Quando o tumor se dá por crescimento do número de células, ele é chamado neoplasia - que pode ser benigna ou maligna. Ao contrário do câncer, que é neoplasia maligna, as neoplasias benignas têm seu crescimento de forma organizada, em geral lento, e apresenta limites bem nítidos.
Causas de neoplasia As neoplasias apresentam inúmeras causas, podendo ser desencadeadas por fatores genéticos ou ambientais. Esses fatores causam alterações em genes e proteínas, o que ocasiona proliferação, bem como a perda da diferenciação celular. As neoplasias benignas estão mais relacionadas com fatores genéticos.
Neoplasia
A neoplasia é definida como uma massa de tecido anormal que pode surgir em diferentes partes do corpo. Também chamada de tumor, essa doença possui características específicas de acordo com o local de aparecimento, além de poder apresentar ritmos de crescimento e riscos diferentes.
Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos. Por definição tumores malignos são câncer.
Dor ao urinar ou urina escura; Cansaço intenso; Aparecimento de nódulos, especialmente na mama, por exemplo; Aparecimento de manchas na pele.
As causas ainda são desconhecidas, devido a complexidade, ainda não foi possível isolar o agente agressor. Em termos genéticos, os genes alterados ditos promotores da neoplasia são denominados de ONCOGENES. Estes genes podem estar ativos ou inativos. Este último é conhecido como proto-oncogenes.
Alguns fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento de neoplasias, principalmente as malignas, como o tabagismo, o alcoolismo e a obesidade. Assim, alguns cuidados podem auxiliar na prevenção de alguns tipos de tumor, como:
O diagnóstico das neoplasias é feito por intermédio da observação de um tumor (se suas características clínicas). São feitos exames complementares, como exames imagenológicos (radiografia, tomografia), bioquímico e histopatológico. Para concluir, as neoplasias podem crescer no seu local de origem, dito crescimento primário ou in situ.
A neoplasia pode ser definida como um tumor que surge devido ao aumento anormal do número de células, ou seja, caracteriza-se como proliferação anormal do tecido. O termo tumor refere-se a um aumento do volume de uma parte do organismo, entretanto, é comumente usado como sinônimo de neoplasia.
Como se escreve Loki em português?
É uma vantagem do cartão de débito?
Quais os países serão os mais populosos segundo a previsão em 2050?
Quanto é o cachê da Gabriela Rocha?
Quantos EP tem One Piece atualmente 2021?
Como saber se uma tecla está travada?
Quais são os mascotes das olimpíadas de Tóquio?
Qual é a vegetação da floresta boreal?
Quantas sessões de microfisioterapia são necessárias?
Como fazer para dormir por mais tempo?
Quais são as praias do litoral Paranaense?