Como advérbio, a palavra MAL é sinônima de inadequadamente, erradamente, incorretamente, irregularmente. Já como substantivo, pode ser trocada por crueldade, injustiça, desumanidade, problema. Como conjunção, MAL pode ser substituído por “logo que”, “assim que”, “quando”.
7 acidente, adversidade, azar, calamidade, dano, desastre, desdita, desfortúnio, desgosto, desgraça, desgraceira, desventura, estrago, fatalidade, infelicidade, infortúnio, lástima, má sorte, maldição, mofina, perda, prejuízo, revés, tragédia, tribulação.
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
1 - "Mal" pode ser um substantivo ou um advérbio. Como substantivo, quer dizer "aquilo que é nocivo, prejudicial" ou então "doença", "epidemia".
É sempre adjetivo. Significa “ruim”, “imperfeito”, “que causa mal ou prejuízo”. É antônimo de bom, tem como plural “maus” e como feminino a forma “má”. Assim como todo adjetivo, refere-se a um substantivo.
31 curiosidades que você vai gostar
Verbetes derivadosEditarmal-educado.mal-entendido.mal-estar.mal-passado.
O contrário de mau é: Contrário de malvado: 1. bom, bondoso, benévolo, benevolente, generoso, caridoso, misericordioso, magnânimo, humano, clemente, piedoso, nobre, humanitário.
Já mal, pode ser classificada como advérbio de modo, quando significa “incorretamente”, “erradamente”. Nesse caso, é invariável e seu antônimo é o advérbio bem. Como advérbio, refere-se sempre a um verbo.
Delicadeza - Dicio, Dicionário Online de Português.
Diferença está na palavra mal com L e mau com U
Ela explica que mau com U é o contrário de bom e o mal com L é o contrário de bem. "Então na dúvida deve-se apelar para o troca-troca. O contrário de mau humor é bom humor, o contrário de lobo mau é lobo bom.
As palavras mau-humor, mal humor e mal-humor estão erradas. Sempre que quisermos referir a má disposição de alguém devemos utilizar as palavras mau humor, que são sinônimas de irritação, neurastenia, nervosismo, agastamento, zanga, ranzinzice, aborrecimento, irascibilidade, entre outras.
Significado de Mau uso
expressão Má utilização de alguma coisa; uso incorreto, errado, ruim; ato de usar erradamente: fazer mau uso da televisão, da Internet. Etimologia (origem de mau uso). Mau + uso.
1. Meter em caixa ou no encaixe. 2. Meter umas coisas dentro de outras.
Danificar; prejudicar. Fazer alguma coisa que causa prejuízo e depois queixar-se. [Informal] De maneira imperfeita, apressada e atabalhoada (ex.: o trabalho foi feito mal e porcamente).
Pessoa de caráter ruim, motivo de vergonha.
Os substantivos abstratos são os nomes que se referem aos sentimentos, estados e qualidades. Ou seja, são palavras que não conseguimos formar uma imagem em nossa mente devido ao grau de abstração. O “amor”, que vimos anteriormente, é um ótimo exemplo de substantivo abstrato.
brancura – feiura – doçura.
Os substantivos abstratos são de natureza dependente: escuridão (depende do escuro); clareza (depende do claro); beleza (depende do belo) etc.
“Mau” com “u” é um adjetivo, ou seja, serve para falar de algo ou alguém que não é bom (lobo mau, mau comportamento, mau perdedor…). A palavra “mal”, por outro lado, pode aparecer como um advérbio, uma conjunção ou até mesmo um substantivo, dependendo do contexto.
Os advérbios e locuções adverbiais de intensidade são para intensificar o sentido dos verbos, adjetivos ou advérbios a que se ligam. Muito: advérbio ou pronome indefinido? Advérbio: refere-se a um verbo, adjetivo ou a outro advérbio e não sofre flexões. ... (No caso, “muitos” é o pronome indefinido.
Classificação dos advérbios→ Advérbio de lugar.→ Advérbio de tempo.→ Advérbio de modo.→ Advérbio de intensidade.→ Advérbio de afirmação.→ Advérbio de negação.→ Advérbio de dúvida.→ Superlativo.
Utilizar o termo "mal" neste caso faz com que a expressão perca o sentido: "lobo bem". Diferente de se utilizar "mau", neste caso, pois o antônimo mantém sentido: "lobo bom".
O contrário de alto é: Contrário de grande: 1. baixo, pequeno, raso, diminuto, anão, miúdo, nanico, tacanho.
O contrário de doce é: Contrário de açucarado: 1. azedo, amargo, ácido, acre, acerbo, amarescente, amargado, amargoso, amaro, avinagrado, envinagrado, acidulado, agro, agre, acro, picante, apimentado, acrimonioso, acetoso, amarulento, amaricante.
Etimologia (origem da palavra mal). A palavra mal deriva do latim "male", com o mesmo sentido.
O que pode substituir a cúrcuma?
O que são as quartas de final?
Quais são os três princípios básicos do SUS?
Quantos dias depois da ovulação posso saber se estou grávida?
O que é imperialismo na História?
Como se termina um artigo de opinião?
Quanto se gasta por dia na Alemanha?
É crime fazer um boletim de ocorrência falso?
Quais substâncias do nosso organismo são filtradas e totalmente reabsorvidas pelo rim?
Como denunciar uma empresa que não emite nota fiscal?
Qual é a composição da anestesia?
Qual é o prato mais popular do México?
Como se faz pedido para as almas?
Quanto ganha um conselheiro fiscal de condomínio?
Pode colocar areia no aquário?
Qual o principal representante da poesia de 1945?