O surdo como um ser social é merecedor de respeito, precisa ser visto como alguém que pode e deve exercer sua cidadania. Tal exercício deve começar desde a infância em seu processo de educação.
A comunidade surda refere-se às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Essa comunidade também abrange os familiares dos surdos, tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e demais pessoas que trabalham ou socializam com pessoas surdas.
A pessoa surda, através da Língua de Sinais, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade.
Alguns pequenos ajustes precisam ser feitos na empresa, como a adaptação de alarmes, a melhoria das formas de comunicações sonoras, além do fomento ao conhecimento da língua de sinais entre alguns profissionais. A inclusão de surdos na sociedade brasileira está longe do cenário ideal.
No segundo, faz-se uma breve reflexão sobre alguns aspectos legais da inclusão escolar no Brasil. No terceiro subtítulo, apresenta-se uma breve reflexão a respeito do papel da escola na inclusão de alunos surdos.
Para a pessoa surda, o meio de comunicação utilizado pelo meio que a cerca, não se apresenta como um recurso que vem facilitar seu intercâmbio com o mundo, mas um obstáculo que precisa transpor com dificuldades para chegar ao mundo social de forma efetiva (CARDOSO, 2006).
Como é se relacionar com uma pessoa surda? Não importa se você é um familiar próximo ou distante, se é amigo ou colega, entender o universo da surdez traz benefícios tanto para pessoas ouvintes quanto surdas.
Como fazer uma Introdução de um capítulo de TCC?
O que significa consagrar a vida a Deus?
Como conjugar a palavra polir?
Como se constitui o usufruto de bem imóvel e qual a classificação da posse?
Onde o plasma pode ser encontrado?
Como se formam as cadeias de montanhas Brainly?
Qual o objetivo da tabela de páginas explique o seu funcionamento?
Como surge uma hérnia abdominal?
Como funciona o intestino do gado?
Como ocorre um aneurisma cerebral?