Entre os motivos mais comuns que contribuem para o surgimento e a progressão da retração gengival estão o uso inadequado de escovas ou técnicas de escovação mal executadas. Dentes mal posicionados e a espessura da gengiva e do tecido ósseo (se muito fino, mais fácil de ser reabsorvido) também corroboram a situação.
O tratamento da gengiva retraída por infecções gengivais, incluída aí a periodontite comum, é feito, em um primeiro momento,através da remoção das bactérias e tecidos gengivais infectados. Feito isso, o dentista aguarda algumas semanas (4 a 6) para verificar a cicatrização e ausência de sinais inflamatórios.
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva abaixa em relação ao dente, deixando parte raiz dentária exposta. Isso pode ser causado por diversos hábitos, e o tratamento ideal geralmente depende da causa do problema.
O seu dentista irá limpar acima e abaixo da gengiva para remover as bactérias e a placa bacteriana. Depois um material regenerativo - uma membrana, proteína estimuladora de tecidos ou enxerto de tecidos, será aplicado para encorajar o seu organismo a restaurar naturalmente o osso e tecido danificados.
A retração gengival tem jeito, sim, e a única forma para reposicionar as gengivas retraídas é através da cirurgia plástica gengival. A técnica, que é rápida mas pode exigir alguns dias em repouso e longe de atividades sociais, pode ser realizada com ou sem enxertos.
A hiperplasia gengival é um aumento de volume da gengiva devido a alguns fatores como problemas hormonais, uso de alguns medicamentos, problemas genéticos ou a má higiene bucal.
O tratamento para a pericoronarite é feito conforme orientação do dentista, sendo normalmente recomendado o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e, quando não há sinais de infecção, pode ser recomendada a remoção do excesso de gengiva ou do dente siso.
A retração gengival é caracterizada pela diminuição do tamanho da gengiva, que se tornam mais expostos conforme ocorre o deslocamento da margem gengival em direção à raiz. Isso significa que houve uma mudança no posicionamento da gengiva e, por consequência, mais exposição da superfície radicular.
O fator mais relevante para o diagnóstico da retração gengival está relacionado com a maior exposição do colo do dente, ou nos casos mais adiantados, com a exposição ou visualização da raiz do mesmo. Ou seja, apenas com a observação direta sem se recorrer a mais exames, poderá ser possível diagnosticar esta alteração.
A retração gengival é um problema que possui cura, mas que não deve ser negligenciado. Afinal, conforme um artigo de pesquisadores brasileiros, o mal posicionamento dos dentes contribui de modo negativo para a saúde dos tecidos periodontais.
A visão do dentista sobre o tratamento de raízes expostas pela retração da gengiva com restaurações em resina. A indicação da restauração dentária em resina como técnica no tratamento das dores, desgastes e problemas estéticos decorrentes da retração gengival deve ser repensada como técnica definitiva.
Qual o melhor alimento para recuperação muscular?
Qual o valor de uma lipo 2021?
Por que o rio Nilo é considerado um deus para os egípcios?
O que fazer para tirar o amargo da lima?
Qual é a melhor profissão do Mundo 2022?
Como surgiu a matemática na Grécia?
Porque o sangue fica mais claro?
Qual é o tipo ideal do Hyunjin?
Quais são as micoses cutâneas?
Quais são os tipos de acrósticos?
Como transformar o Greninja em Ash-Greninja?
Qual a finalidade da constelação familiar?
Quais são as características do marketing pessoal?
Qual é a relação entre a arte e a religião?
É ruim fazer bronzeamento artificial?