Os aceleradores de partículas são usados para investigação científica e, também, para a produção de radiação síncroton.
A utilização desse tipo de equipamento é muito importante, afinal, somente com ele é possível quebrar partículas incrivelmente densas e milhões de vezes menores que o átomo. Essas pesquisas são importantes para nossa constante evolução e para o descobrimento de curas para doenças, por exemplo.
Crises tônico-clônicas são a forma mais conhecida de convulsões. Durante a fase “tônica”, a pessoa perde a consciência e seus músculos de repente ficam tensos. Isso geralmente dura apenas alguns segundos.
Um dos principais objetivos do LHC é tentar explicar a origem da massa das partículas elementares e encontrar outras dimensões do espaço, entre outras coisas. Uma dessas experiências envolve a partícula bóson de Higgs. Caso a teoria dos campos de Higgs estiver correta, ela será descoberta pelo LHC.
“Um buraco negro produzido no LHC não danificaria a Terra ou as pessoas”, diz Michelangelo Mangano, físico do Cern, centro de pesquisa onde o LHC está instalado. Ele, na verdade, não teria nem tamanho suficiente para fazer mal a alguém: mediria apenas 10-16 centímetros, algo milhões de vezes menor que um grão de areia.
35 curiosidades que você vai gostar
Embora a partícula leve o nome de Higgs, importantes trabalhos teóricos também foram desenvolvidos pelos físicos belgas Robert Brout e François Englert. O bóson de Higgs ficou conhecido como "partícula de Deus", porque, assim como Deus, estaria em todas as partes, mas é difícil de definir.
O Cern tem a tradição de disseminar o conhecimento mas também de compartilhar a tecnologia. Hoje há mais de 30 mil aceleradores de partículas no mundo, de variados portes, e grande parte de físicos, técnicos e engenheiros tiveram formação no Cern.
O LHC fica na periferia da cidade de Genebra, na Suíça, sendo formado por um enorme tubo circular com circunferência de 26,7 km e diâmetro de 7 m; é subterrâneo, ficando a cerca de 100 m abaixo do solo.
Para que tais partículas e seu interior fossem estudados era necessário que os pesquisadores criassem, de forma artificial, condições para que essas partículas pudessem se apresentar com um alto nível de energia, e para que isso ocorresse os cientistas desenvolveram aceleradores potentes, capazes de identificar essa ...
Qual é a depreciação de máquinas e equipamentos?
Quanto custa o helicóptero mais caro do Brasil?
Como faço para ver meu abono salarial?
Como escolher uma serra de esquadria?
Quem tem pressão alta pode usar açafrão?
O que acontece quando uma pessoa come isopor?
O que são métodos quantitativos e qualitativos?
O que trabalhar na disciplina de artes na educação infantil?
O que é diversificar investimentos?
Como saber se a prata é de boa qualidade?