As consequências envolvem sentimentos de tristeza e vazio que podem, inclusive, contribuir para desencadear um quadro de depressão. Outras sensações comuns são angústia e ansiedade ao ficar sozinho. Além disso, a baixa autoestima também pode trazer muito sofrimento.
A carência afetiva está ligada também a outros problemas emocionais, sintomas que as pessoas dificilmente prestam muita atenção. Por este motivo, grande parte delas culpa o seu estado emocional atribuindo a responsabilidade aos outros. Para a psicologia, os seus sintomas são específicos da dependência emocional.
A carência emocional afetiva pode ser desenvolvida logo nos primeiros anos de vida e durante a infância, sendo relacionada às relações mais primárias que uma criança tem com as pessoas, em especial com os seus familiares. O que fazemos na vida é repetir as experiências que registramos desde a infância.
O que é carência afetiva? A carência afetiva caracteriza-se por uma dependência acima do normal de outra pessoa. O indivíduo carente sente que precisa do outro para ser feliz e sentir-se amado. Por isso, aceita qualquer tratamento, bom ou ruim, por medo de ficar sozinho.
Como superar a carência afetiva
5 formas de combater a carência
Quando amamos nos tornamos fiel, confiável, solícito, paciente e bondoso; ele inclui o outro na minha verdade, na minha intimidade, sem exigir exclusividade ou permanência eterna. Só o amor verdadeiro nasce da liberdade. Já a carência afetiva é uma tentativa de auto-preenchimento.
Se você passa o dia olhando o celular e esperando uma mensagem, ou tem medo – além do normal – que o outro perca o interesse, pode estar vivendo um momento de carência. O problema desse sentimento é que você acaba atropelando a ordem natural das coisas e precipitando sensações e julgamentos.
Como superar a carência afetiva
A carência, basicamente, resume-se ao tempo que você deverá esperar para poder acionar a cobertura em determinados serviços e assistência. A carência é reguladas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determina prazos máximos para os períodos de carência.
Normalmente, a carência afetiva pode ser manifestar de forma saudável ou segura, ou com ansiedade e disfunção. Entenda melhor cada situação. As pessoas seguras, mesmo que se sintam carentes em algum momento, costumam ser carinhosas e amorosas. Isso porque, provavelmente, sempre tiveram pais amorosos e receptivos.
A melhor forma de descobrir como se livrar da carência afetiva é através de ajuda psicológica. O especialista vai tentar descobrir onde está a raiz do seu problema e tratá-lo da maneira mais adequada. De repente, o tratamento é mais simples do que se imagina; às vezes, leva tempo.
A carência afetiva é caracterizada por uma dependência emocional extrema, na qual uma pessoa precisa da outra para se sentir feliz e amada. Esta condição se torna um peso para os envolvidos, uma vez que nenhum companheiro é capaz de suprir os problemas internos de uma pessoa. Como é desenvolvida a carência afetiva?
Logo, a Carência afetiva deve ser interpretada como a falta de afeto. Surgem quando percebemos algum déficit no recebimento de afeto. É como se de repente, todas as pessoas com quem nos relacionamos deixaram de se importar conosco. Não percebemos mais as demonstrações sutis de afeto que em outro momento, ajudaram a colorir nossa existência.
Como saber se o cabelo está com excesso de queratina?
Qual as qualidades do signo de Câncer?
O que significa colocar Deus em primeiro lugar em nossa vida?
O que significa nascer da lua cheia?
Como se prevenir da hepatite A?
Quais os tipos de ferimentos abertos?
O que é nível hierárquico de uma empresa?
Qual o valor do comunicado de venda?
Qual tipo de verruga é perigoso?
Como fazer para retirar uma tatuagem?
Quais direitos tem um Motoboy?
Quando é necessário o uso de antibiótico no cachorro?
O que acontece com seu corpo quando você faz 30 minutos de exercícios por dia?
Quais as principais intervenções e cuidados de enfermagem no atendimento do trauma?
O que tomar para nervos fracos?