O controle da temperatura corporal humana é realizado pelo hipotálamo, conhecido como termostato biológico, uma porção pequena do encéfalo que também está relacionado com o emocional, respostas sexuais, apetite e regulação hídrica.
O organismo liberta, através das glândulas sudoríparas, água aquecida, que evapora na superfície externa da pele, libertando energia térmica para o meio ambiente e arrefecendo o organismo.
Quem regula nossa temperatura é uma parte do cérebro chamado hipotálamo – ele é uma espécie de termostato do nosso organismo, sempre ajustado entre 36,6 e 37 °C. Se ele não fizesse esse controle, seriam afetadas a velocidade das reações químicas e a atividade das enzimas envolvidas no metabolismo.
O mecanismo de termorregulação está diretamente relacionado com o tipo, intensidade e a duração da atividade física, pois a frequência cardíaca (FC) e a pressão arterial (PA) são comumente utilizadas para mensurar a intensidade do exercício (DE FÁTIMA MONTEIRO, FILHO, 2004).
Os fatores que afetam a temperatura corporal são: a idade, o sedentarismo, o exercício, o ritmo cardíaco, o estresse, o ambiente e o nível hormonal das pessoas.
Temperatura corporal: é o balanço entre o calor gerado e o perdido pelo corpo humano. Medida ou verificação da temperatura corporal: é um método de estimativa da temperatura central do corpo.
Ao ser liberado na superfície do corpo, o suor inicia um processo de evaporação. Durante esse processo, ocorre a liberação de energia calorífica e, consequentemente, o corpo esfria.
Destaca-se também o papel da água na regulação da temperatura do corpo. Quando o calor torna-se exagerado, inicia-se a liberação de suor, que possui água em sua composição. Ao entrar em contato com o meio, o suor evapora na superfície da pele, causando o resfriamento do corpo.
Para controlar a temperatura, o corpo produz e libera o suor, que é sintetizado pela glândula sudorípara e começa a ser produzido quando o corpo tem a sua temperatura elevada, ficando acima dos 37°C. Isso é comum durante a prática de exercícios físicos ou em locais muito quentes.
Este controle é de extrema importância, uma vez que algumas doenças apresentam como sintoma a alteração da temperatura corporal, como é o caso de infecções que causam febre. Nestes casos, substâncias chamadas pirogênicas elevam o patamar considerado normal de temperatura a fim de combater o agente infeccioso.
A exposição prolongada ao frio pode levar a uma regulação hormonal controlada pelo hipotálamo, que induz a hipófise a secretar o hormônio tireoestimulante (TSH) fazendo com que a taxa metabólica aumente e mais calor seja produzido pelo corpo. Mecanismos de controle de temperatura do corpo.
Valores abaixo de 35 ºC ( hipotermia) ou acima de 38 ºC ( hipertermia) podem trazer problemas de saúde e devem ser acompanhados e evitados. O monitoramento da temperatura do corpo pode ser feito através de termômetros, sejam estes preenchidos com mercúrio ou eletrônicos.
Para os ectotérmicos, a manutenção da temperatura corporal provém de fontes externas ao corpo do animal, por isso répteis podem permanecer horas com seus corpos expostos ao Sol. Dessa maneira, a origem da fonte de calor para manutenção da temperatura corporal do animal é a principal diferença entre os endotérmicos e os ectotérmicos.
Quanto tempo leva para fazer um curso de manicure?
O que é preciso para fazer o concurso do Ibama?
O que é o Ideb é como é determinado?
Qual a função do cárter do motor?
Como se faz o Crivo de Eratóstenes?
Como funciona o curso digital da Estácio?
Como é determinada a taxa de câmbio?
Como funciona o cruzamento das calopsitas?
Como limpar geladeira cycle defrost?
Qual o valor do curso do mairo Vergara?
Como funciona o iCloud compartilhado?
Qual é a forma correta de fazer um currículo?
Como funciona o curso da Babbel?
Como eliminar o vírus da dengue no organismo?
Qual a relação entre trabalho e sociedade?
Como os submarinos conseguem realizar a sua movimentação no interior da água?