O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
O organismo liberta, através das glândulas sudoríparas, água aquecida, que evapora na superfície externa da pele, libertando energia térmica para o meio ambiente e arrefecendo o organismo.
Quem regula nossa temperatura é uma parte do cérebro chamado hipotálamo – ele é uma espécie de termostato do nosso organismo, sempre ajustado entre 36,6 e 37 °C. Se ele não fizesse esse controle, seriam afetadas a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo.
O mecanismo de termorregulação está diretamente relacionado com o tipo, intensidade e a duração da atividade física, pois a frequência cardíaca (FC) e a pressão arterial (PA) são comumente utilizadas para mensurar a intensidade do exercício (DE FÁTIMA MONTEIRO, FILHO, 2004).
Os fatores que afetam a temperatura corporal são: a idade, o sedentarismo, o exercício, o ritmo cardíaco, o estresse, o ambiente e o nível hormonal das pessoas.
Temperatura corporal: é o balanço entre o calor gerado e o perdido pelo corpo humano. Medida ou verificação da temperatura corporal: é um método de estimativa da temperatura central do corpo.
Ao ser liberado na superfície do corpo, o suor inicia um processo de evaporação. Durante esse processo, ocorre a liberação de energia calorífica e, consequentemente, o corpo esfria.
Destaca-se também o papel da água na regulação da temperatura do corpo. Quando o calor torna-se exagerado, inicia-se a liberação de suor, que possui água em sua composição. Ao entrar em contato com o meio, o suor evapora na superfície da pele, causando o resfriamento do corpo.
Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.
Este controle é de extrema importância, uma vez que algumas doenças apresentam como sintoma a alteração da temperatura corporal, como é o caso de infecções que causam febre. Nestes casos, substâncias chamadas pirogênicas elevam o patamar considerado normal de temperatura a fim de combater o agente infeccioso.
A exposição prolongada ao frio pode levar a uma regulação hormonal controlada pelo hipotálamo, que induz a hipófise a secretar o hormônio tireoestimulante (TSH) fazendo com que a taxa metabólica aumente e mais calor seja produzido pelo corpo. Mecanismos de controle de temperatura do corpo.
Valores abaixo de 35 ºC ( hipotermia) ou acima de 38 ºC ( hipertermia) podem trazer problemas de saúde e devem ser acompanhados e evitados. O monitoramento da temperatura do corpo pode ser feito através de termômetros, sejam estes preenchidos com mercúrio ou eletrônicos.
Para os ectotérmicos, a manutenção da temperatura corporal provém de fontes externas ao corpo do animal, por isso répteis podem permanecer horas com seus corpos expostos ao Sol. Dessa maneira, a origem da fonte de calor para manutenção da temperatura corporal do animal é a principal diferença entre os endotérmicos e os ectotérmicos.
Quando surgiu a Escola Bíblica Dominical?
Em que ano surgiu a arte barroca?
Como saber se o ar está faltando gás?
Como reutilizar uma agenda antiga?
Como saber quantos kg de massa magra eu tenho?
Quantos litros de água cabem na piscina?
Como saber quantas Skins eu tenho no lol?
Quem criou a arquitetura de software?
Como saber a potência de um transformador para ar condicionado?
Quando foi criado Mary Poppins?
Por que ler livros em PDF tem menos páginas?
Quando foi criado a arquitetura?
Quantas linhas e colunas tem o Excel?
O que é a Educação Física higienista?