Os principais agentes polinizadores do maracujazeiro-azedo são as abelhas Xylocopa, conhecidas como mamangavas, mamangavas-de-toco, mamangabas, mamangás, mangangavas, mangangás, mangavas ou abelhas-carpinteiras.
A polinização na cultura do maracujá é realizada pela abelha Bombus, Xylocopa, Euglossa e Centris, são abelhas grandes e no Brasil, conhecidas com o nome de Page 3 mamangabas, mamangás, mangangavas, mangavas, mangangás, mamangavas ou abelhas carpinteiras (Freitas, 2009) e, segundo Vieira et al.
Outra medida para atrair as mamangavas é a colocação toras de madeira mole, troncos de árvores ou bambu nos quais os insetos irão construir seus ninhos. As flores do maracujazeiro-amarelo iniciam a abertura por volta das 12:00 e fecham-se à noite. Se não forem fecundadas murcham e caem.
Geralmente, as flores do maracujazeiro-azedo abrem às 13h (horário de verão), mas o melhor horário para se praticar a polinização manual é a partir das 15h (também horário de verão), quando os estiletes (filamentos que ligam o ovário aos estigmas) encontram-se totalmente curvados.
Há polinizadores no local, como as mamangavas, e a planta tem muitas flores, apesar de aparentemente não produzir pólen. Para que uma flor de maracujá fecunde e se transforme em frutos, precisa haver polinização, processo feito naturalmente por mamangavas ou, artificialmente, pelas mãos do produtor.
40 curiosidades que você vai gostar
Adubação de plantio: em cada cova, colocar 40 litros de esterco de curral curtido ou composto ou oito litros de esterco de galinha, 200 g de calcário dolomítico, 200 g de P,0,4 g de Zinco e 1 g de Boro, ou 50 g de FTE BR-12.
Como fazer para o pé de maracujá dar flores? As flores no maracujá surgem naturalmente, basta que a planta tenha iluminação, água e nutrientes suficientes. Não tem segredo. Depois que a planta fica um pouco mais velha, ela dará flores.
Observações visuais permitiram constatar que o horário mais propício à polinização manual ocorre por volta das 14 horas após o pico de abertura das flores, porque os estigmas tornam-se mais receptivos ao pólen.
Por essa razão, recomenda-se que, em pomares de maracujazeiro- azedo, as pulverizações com defensivos sejam efetuadas à noite ou pela manhã. Por sua vez, em pomares de maracujá-doce as pulverizações devem ser feitas à noite, pois as flores permanecem abertas das 4 às 20 horas.
Segundo Bruckner et al. (2001), os estiletes encontram-se em posição vertical, logo que a flor se abre. Mas, logo após eles se curvam até que os estigmas fiquem no mesmo nível das anteras. Assim, curvados, os estigmas podem ser tocados pelos insetos polinizadores e retêm os grãos de pólen.
Na fase inicial – Até aos 90 dias após o transplantio das mudas, o consumo médio diário de água é de 2,9 L por planta (1,3 mm por dia). Nas fases de floração, de frutificação e de produção – Entre 90 e 300 dias, o consumo médio de água atinge 23,4 L por planta (10,5 mm por dia).
Para atrair esses seres tão especiais para o seu jardim, é preciso escolher plantas que tenham as seguintes características: flores chamativas, pétalas e sépalas coloridas, e que sejam aromáticas. Cultivar espécies que floresçam em diferentes épocas também ajuda, pois assim sempre há pólen para alimentar os insetos.
O ciclo da mamangava
Ou seja, a partir do nascimento, a rainha as alimentarão, nutrindo-as com alimentos como pólen e néctar.
As abelhas conhecidas como mangangás desempe- nham papel como polinizadoras de diversas espécies vegetais com flores grandes.
Para capturá-las na natureza, você pode colocar iscas próximas aos locais onde elas vivem. Este tipo de abelha, pode ser encontrada em tocos ocos de árvores, em cupinzeiros desocupados, locais próximos às matas nativas.
Se bem conduzido, o maracujazeiro produz a primeira grande florada dos seis aos oito meses após o plantio. Dessa forma, para se ter uma boa florada em maio e junho e uma boa safra em julho, agosto e setembro, o plantio deverá ser efetuado de setembro a novembro.
O período de colheita, varia de 6 a 9 meses. Plantios efetuados nos meses mais próximos do verão, permitem início de colheita mais precoce (6 meses). O maracujazeiro tem longo período de safra.
Como ocorre a polinização? A transferência de pólen pode ser através de fatores bióticos, ou seja, com auxílio de seres vivos, ou abióticos, através de fatores ambientais, esses fatores pode ser: vento (Anemofilia), água (Hidrofilia); insetos (Entomofilia), morcegos (Quiropterofilia), aves (Ornitofilia).
A polinização pode ocorrer de forma direta, em um processo chamado de autopolinização. ... A polinização também pode ocorrer de forma indireta ou cruzada. Nesse caso, o grão de pólen é transportado de uma flor para outra da mesma espécie. Essa forma de polinização permite a variabilidade genética, sendo mais vantajosa.
As flores, que são de um dia, fecham-se no entardecer e, em dois ou três dias, secam e caem, interrompendo o ciclo reprodutivo da planta. Assegure o desenvolvimento dos frutos aplicando adubação à base de NPK mensalmente no período das chuvas.
Seis meses depois de plantando, a vida útil do pé de maracujá é de até dois anos. A colheita acontece o ano inteiro e para tirar a fruta na hora certa, o agricultor tem que ser bom de ouvido.
A época mais apropriada para se fazer a poda do maracujazeiro é o início da primavera, quando existe disponibilidade de água no solo e a temperatura do ar já está aumentando. “Desta forma, a planta podada entra em brotação”, afirma Waldir Vicente dos Santos, professor do Curso CPT Produção de Maracujá.
Como abrir um negócio próprio com 300 reais?
O que são hardwares de entrada e saída?
Quanto tempo para se recuperar da gripe H3N2?
Quantos e quais são os livros do Novo Testamento?
Qual a função dos músculos adutores?
Como recuperar lista de contatos?
Quantas igrejas tem na França?
Qual é a parte mais sensível do cachorro?
O que usar para baixar o pH da água da piscina?
Quais são os principais problemas urbanos da região Norte?
Quem fez parte da geração de 22?
Qual a importância de uma boa placa de vídeo?