O embotamento afetivo descreve um efeito de indiferença, falta de afeto e incapacidade de sentir emoções, vivenciado por pessoas com transtorno depressivo maior (TDM) tratadas com antidepressivos.
O embotamento afetivo deve ser tratado com a psicoterapia tão logo percebido, ajudando o indivíduo a desenvolver e internalizar a importância das relações afetivas, Ela favorecerá a interação social e a expressão de sentimentos.
Embotamento emocional é a dificuldade de sentir emoções. Pessoas com emoção embotada sentem tanto menos tristeza quanto menos alegria. Este fenômeno ocorre em alguns casos de depressão, na esquizofrenia e, por vezes, como efeito colateral de medicações, como antipsicóticos e mesmo antidepressivos.
Embotamento afetivo é um tipo de comportamento em que o indivíduo se apresenta com dificuldades em expressar emoções e sentimentos. É comum ocorrer na esquizofrenia e em outras doenças psiquiátricas.
A apatia pode ser resultado de questões físicas, como deficiências nutricionais, anemia, falta de sono de qualidade, problemas de tiroide, infecções, falta de atividades físicas, lesões no cérebro devido a acidentes, uso de drogas, início de quadro de demência (é um sintoma de doença de Alzheimer, por exemplo), mau ...
Segundo os psicólogos, as consequências podem ser muito graves, levando à depressão e até mesmo ao suicídio. O embotamento afetivo é um problema, muitas vezes relacionado com transtornos psicológicos já existentes, tais como a psicose e a esquizofrenia.
Eventos de vida também podem desencadear distúrbios afetivos. Um episódio traumático ou de perda pessoal pode causar depressão ou outro transtorno afetivo; Parece haver ainda um fator genético a interferir no estado de humor de uma pessoa. Eles podem ser hereditários, sendo comum que haja uma história familiar desses distúrbios.
A psicoterapia também é uma parte importante do tratamento e pode ajudar o paciente a aprender a lidar com o seu transtorno e, possivelmente, a mudar comportamentos que contribuem para isso. Como evoluem os transtornos afetivos? Com tratamento adequado, as perspectivas de recuperação dos transtornos afetivos são boas.
Com tratamento adequado, as perspectivas de recuperação dos transtornos afetivos são boas. No entanto, num grande número de casos essas são condições crônicas e graves. A maioria delas precisa ser tratada a longo prazo. Em geral, as pessoas com transtornos afetivos, que estão sendo tratadas, podem viver uma vida normal.
O que aparece no download de dados do Instagram?
Como salvar uma imagem para colocar no Facebook?
Como salvar vários contatos no WhatsApp?
Como faço para salvar um vídeo?
É perigoso ativar a glândula pineal?
Como matar bactéria H Pylori com remédio caseiro?
Como matar a bactéria salmonela?
Como funciona o seguro Conta Paga Família Carrefour?
Qual telefone para marcar consulta Hapvida?
Como agendar prova de reciclagem do Detran-MG?
Como funciona o Facebook Live?