Art. 396-A. Na resposta, o acusado poderá arguir preliminares e alegar tudo o que interesse à sua defesa, oferecer documentos e justificações, especificar as provas pretendidas e arrolar testemunhas, qualificando-as e requerendo sua intimação, quando necessário.
Abaixo relaciono algumas teses defensivas: Falta de tipicidade; Causas de exclusão da antijuridicidade, da culpabilidade ou de isenção de pena; Desclassificação para crime de natureza diversa; Causas de extinção da punibilidade; Motivos de relevante valor moral e social que impulsionaram o agente;
Quais são as teses defensivas possíveis no processo penal?apresentar provas que demonstrem que o fato não ocorreu;apresentar provas que demonstrem que o fato ocorreu de forma diversa daquela alegada pela acusação;
Nas preliminares devem ser alegadas teses mais de caráter processual, tais como nulidades, questões prejudiciais, ausência de benefícios processuais e outros, enquanto no mérito são alegadas as teses de direito material (direito penal).
Das preliminares
É hora de você avaliar se há alguma preliminar que se encaixa na sua apelação criminal para dar mais embasamento. for manifestamente inepta; faltar pressuposto processual ou condição para o exercício da ação penal; faltar justa causa para o exercício da ação penal.
39 curiosidades que você vai gostar
Questões preliminares e de mérito na apelação devem ser votadas em separado, sob pena de nulidade. No julgamento de apelação, o tribunal deve colher em separado os votos sobre as questões preliminares, garantindo ao magistrado vencido na análise de preliminar que possa votar sobre a matéria de mérito.
A apelação é o recurso cabível contra sentenças proferidas pelo juízo ao final da lide. A apelação é, portanto, um recurso valioso para a boa representação da parte pelo advogado, uma vez que é o momento do mesmo impugnar e atacar a decisão de um juiz sobre partes importantes da disputa judicial.
2. O que pedir na defesa preliminar?que seja recebida a defesa (juízo de admissibilidade);a rejeição da denúncia;a absolvição sumária (ver hipóteses do art. ... a inquirição de testemunhas (esse é o momento e arrolá-las);a juntada documentos e protesto futuro;
Na preliminar de contestação, com a edição do NCPC, deve ser arguida pelo réu tanto a incompetência absoluta quanto a incompetência relativa, nos termos do art. 64 do NCPC. No CPC de 1973, art. 300, II, só se falava em incompetência absoluta.
Qual o custo para criar gado de corte?
O que é uma senha criptografada?
Como é que os bancos criam moeda?
Para que serve uma cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massas?
Como funciona a criptografia simétrica?
Como é feita a correção do consórcio?
Como funciona a persiana romana?
Como funciona a cobrança automática no pedágio?
Quando ocorre a formação do disco embrionário Bilaminar?
Como se originou as práticas corporais de aventuras?
Qual é a origem da língua inglesa no Brasil?
Como funciona carta de crédito multimarcas?
Como se organizou a sociedade romana e sua formação?