O que prevalece lei municipal ou estadual?

Pergunta de William Guerreiro Sousa em 31-05-2022
(30 votos)

“O que vem prevalecendo é o decreto mais restritivo, seja estadual ou o municipal. É esta a impressão diante das decisões judiciais, inclusive do Supremo Tribunal Federal (STF), onde vem sendo entendido que os decretos que adotam as medidas mais restritivas no combate à Covid-19 devem prevalecer.

O que vale mais lei federal ou estadual?

Assim, ressalvada a hipótese da competência concorrente, a regra é de que não há relação hierárquica entre normas oriundas de entes estatais distintos, isto é, não se pode falar em hierarquia entre leis federais, estaduais, distritais e municipais.


Qual lei tem mais força?

No que concerne à lei e ao decreto, deve ficar claro que lei tem mais força normativa porque, para sua formação, concorrem conjuntamente o Poder Legislativo e o Poder Executivo.

Quem pode alterar uma lei municipal?

Os Vereadores poderão apresentar mudanças à Lei Orgânica Municipal. Dependendo da área temática, os estudos e os pareceres deverão compor o processo legislativo, com a promulgação pela própria Casa, ainda que a iniciativa legislativa tenha sido do Prefeito.

Qual a diferença entre leis federais estaduais e municipais?

As normas federais, estaduais, distritais e municipais possuem o mesmo grau hierárquico. Assim, um eventual conflito entre normas federais e estaduais ou entre normas estaduais e municipais não será resolvido por um critério hierárquico; a solução dependerá da repartição constitucional de competências.

A diferença entre as leis federais, estaduais e municipais


18 curiosidades que você vai gostar

O que são as leis federais?

Diremos que normas gerais são normas de leis, ordinárias ou complementares, produzidas pelo legislador federal nas hipóteses previstas na Constituição, que estabelecem princípios e diretrizes da ação legislativa da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Quem faz as leis federais estaduais e municipais?

No âmbito federal, o executivo é o presidente e o legislativo, a Câmara dos Deputados e o Senado. No plano estadual, o executivo é o governador e, no municipal, o prefeito. No estado, o legislativo são os deputados estaduais e, nos municípios, os vereadores.

Como alterar uma lei ordinária municipal?

A lei ordinária, por ser, na escala das regras, inferior à complementar, não pode alterá-la, sob pena de violação ao princípio da hierarquia das normas, pois, seja pelo campo material de competência a esta reservada, seja pela exigência de quorum qualificado para sua aprovação, não se admite a revogação de um ato ...

Como alterar uma lei já existente?

Se o estudante está propondo alterar uma lei existente e pretende remover alguma parte dessa lei, então ele deverá usar a cláusula revogatória. Revogar significa anular, tirar a validade de um dispositivo. Assim, ele deve indicar expressamente as leis ou disposições da lei que serão revogadas.



Outras questões

O que é olhos baço?

Quais marcas de cosméticos não fazem testes em animais?

Quais caminhos para abrir uma empresa?

Qual objetivo do utilitarismo?

Quais são os blocos econômicos regionais?

O que faz a suculenta crescer muito?

Qual o idioma menos conhecido do mundo?

Qual o dom do número 8?

Quanto custa 1kg de ouro hoje?

Quanto tempo ficar deitada depois da relação?

Como rastrear pedido da Shopee?

O que não pode comer depois que faz quimioterapia?

O que significa o termo defronte?

Por que Hipócrates e O Pai da medicina?

O que o colágeno faz no corpo?

Como citar 3 autores em uma citação?

Quais qualidades especiais Deus concedeu somente a Daniel?

Para que serve o tomilho?

O que é comunidade virtual de aprendizagem?

Como ver as respostas do Google Forms pelo inspecionar?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com