A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.
– Cenoura, abóbora, laranja e alimentos ricos em vitamina A, compostos por betacaroteno, estimulam a melanina e mantém o bronzeado por mais tempo. – Tomate, uva e espinafre também são ricos em betacaroteno e licopeno, importantes para a saúde da pele, e favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo.
A melanina é o pigmento que dá cor à pele, ao cabelo e aos olhos. Existem alguns factores que podem desencadear um aumento na produção de melanina, mas os principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.
“Os indivíduos com o tom de pele mais escuro, graças à presença de maior quantidade do pigmento melanina no corpo, tem uma síntese prejudicada de vitamina D, já que a melanina é capaz de dissipar 99,9% da radiação UV absorvida pela pele”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.
A melanina é produzida nos melanócitos, células que se originam das cristas neurais do embrião e que se localizam em várias partes do corpo, como olhos, sistema nervoso central, pele e mucosas. Na pele, os melanócitos são encontrados na camada basal da epiderme e, algumas vezes, na derme.
18 curiosidades que você vai gostar
Como mencionado anteriormente, a síntese de melanina é ativada por diversos mecanismos diferentes, muitos dos quais ocorrem através da comunicação entre as células da epiderme (queratinócitos) e os peptídeos que se ligam a receptores específicos nos melanócitos, iniciando a produção de melanina.
Assim , qualquer bronzeado precisa de uma nova exposição solar antes de 21 dias com a finalidade de ser mantido. Além disso, a melanina demora de 24 a 36 horas para ser totalmente reposta e poder intensificar o tom do bronzeado.
1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.
Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.
Qual a causa dos tremores na doença de Parkinson?
O que são barreiras tecnológicas?
Quando é que se forma a placenta?
Tem como jogar Marvel torneio de campeões no PC?
Como identificam as famílias na tabela periódica?
Como os folhetos são ilustrados de cordel?
Quais são os verbos e para que serve?
Como ser uma pessoa respeitada por todos?
Como inicia o conflito na narrativa?
O que precisa para se jogar badminton?
Como fazer uma mandala simples passo a passo?
Como tomar Novalgina 500mg gotas?
Quanto tomar de metilcobalamina?