Pregavam o subjetivismo, o misticismo e a sugestão sensorial. O simbolismo buscou uma linguagem que pudesse “sugerir” a realidade, em vez de retratá-la de maneira tão óbvia como faziam os realistas.
O simbolismo é uma estética literária do século XIX que se opõe à objetividade parnasiana. Pode-se observar no simbolismo uma revivescência romântica. Ao contrário dos parnasianos que defendiam o rigor formal do verso, os simbolistas buscavam uma poesia voltada a efeitos sonoros, com certa musicalidade.
Os poetas simbolistas acreditavam que a realidade era complexa demais para ser descrita de maneira objetiva, como pretendiam os realistas e parnasianos. Dessa forma, eles priorizaram o universo interior e os aspectos não racionais e não lógicos da vida.
O simbolismo foi um movimento literário que surgiu no final do século XIX na França. Oposto ao racionalismo, materialismo e cientificismo, teve como principais características a valorização do eu, o subjetivismo, o pessimismo, o misticismo, o espiritualismo e a religiosidade.
Buscavam algo além do materialismo e além do empirismo: um sentido de universalidade, que seria recuperado por meio da linguagem poética. Buscavam, ao contrário da impessoalidade numérica e tecnológica, os valores transcendentais — o Bom, o Verdadeiro, o Belo.
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Os escritores simbolistas buscavam compreender diversos aspectos da alma humana, compondo obras que exaltassem a realidade subjetiva. De tal modo, é notório nas obras simbolistas a fuga da realidade, característica manifestada por uma linguagem expressiva, imprecisa e vaga.
Para iniciar o estudo do Simbolismo, você trabalhará com o poema Antífona, de Cruz e Souza e escolherá um poema parnasiano para propor aos alunos uma comparação: temática, maneira como os autores tratam a realidade, características formais.
O marco do Simbolismo em Portugal é a publicação da obra Oaristos (1890), livro de poemas de Eugênio de Castro. ... O movimento Simbolismo em Portugal está intimamente ligado ao estado de depressão que domina a sociedade em consequência da crise da monarquia, da crise econômica e financeira e do ultimato inglês.
É também através da fuga do âmbito público que os simbolistas vão se utilizar de imagens e símbolos para estabelecer correspondências com outras realidades. Logo, os mitos serão utilizados pelo movimento para pensar a condição humana como uma condição trágica.
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia. Essas características do Simbolismo se referem a linguagem e ao estilo de escrita feitas pelos escritores simbolistas.
A linguagem do simbolismo é criativa, espírita, subjetiva, sensorial, fluida, imprecisa, transcendental, sensual, libertária, expressiva, misteriosa, musical, expressiva, vaga e onírica. Nas obras possuíam elementos que demonstravam a grande fixação pelas estruturas de poemas, como os sonetos.
As principais características do Simbolismo são: temática metafísica com um profundo interesse por temas filosóficos; conflito entre matéria e espírito e busca por elementos sinestésicos. Todos esses elementos contrariaram o cientificismo, uma vez que sondaram a transcendência espiritual e o mistério.
Opondo-se ao progresso da ciência e das tecnologias e o modo de pensamento mais racional do final do século XIX, o movimento Simbolista buscou o que até então estava em segundo plano, explorou a vida espiritual, o mistério, o subjetivismo, o inexplicável e o individualismo.
Principais características da poesia simbolistaNegação dos valores do realismo e naturalismo.Oposição ao Racionalismo e Materialismo.Subjetivismo, individualismo e musicalidade.Uso de figuras de linguagem.Misticismo, fantasia e espiritualismo.Temáticas sombrias, misteriosas, religiosas e sensuais.
Eles desenvolveram um modelo que ironizava a objetividade do movimento anterior. O Simbolismo no Brasil e no mundo chegou a ser considerado como o movimento inimigo da sensibilidade, instrução e da descrição objetiva. Para os adeptos desse movimento a arte deveria focar nas verdades absolutas.
Os autores do Simbolismo brasileiro mais destacados são Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos e Emiliano David Perneta. Esse são os principais escritores do movimento que surgiu, primeiramente, no final do século XIX, na França, pela publicação dos poemas “Flores do Mal” de Charles Baudelaire.
O Simbolismo é uma volta ao Romantismo, especificamente ao "mal do século", que marcou a segunda fase romântica. Apesar de várias de suas características coincidirem, o Simbolismo optou pela expressão da subjetividade sem o sentimentalismo choroso e superficial dos românticos. para torná-la emocional e ardente.
O Movimento Simbolista se aproxima do Romantismo na medida em que explora a subjetividade, recuperando assim os valores emocionais que foram deixados de lado pelas escolas anteriores (Realismo, Naturalismo e Parnasianismo), que por sua vez retratavam de forma fidedigna os aspectos da sociedade.
O fato de preferirem as palavras névoa, neblina, e palavras do gênero, transmite a ideia de uma obsessão pelo branco (outra característica do simbolismo) como podemos observar no poema de Cruz e Sousa: "Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas...
O simbolismo em Portugal compreendeu o período entre 1890 e 1915, quando teve início o modernismo. No país, esse movimento surgiu em meio à crise da monarquia e foi inaugurado em 1890 com a publicação da obra Oaristos, do escritor Eugênio de Castro.
Camilo Pessanha (1867-1926) foi um poeta português, o melhor representante do Simbolismo de Portugal. Sua poesia é marcadamente pessimista, sendo notória sua rejeição pelo mundo material.
O sobrenome é mantido por seus netos e bisnetos. Pertencente ao Simbolismo, movimento que produziu grandes poetas tardiamente no início do século XX no Rio Grande do Sul, formou, junto a Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens, a chamada "trindade simbolista" no Brasil.
O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX, marcado pelo pessimismo e pela visão subjetiva da realidade. Ilustração de Charles Baudelaire, poeta francês do século XIX que esteve dentro da estética simbolista. O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX.
Autores e Obras do SimbolismoCruz e Souza: Brasileiro. Tropos e Fantasias; Missal e Broquéis; Evocações (prosa); Faróis; Últimos Sonetos.Eugênio de Castro: Português. Oaristo; Horas; Silva e Interlúdio.Alphonsus de Guimaraens: Brasileiro. ... Camilo Pessanha: Português.
O Simbolismo no Brasil (1893-1902) é representado, principalmente, pelos autores Cruz e Sousa (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921). Cruz e Sousa, um dos poucos autores negros do século XIX, é identificado pela sua profundidade filosófica, angústia metafísica e obsessão pela cor branca.
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