Nódulos nos rins não são doença comum, são tipos de tumores que em mais da metade dos casos são benignos e apenas nos casos mais graves apresentam sintomas, como dor e sangramento. Geralmente, são descobertos incidentalmente, em exames realizados por outros motivos.
O mais tradicional é a remoção total do rim com o nódulo. Apenas retirar o nódulo por cirurgia. Fazer uma ablação com agulha, guiada por um exame de imagem (tomografia ou ressonância), põe uma agulha e congela esse tumor.
Muitas vezes, o câncer de rim é detectado incidentalmente, em tomografia computadorizada ou ultrassonografia realizada para o diagnóstico de outras doenças. Quando um nódulo ou uma massa no rim aparece no ultrassom, é necessária a realização de biópsia para confirmar o diagnóstico.
A nefrectomia pode ser feita pela via aberta, na qual o cirurgião faz uma incisão abdominal ou pelas costas ao lado da coluna para expor o rim junto com a massa tumoral, ou por via laparoscópica. Em mãos experientes, os resultados da laparoscopia são semelhantes aos da cirurgia tradicional.
O câncer de rim é duas vezes mais comum nos homens do que nas mulheres e atinge com mais frequência pessoas entre 55 e 75 anos de idade. O tipo mais prevalente é o carcinoma de células claras ou renais, que se origina nos rins e pode se espalhar pelo corpo.
Sintomas relacionados a pequenos nódulos renais são raros. Como o rim fica localizado atrás das estruturas do tubo digestivo, apenas tumores muito volumosos são evidenciados na palpação do abdome. Na maioria das vezes o tumores são identificados em exames de rotina ou realizados por outros motivos, por isso os chamados de tumores incidentais.
Tratamento considerado padrão-ouro para nódulos renais inferiores a 4 cm é a nefrectomia parcial. Este procedimento consiste na retirada apenas do nódulo no rim. Isquemia significa deixar o rim sem sangue por alguns momentos para reduzir a perda sanguínea durante a retirada do nódulo.
Tratamento O único tratamento curativo para o tumor do rim é a cirurgia, esta consiste na remoção total ou parcial do orgão podendo ser realizada através de via “aberta” ou via laparoscópica.
Ao ser um nódulo, na maioria das vezes, será realizada uma cirurgia para remover esse nódulo. E o nódulo renal quando é identificado ainda pequeno (consideramos pequeno quando menor de 4 centímetros), mesmo sendo um tumor maligno, tem grande chance de cura.
Como fazer poses para fotos sozinha?
Como tirar a ferrugem com limão?
Como tirar fotos bonitas sozinha com o celular em casa?
Como postar foto inteira no Instagram feed?
Como compartilhar vídeos do Kwai no status do WhatsApp?
Porque eu engordo se como pouco?
Quantos Stories posso postar por dia?
Como tirar foto animal 3D Google?
Como se brinca de marcha soldado?
O que posso fazer para substituir o leite?
Como tirar foto com efeito de água?
Pode fazer drenagem após aplicação de enzimas?
Como saber se o bebê está de cabeça para baixo?
Porque Norte-americanos têm hífen?
Como tirar extrato para imposto de renda no Caixa Eletrônico Itaú?