O trovão chega depois do relâmpago, porque o som caminha mais devagar do que a luz. Os raios se formam quando certa região de uma nuvem acumula excesso de carga elétrica, positiva ou negativa. ... O trovão ocorre porque a região do raio se aquece rapidamente e, por aumento de pressão, desloca uma grande massa de ar.
Tá, mas o que isso tudo tem a ver com os raios? Bom, da mesma forma que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, cargas elétricas de sinais opostos se atraem. Logo, as cargas negativas das nuvens tenderiam a se aproximar das cargas positivas da superfície terrestre. Porém, o ar não permite que isso ocorra.
Entre 30 e 50 pessoas são atingidas por raios todos os anos, e aproximadamente 10% não sobrevive ao evento traumático. Nervos e músculos são os mais prejudicados por uma descarga: com uma alta percentagem de líquido, eles opõem bem pouca resistência.
O raio é consequência da existência de cargas elétricas opostas entre dois centros de cargas (dentro de uma mesma nuvem, entre uma nuvem e o solo, entre uma nuvem e outra ou entre uma nuvem e o céu ao redor), causando uma atração muito forte, rompendo a capacidade de isolamento do ar.
Raios que sobem só acontecem a partir de estruturas elevadas, como por exemplo do alto de um arranha-céu ou de uma montanha ou antena. Parte da energia dos raios é consumida na formação do ozônio, na qual 3 moléculas de oxigênio se unem para formar duas de ozônio.
Quantos andares tem o prédio Burj Dubai?
Pode fazer compressa em injeção?
Qual console mais vendido 2020?
Quais são as características do Naturalismo no Brasil?
O que significa steak em português?
Quem são os aliados dos EUA em caso de guerra?
Quais são as características da agricultura?
Qual a função da Poliadenilação?
O que estuda na faculdade de letras?