Mais receitas com pouco (ou nenhum) sal
10 temperos naturais que podem substituir o sal na cozinha
Na verdade, a eliminação total do sódio da alimentação pode levar a um problema conhecido como hiponatremia, que é a diminuição, no sangue, do sódio em relação à água e pode causar edema cerebral e crises convulsivas.
Na quantidade adequada, o sal aumenta os movimentos peristálticos dos intestinos, contribuindo para uma boa digestão, facilita a produção de energia, auxilia o funcionamento renal, além de ser muito importante para quem pratica mais de uma hora de exercícios físicos, pois ajuda a repor o sódio perdido com o suor.
Os benefícios de reduzir o sal das refeições
3. Alho + cebola. A clássica combinação alho + cebola é uma das melhores quando se trata de substituir o sal na comida. Ela pode ser usada no preparo de inúmeras receitas: desde carnes até massas e molhos.
Quantidade muito baixa de sódio no organismo pode agravar ou ocasionar doenças cardiovasculares. Uma nova pesquisa aponta que consumir níveis muito baixos de sal, abaixo de 5 gramas ao dia, pode ser tão prejudicial à saúde quanto seu exagero, pois aumenta os riscos de doenças cardiovasculares.
Os benefícios de reduzir o sal das refeições
Quando comemos muito sal, o corpo tenta se livrar desse excesso. Assim, é estimulada a produção de um hormônio chamado glicocorticoide, que dispara o processo de transformar gordura e músculos na água, utilizada para levar o sal para fora do corpo na urina.
Aqui te oferecemos dicas para que você possa cozinhar sem sal sem sacrificar o sabor nas suas refeições. Há muitas pessoas para quem o sal não cai bem, visto que não é bom consumi-lo em excesso. No entanto, estamos aumentando cada vez mais o consumo de sódio em produtos já processados e que estão se tornando mais comuns em nossa alimentação diária.
No Brasil, um adulto chega a ingerir mais do que o dobro desta quantidade por dia. Uma boa dica para minimizar os efeitos do sal no organismo é se manter bem hidratada. Especialistas indicam que pelo menos dois litros de água por dia são essenciais para desinchar e garantir o bom funcionamento do corpo.
Apesar de poder ler no rótulo de algumas marcas a indicação “sem sal” não significa que o produto em causa não tenha sulfatos. Assim, a única forma de perceber se o produto também não contém sulfatos é ler o rótulo e verificar se não tem na sua composição nenhuma destas substâncias:
Assim como o açúcar refinado, o sal é considerado um dos maiores vilões não só da dieta, mas também da saúde. Seu consumo é importante para o organismo, já que controla a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células, mas, em excesso, pode causar diversos malefícios que vão desde inchaço até hipertensão arterial e infarto.