Uma plaqueta ou trombócito é uma componente do sangue cuja função (junto com os fatores de coagulação) é a de parar sangramentos aglomerando-se e formando coágulos em lesões nos vasos sanguíneos.
A formação de plaquetas ocorre a partir da separação de pequenas partes de citoplasma das regiões periféricas dos megacariócitos, através de canais de demarcação plaquetária que formam um sistema canalicular aberto, que se comunica com invaginações da membrana plasmática.
As plaquetas, também chamadas de trombócitos, são células sanguíneas incolores que ajudam na formação do coágulo sanguíneo. Estas células param o sangramento, aglomerando-se e formando uma espécie de rede nas lesões dos vasos sanguíneos.
As plaquetas possuem formato discoide a irregular, diâmetro médio de 2,6 µm e uma estrutura extremamente complexa. Apesar de não serem células completas, elas apresentam algumas organelas e são ricas em ATP.
As plaquetas são pequenos fragmentos celulares derivados de uma célula produzida pela medula óssea, o megacariócito. O processo de produção do megacariócito pela medula óssea e fragmentação em plaquetas dura cerca de 10 dias e é regulado pelo hormônio trombopoietina, que é produzido pelo fígado e pelos rins.
As plaquetas são fundamentais para o processo de formação do tampão plaquetário durante a resposta normal à lesão vascular. Na ausência de plaquetas, podem ocorrer vários vazamentos espontâneos de sangue em pequenos vasos, o que pode comprometer o estado de saúde da pessoa.
As plaquetas (trombócitos) normais têm um diâmetro de 2 a 3 mm, espessura em torno de 1.0 mm e volume de 7.0 fl. A vida média das plaquetas no sangue circulante é de 9 a 12 dias e cerca de 7000 plaquetas /ml são consumidas diariamente com a finalidade hemostática.
As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células do sangue produzidas pela medula óssea e que são responsáveis pelo processo de coagulação ...
Saiba tudo sobre a trombocitopenia. Uma das possíveis alternativas para aumentar a produção de plaquetas é por meio da reposição hormonal de trombopoietina, já que esse hormônio é responsável por estimular a produção desses fragmentos celulares.
Como o Tratamento das Plaquetas Baixas? Pessoas com trombocitopenia leve podem não precisar de tratamento. Por exemplo, eles podem não ter sintomas ou a condição desaparece sozinha. Algumas pessoas desenvolvem trombocitopenia grave ou prolongada (crônica).
Plaquetas baixas. Além da trombocitose, outro distúrbio relacionado à quantidade de plaquetas é a trombocitopenia, que corresponde à diminuição de plaquetas no sangue, que pode acontecer devido ao uso de alguns medicamentos, anemia perniciosa, doenças auto-imunes, como o lúpus, e deficiências nutricionais, por exemplo.
Como apagar o que está no subconsciente?
Como limpar uma bolsa que está encardida?
Como limpar oxidação do chuveiro?
Como limpar memória de impressora Brother?
Como limpar a lista de documentos recentes?
Como recuperar o diamantado da aliança?
Quem é responsável pela limpeza da caixa de gordura?
Como tirar a resina do dente caseiro?
Como tirar o vidro da porta do forno?
Quanto tempo para limpar antecedentes criminais?
Como limpar memória do Bluetooth?
Em que idade se deve de começar a puxar a pele da pilinha para trás?
Como usar o carvão ativado no rosto?
Pode limpar a pata do cachorro com álcool?