Margarina, salgadinhos, bolachas, macarrão instantâneo, comidas congeladas, refrigerantes, sucos de caixinha e sorvetes, entre outros produtos industrializados, costumam ter grandes quantidades de substâncias que aumentam o estado inflamatório do organismo e dificultam a cicatrizaram.
Em linhas gerais, algumas ações podem contribuir para acelerar o processo de cicatrização da ferida operatória. Entre eles, podemos citar: realizar a correta higienização da ferida, manter o organismo bem hidratado e uma dieta equilibrada, com adequada quantidade de proteínas, gorduras e carboidratos.
Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando “escondida” ou quase imperceptível no convívio social.
Os alimentos ricos em gorduras trans, como salgadinhos, biscoitos e congelados, estão n o topo da lista de itens contraindicados nesse processo". De acordo com Domingues, por serem ricos em sódio, esses alimentos ainda causam um inchaço no corpo, que também atrapalha a recuperação.
Certos alimentos, popularmente conhecidos como remosos, atrapalham a cicatrização e não deve ser consumidos depois da cirurgia, enquanto ainda estiver com pontos, como por exemplo: doces, refrigerantes, frituras ou carnes processadas, como salsicha e linguiça.
Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.
Uma dica são as frutas vermelhas, como morango, amora, acerola e cranberry. Essas frutas ajudam a proteger as paredes dos vasos sanguíneos, reduzindo processos inflamatórios. Além disso, estimulam a coagulação e melhoram a produção de elastina, auxiliando no aspecto da pele.
Uma outra boa dica para ajudar na cicatrização de feridas é aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C, como morango, laranja e abacaxi, porque eles ajudam na regeneração da pele. Porém, é importante estar atento a possíveis sinais de Inflamação na ferida.
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz. Para melhorar a cicatrização, ... a alimentação é a chave. Inscreva-se 1.3 milhões.
Os alimentos cicatrizantes, como leite, iogurte, laranja e abacaxi, são importantes na recuperação após uma cirurgia porque facilitam a formação do tecido que fecha as feridas e ajudam a diminuir a marca da cicatriz. Para melhorar a cicatrização, também é importante manter o corpo bem hidratado, pois assim a pele fica mais elástica e ...
Pois desta forma fica mais fácil retomar o processo de cicatrização. Muitas pessoas, tentam erroneamente a auto medicação antes de procurar um atendimento de urgência. O que costuma agravar ainda mais o quadro de dor e costuma gerar grandes sequelas.
Como remover oxidação em conectores?
Como ligar um interruptor em um LED?
Como ligar um som automotivo em uma fonte de computador?
Como fazer uma tomada a partir de um ponto de luz?
Como limpar Blender brush Pen?
Como limpar pia suja de cimento?
Pode jogar soda cáustica na caixa de gordura?
Como polir a aliança com pasta de dente?
O que passar na tela da televisão para limpar?
Como se escreve o nome Alan em inglês?
Como acontece o escoamento da água em áreas rurais e nas áreas urbanas?
Quando se dá o fim da personalidade?
Qual a função do MHC Classe 1?
Como o multiculturalismo é tratado no Brasil?
Porque o equilíbrio do corpo está relacionado ao sistema auditivo?