O que fazer para evitar o bullying?
A advogada Gisele Truzzi, especialista em Direito Digital, orienta que a escola deve realizar campanhas de prevenção e combate ao Cyberbullying, com a realização de palestras, workshops e outras atividades que promovam a conscientização dos alunos.
Cyberbullying: como falar sobre o assunto em sala de aula
Mesmo quando o bullying acontece fora da sala de aula, a escola têm responsabilidade, porque os desdobramentos dessa prática estarão presentes no comportamento dos alunos. Nesse processo, o relacionamento professor-aluno é fundamental. É por meio desse canal que o bullying pode ser identificado.
Conversar com a criança vai permitir que ela expresse seus sentimentos em relação às agressões e ameaças que sofre. Evite fazer críticas e não minimize o problema. A criança precisa ser ouvida. Os pais devem relatar o bullying com crianças a um responsável na escola para tomar providências contra os agressores.
Medidas de combate aos casos mais graves
Não dê o troco na mesma moeda.
Diga ao agressor que seu comportamento não é engraçado nem aceitável. Muitas pessoas que cometem bullying querem esse tipo de atenção; deixe claro que não vai funcionar com você. Diga algo simples, como "O que você está fazendo não é legal. Pare, por favor" ou "Não gosto do jeito com que você trata meu amigo".
O bullying é um termo em inglês que se refere ao assédio ou intimidação a uma pessoa de forma intencional e repetida que pode acontecer na escola ou no trabalho através de ações verbais, mensagens escritas e/ou abuso físico e psicológico.
As instituições de ensino têm nas mãos um poder muito grande de combate à prática do bullying, pois elas são o cenário aonde ele normalmente ocorre. “É muito importante que a escola não ignore o bullying”, enfatiza o psicólogo Andrade. Ele diz que a situação não ocorre somente entre crianças isoladas.
Quais são as consequências para o aluno que é alvo de bullying? O aluno que sofre bullying, principalmente quando não pede ajuda, enfrenta medo e vergonha. Em grande parte das vezes, rejeita ir à escola, usando todas as estratégias criativas de uma criança: dores frequentes, choro, motivos não necessariamente relacionados ao bullying.
Em resumo, o bullying geralmente se estabelece onde há disputas e diferenças entre os estudantes, onde uns procuram se afirmar frente a outros, estabelecendo uma relação de opressor e oprimido. Assim, o importante é combater preconceitos, incentivar a cooperação e trabalhar para criar uma cultura de paz na escola.
Para saber se um aluno é vitima de bullying, deve-se primeiramente observar seu comportamento e seu envolvimento. É preciso cautela para não rotular ou se precipitar na identificação. A vitima costuma retrair-se ou isolar-se socialmente.
Como por Capa nos destaques do Instagram?
Qual o valor de uma rinoplastia nariz de batata?
Como colocar link no banner da Twitch?
Como fazer o licenciamento anual 2021?
Como dar transparência a uma imagem no Word?
Como tirar o medo da criança do escuro?
É necessário se ter uma vírgula após o MAS?
Como ocultar o nome do efeito no Instagram?
Quando usar a palavra exemplo?
Como nivelar terreno para construir?
Quanto ganha uma pessoa que trabalha na Marisa?
Como poderíamos definir um território Brainly?