comunistas, fez com que as classes médias alemãs colocassem em dúvida as soluções democráticas pluralistas da Alemanha de Weimar.
Entre as sanções que os países vencedores a ela impuseram estavam: a perda de territórios, como a região da Alsácia-Lorena, que foi retomada pela França; redução do exército a, no máximo, cem mil homens; impedimento de possuir força aérea; os navios que transportavam mercadorias passariam a ser controlados pela França ...
As sanções das nações vencedoras buscavam literalmente neutralizar o poder militar da Alemanha e evitar que o país realizasse uma nova corrida armamentista em busca de vingança. Assim, o exército alemão foi proibido de recrutar novos soldados e poderia ter um contingente que não ultrapassasse 100 mil soldados.
A situação caótica na Alemanha ocasionou uma revolução que derrubou a monarquia no país e instaurou uma república. Os novos governantes da Alemanha decidiram colocar fim na guerra e por isso foi assinado um armistício da Alemanha com a Tríplice Entente. Essa trégua foi assinada no dia 11 de novembro de 1918.
O aumento da crise na Alemanha acabou favorecendo a ascensão do nazismo e a chegada de Hitler ao poder em 1933. O único país que escapou relativamente ileso da crise foi a União Soviética, que na década de 1920 já havia iniciado a transição para o socialismo através da planificação de sua economia.
A República de Weimar, que vigorou na Alemanha entre os anos de 1919 e 1933, configurou-se como o período de transição entre a Primeira Guerra Mundial e o Nazismo. ... Entre tais medidas, estava o pagamento de vultosas indenizações aos países vencedores da guerra e a perda de territórios para esses mesmos países.
Os efeitos foram catastróficos não apenas nos Estados Unidos, mas também em diversos outros países. O pior período, sem dúvidas, foi entre 1929 e 1933. Com a quebra, vieram as falências, os desempregos em massa e a redução do salário dos que não foram demitidos.
Durante o verão de 1989, mudanças políticas ocorridas na Alemanha Oriental e na União Soviética permitiram a reunificação alemã. Alemães orientais começaram a emigrar em grande número para o lado ocidental, via Hungria, quando o governo húngaro decidiu abrir as fronteiras com a Europa Ocidental.
Entre 1949 e 1952, a Alemanha Ocidental recebeu dos Estados Unidos quase 30 bilhões de dólares em valores atualizados. Boa parte dessa grana fazia parte do Plano Marshall, um programa patrocinado pelos Estados Unidos para reabilitar a economia da Europa após a guerra.
2 – Grande taxa de exportação. Ao lado da China e dos EUA, a Alemanha é uma das três maiores nações de exportação. Em 2017, a Alemanha exportou mercadorias em um valor de 1 278,9 bilhão de euros, sendo que a quota de exportação atingiu quase 40 por cento. A da indústria chegou a ultrapassar os 50 por cento.
O Tratado de Versalhes de 1919 exigiu da Alemanha o pagamento de 20 bilhões de marcos de ouro até abril de 1921 como primeiras reparações de guerra, número que aumentou para 296 bilhões de marcos de ouro a pagar em 42 anos após a Conferência de Boulogne de junho de 1920.
Mais tarde, quando sua economia começou a se reerguer, acordos obrigaram a Alemanha a pagar várias vezes. Segundo cálculos de historiadores alemães, a Alemanha pagou até hoje um total de 951 bilhões de euros em compensações, dos quais 76,7 bilhões de euros foram para reparações individuais.
Como manter a calma diante de qualquer situação?
Como identificar uma oportunidade de venda?
O que é DirectX End-user Runtime?
Como saber se a pessoa é falsa e invejosa?
Como identificar música indie?
Como encontrar uma pessoa pelo número do CPF?
Como age uma pessoa prepotente?
Como age uma pessoa maliciosa?
Como saber se uma pessoa é sincera?
Quais são os principais problemas da sociedade?
Como age uma pessoa hipócrita?
Como instalar mini SAP grátis?
O que é frase imperativa exemplos?
O que é ser uma pessoa esnobe?
Como identificar o perfil de um empreendedor?
Como saber se a oração e completiva nominal?
Como saber se a carga é perigosa?
O que realmente faz o HDD Regenerator?