O Imposto Sobre Serviços (ISS) é um tributo que incide na prestação de serviços realizada por empresas e profissionais autônomos. Ele é recolhido pelos municípios e pelo Distrito Federal e também é conhecido como Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).
A regra geral é que o ISS é devido no município onde está localizado o prestador de serviços (onde a empresa ou pessoa que presta o serviço está localizada). Mas a própria LC nº 116/2003 prevê situações em que o ISS será devido no município onde o serviço é prestado, ou no município onde o tomador do serviço reside.
Para descobrir o valor de retenção de ISS na fonte para sua empresa optante pelo Simples Nacional, basta consultar o anexo referente a sua atividade, encontrar a linha referente ao seu faturamento e encontrar a alíquota de ISS aplicada ao seu caso.
A retenção do ISS acontece quando o serviço é realizado em um local diferente do estabelecimento do prestador, conforme as exceções que são previstas na lei. Quando isto ocorrer, o imposto é devido no local da prestação, e deverá ser recolhido pelo tomador, que é o contratante.
Atividades em que o ISS deve ser Recolhido no Local da Prestação de Serviço Do estabelecimento tomador ou do intermediário do serviço. ... Na instalação dos andaimes, palcos, coberturas e outras estruturas (item 3.05); Na execução da obra: ... Na demolição (item 7.04);
24 curiosidades que você vai gostar
Tratando-se de serviço de assessoria e consultoria, o imposto deve ser recolhido no local em que está situado o estabelecimento da empresa prestadora.
A regra geral para o recolhimento do ISSQN é que o mesmo seja recolhido no município em que se encontra o estabelecimento prestador do serviço.
O empreendedor deve se atentar à legislação da cidade em que sua atividade será realizada, verificando a alíquota que se aplica à natureza de seu negócio. Também é necessário verificar na lei se sua situação não é o caso do imposto retido na fonte – em que o tomador do serviço é quem deverá recolher o ISS.
Empresas e profissionais que se encaixam na Lei Complementar nº 116/2003 devem pagar o Imposto Sobre Serviços (ISS). Vale lembrar que outros impostos também se aplicam a essas pessoas jurídicas, como Imposto de Renda, PIS e COFINS, por exemplo. Cada tipo de serviço tem sua taxa específica referente ao pagamento do ISS.
O que acontece no cozimento do ovo?
Como o pastor conduz as ovelhas?
Como iluminar um pequeno jardim?
Como igualar os expoentes da notação científica?
Como identificar uma taquicardia ventricular no eletrocardiograma?
Como saber se estou sendo uma pessoa tóxica?
Como iluminar o rosto com corretivo?
Qual a tática mais conhecida do jogo de xadrez?
Quando o queijo do reino está estragado?
Quais os tipos de sangue que não combinam?
Como você se vê daqui a alguns anos?
Como testar o sal rosa do Himalaia?
Como saber se um relacionamento não dá mais certo?
Quanto custa para consertar um motor fundido?