O processo de avaliação de resultados do paciente descrito sucintamente permite à gerência do DE controlar, sistematicamente, as áreas de maior risco, rever a adequação das intervenções preconizadas e propor mudanças na realidade assistencial que demonstrem a eficácia, eficiência e efetividade dos resultados obtidos ...
AVALIAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEMA avaliação de enfermagem consiste na ação de acompanhar as respostas docliente aos cuidados prescritos, por meio de anotações no prontuários ou noslocais próprios, da observação direta da resposta do cliente à terapiaproposta, bem como do relato do cliente (TANNURE; GONÇALVES, ...
Avaliação Dessa maneira, o enfermeiro consegue saber se a prescrição está sendo efetiva ou se é preciso pensar em outros cuidados. É a etapa que mostra a evolução do paciente e auxilia na tomada de decisões clínicas de outras equipes multidisciplinares, como próximas intervenções e até mesmo a alta.
Primeiro, a inspeção, onde o paciente será observado pelo fisioterapeuta, a fim de identificar alterações na estrutura óssea e outros aspectos. Depois, acontece a palpação, em que o profissional deve verificar em um exame de toque algumas regiões do paciente em que pode ou não ter notado alguma alteração.
O exame físico do aparelho respiratório é dividido em inspeção, palpação, percussão e ausculta. Nesse contexto, mais especificamente em relação à inspeção, temos que ela é dividida em inpeção estática e inspeção dinâmica. Veja também: “Dispneia: denominações especiais”.
Mais recentemente, o processo tem sido definido como uma forma sistemática e dinâmica de prestar cuidados de enfermagem, que é realizado por meio de cinco etapas interligadas: avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução(1-2).
Para avaliação de reatividade inespecífica é verificada a presença de reação orientada e reação de despertar. A reatividade específica ou reação à dor é determinada a partir da observação de mímica facial, reatividade vocal, reação de despertar, retirada de membros, perante aplicação de estímulo doloroso.
Para Alcântara e Marques (2009, p. 895), a avaliação de enfermagem do paciente neurológico deve incluir “o monitoramento do nível de consciência, a reação pupilar, as funções motoras e a observação dos sinais vitais. A atuação da enfermagem em uma UTI deve estar voltada para a detecção precoce de alterações hemodinâmicas e neurológicas”.
A consulta de enfermagem deve ter sempre como foco principal os fatores de risco que influenciam o controle da hipertensão e diabetes, ou seja, as mudanças no estilo de 1 vida do paciente, incentivo a atividade física, a redução do peso corporal e o abandono do tabagismo.
Durante a admissão ou readmissão, examine a pele do paciente cuidadosamente para identificar alterações da integridade cutânea e úlceras por pressão existentes. Para uma apropriada inspeção da pele deve-se ter especial atenção às áreas corporais de maior risco para UP e para regiões corporais com presença de sondas, tubos e drenos (6)
O enfermeiro geralmente é considerado pelo paciente como um profissional de confiança no compartilhamento de seus problemas e questões de ordem física, social, familiar, econômica e emocional. Participando ativamente do acolhimento poderá identificar os casos de maior risco e garantir a qualidade da atenção.
O que leva o trabalhador ao estresse ocupacional?
Porque o irmão mais velho é chato?
Como lidar com esgotamento mental?
Como posso namorar alguém sem dinheiro?
Como lidar com filhos de outra relação?
Como lidar com o ciúme que tenho da minha amiga?
Como são as provas da banca Vunesp?
Qual o valor da prótese dentária fixa?
Como instalar o Purificador de água da Brastemp?
É possível desenvolver vitiligo?
Como foi o fim do império napoleônico?
O que a pessoa do signo de Libra gosta?
Qual a importância de uma Copa do Mundo?
Como são as formas de relevo do Sudeste Asiático?