Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
A seguir, veja quais são os sinais que merecem atenção e podem indicar um distúrbio da tireoide.
A tireoide utiliza o iodo para produzir os hormônios vitais, sendo que os principais são a tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3). Esses hormônios são responsáveis pelo nosso metabolismo basal, ou seja, é ele que estimula as células a trabalharem e garante que tudo funcione corretamente no corpo.
Normalmente quem está tentando engravidar deve conseguir normalizar os valores da tireoide com o uso de medicamentos indicados pelo endocrinologista e manter o devido controle durante a gestação para diminuir as chances de complicações.
Além de relatar seu histórico de doenças e realizar exame físico (apalpando a região da tireoide), exames especializados são usados para diagnosticar distúrbios da tireoide. O tratamento do distúrbio de tireoide depende do tipo de disfunção.
As alterações na tireoide podem causar diversos sintomas, que se não forem bem interpretados podem passar despercebidos e o problema pode continuar se agravando.
O que é diagnóstico em enfermagem?
Qual valor da prolactina alta?
O que é um pontinho amarelo tocando violão?
Que cor de caneta preencher cheque?
O que significa pílula azul e vermelha?
Qual a diferença de idade entre Thor e Loki?
Qual a diferença entre homicídio e homicídio qualificado?
O que acontece quando o processo vai para o Tribunal de Justiça?
Qual é o preço de um leão branco?
Qual a diferença entre simples e presumido?
De quem Semíramis ficou grávida?
Qual o horário para corte de energia?
Quais os princípios específicos para licitações citados no o art 3 º da Lei 8666 1993?