O retardo neuropsicomotor pode ser congênito, herdado de um dos pais, provocado por malformações fetais, causas ambientais ou adquiridas. As doenças genéticas que podem resultar em retardo psicomotor são causadas, principalmente, por alterações cromossômicas.
Principais sinais e sintomas
Assim, quando a criança não realiza certa habilidade motora na idade em que deveria, ela pode ser diagnosticada com Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor e, normalmente, é encaminhada para estimulação sensório-motora na fisioterapia e terapia ocupacional.
O atraso no desenvolvimento pode ter muitas causas diferentes, sendo as principais genéticas (como a Síndrome de Down), ou complicações da gravidez e parto (como prematuridade, asfixia ou infecções). Muitas vezes, no entanto, a causa é desconhecida sem uma investigação específica.
Desde o nascimento os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada ...
CID 10 R62 Retardo do desenvolvimento fisiológico normal – Doenças CID-10.
Isso significa que o pequeno pode manifestar atraso em sua coordenação motora ampla ou fina, na comunicação verbal, habilidades sociais e até mesmo na capacidade de autocuidado (para se vestir e para se limpar).
O mesmo autor divide em dois grupos as teorias sobre atrasos maturativos: 1) o que considera os atrasos na maturação neurológica e neuropsicológica e 2) o que fala em atrasos na maturação de funções psicológicas, embora não haja total clareza sobre a independência do segundo em relação ao primeiro.
Foi verificado que escolares com diagnóstico de atraso do DNPM apresentam limitações motoras persistentes e dificuldades funcionais. Além disso, essas crianças apresentaram mais problemas motores, menor participação escolar e desempenho acadêmico inferior em relação às crianças sem atraso.
A estimulação precoce tem o objetivo de estimular e facilitar posturas e movimentos que favoreçam a aquisição sensório-motora, potencializando o desenvolvimento neuropsicomotor”, esclareceu.
Entre os atrasos estão dificuldade de aprendizado, de se comunicar, de se movimentar e até mesmo de brincar. Muitas vezes há atraso em mais de uma área. Quanto mais rapidamente a criança receber terapias adequadas, maior a chance de reduzir o impacto do atraso neuropsicomotor.
O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM)consiste na aquisição progressiva de habilidades (p ex. andar, falar, reconhecer pessoas) por parte da criança à medida que ela vai crescendo. O atraso de desenvolvimento (ADNPM) ocorre quando o bebê não adquire determinada habilidade na idade esperada. O ADNPM pode se apresentar de duas maneiras:
Por isso, desde o nascimento até os 6 ou 7 anos, a criança desenvolve habilidades que precisam ser avaliadas com atenção, pois, se houver alguma inconsistência nesse sentido, o acompanhamento profissional específico precisa ser acionado. Veja a seguir quais são as principais áreas para avaliar o desenvolvimento neuropsicomotor de 0 a 5 anos:
Em algumas situações, o atraso no desenvolvimento tem uma causa médica identificável, como complicações de um nascimento prematuro ou uma condição genética como a síndrome de Down ou outras síndromes. Também pode ser causado por algum acidente ou doença.
Como separar água café açúcar?
Como separar o sujeito do predicado?
Como separar a mistura de água e azeite?
Quanto ganha um consultor Faveni?
Como se define minoria porque tem essa denominação?
O que é o processo de compra organizacional?
Como salvar alguém de um sequestro?
O que são movimento corporais?
Pode comprar várias coisas no AliExpress?
Quais os principais tipos de treinamento?
Quais tipos de quebra de página?